![]() |
| Facebook Paper |
Monday, February 3, 2014
Facebook Paper
Wednesday, July 6, 2011
Google+: Primeiras Impressões
Tuesday, May 17, 2011
SkypeIn Ainda Está Fora do Ar
Fui informado (novamente) que um acordo já está em andamento com o GT Group de São Paulo para dar continuidade ao serviço e que estão trabalhando com as autoridades competentes para recuperar os números perdidos para a Transit. Segue abaixo a íntegra de minha sessão de suporte.
Monday, May 9, 2011
Transit vs. Skype - As dores do SkypeIn no Brasil
Já faz algum tempo que eu não possuía um número de telefone fixo tradicional das operadoras de telefonia que operam no Brasil. Sou cliente antigo do SkypeIn, um serviço que era disponibilizado pelo Skype que me fornecia um número fixo que eu poderia atender no meu computador ou em qualquer dispositivo com Skype embutido. Cheguei a comprar um hardware específico para ter acesso ao Skype sem ter que ficar com o computador ligado o tempo inteiro: o Linksys iPhone CIT400 Internet Telephony Kit for Skype.
No dia 3/5 recebi o seguinte comunicado do Skype através de um e-mail:
Prezado(a) sergio.henrique,
Gostaríamos de comunicar que a Transit Telecom, que hoje oferece Números Online no Brasil, nos informou que não deseja mais oferecer este produto. Infelizmente, devido à regulamentação brasileira, o Skype não pode oferecer Números Online a você diretamente sem um parceiro local.
Pedimos desculpas pelo inconveniente que a decisão da Transit Telecom possa lhe causar, mas esta é uma questão que está fora do nosso controle. De acordo com os Termos de Serviço da Transit Telecom, você pode esperar que seu Número Online continue em operação até que a sua assinatura atual vença. No entanto, depois que a sua assinatura vencer, você infelizmente não poderá renová-la.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Atendimento ao Cliente da Transit Telecom pelo e-mail contato@transitbrasil.com.br ou pelos telefones de suporte 103 17 ou (11) 3511-0200. Você também pode acessar mais informações no site da Skype, no link:
https://support.skype.com/faq/FA269/In-which-countries-are-Online-Numbers-available#2
Enviaremos a você um e-mail com mais notícias sobre este assunto o mais rápido possível.
Obrigado pela sua compreensão. Mais uma vez pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado por esta situação.
Skype
Fiquei bastante chateado com a notícia e já estava procurando alternativas para ter um novo número fixo via Internet quando o condomínio em que moro trocou o sistema de telefonia do prédio de Oi para Embratel e eles implementaram agora o sistema DDR (discagem direta com ramal) e agora tenho um novo número fixo operado pela Embratel, ainda assim eu queria continuar com o Skype pois o plano Skype Out Brasil 400 minutos era imbatível no preço: 400 minutos para qualquer DDD do Brasil por R$ 14,95 mensais. Logo, continuei acompanhando a história.
Fazendo uma busca no Google, vi que a Transit, provavelmente devido à imensa quantidade de reclamações que deve ter recebido após a não renovação do contrato, se manifestou publicamente com o seguinte comunicado em seu site:
COMUNICADO AO PúBLICO
São Paulo, 5 de maio de 2011
Informamos ao público em geral que os negócios existentes entre as empresas do Grupo Transit, no Brasil e no exterior, com a Skype, foram encerrados em virtude do término dos contratos existentes.A parceria, que envolvia diversas obrigações entre as empresas, não teve continuidade em decorrência da atitude unilateral da Skype no sentido de utilizar outras empresas no Brasil para efetivação de seu tráfego de telecomunicações, expondo o nome e a responsabilidade técnica e regulatória da Transit a riscos incompatíveis e desproporcionais às relações comerciais existentes.
A relação da Skype com seus consumidores, no Brasil e no exterior, jamais envolveu qualquer obrigação da Transit perante tais consumidores, uma vez que a contratação sempre e unicamente se deu diretamente com a Skype.
Com relação à numeração local que a Transit disponibilizou para uso da Skype e que a Skype, por sua conta e risco, tenha permitido que seus consumidores utilizasse, não há qualquer responsabilidade da Transit perante tais consumidores, cuja identidade e conhecimento são e sempre foram exclusivamente abertos para a Skype.A numeração local, cuja titularidade é e sempre foi exclusiva da Transit, havia sido disponibilizada temporariamente no contexto das contratações existentes entre Transit e Skype e será indisponibilizada tão logo decorrido o prazo notificado à Skype.
A nota divulgada pela Skype, a respeito da referida numeração (SkypeIn), tem intuito de fugir de sua responsabilidade perante seus consumidores e maldosamente indica os contatos da Transit para que tais consumidores obtenham maiores informações. Eventuais esclarecimentos e direitos dos consumidores da Skype devem ser solicitados única e exclusivamente perante a Skype, através de suas vias de comunicação no website http://www.skype.com/intl/pt , pois a relação da Transit era de mero provimento de meios à Skype.
As autoridades regulatórias no Brasil já estão informadas do encerramento dos contratos entre Transit e Skype, bem como foram tomadas as providências legais cabíveis para preservação dos direitos do Grupo Transit em decorrência das atitudes da Skype e os prejuízos delas decorrentes.
Atenciosamente,
Transit do Brasil S/A
A desculpa da Transit do Brasil me parece fraca, se os números eram da Transit, por que o Skype trafegou sua telefonia por outras operadoras? A Transit quis aumentar os preços? A qualidade do serviço era ruim? Que risco que ela corria se a responsabilidade, como a empresa mesmo diz, era do Skype?
Buscando por respostas no site do Skype, encontrei uma nota no Blog do Skype com a data de hoje informando que o Skype fechou uma parceria com a empresa GT Group de São Paulo para restabelecer o serviço. Ela adianta ainda que está trabalhando com o GT Group e as autoridades locais para que tudo volte ao normal o mais cedo possível. Segue a íntegra da nota:
[UPDATED:09.05.2011@19:30 GMT] Today Skype reached an agreement with GT Group (based in São Paulo) to help us reinstate service to existing Online Number subscribers via this new partner. We're very sorry for the disruption to our users' conversations, and we're working with GT Group and local authorities to get things back to normal as soon as possible. We thank our users for their continued patience as we work through this process.
Estou torcendo para que esta iniciativa faça a portabilidade do número de telefonia fixa. Até lá, torço para o Google Voice chegar ao Brasil!
Atualização (10/05/2011):
Foi anunciado hoje (10/05/2011) conjuntamente pelo Steve Balmer (CEO da Microsoft) e Tony Bates (CEO do Skype) que o Skype foi comprado pela Microsoft por 8.5 bilhões de dólares em dinheiro. O plano é que o Skype vire uma divisão dentro da Microsoft liderada pelo próprio Tony Bates que se reportará diretamente a Steve Balmer. Uma das primeiras coisas ditas pelo CEO na coletiva de imprensa dada foi que dispositivos não Windows continuariam com suporte e novos desenvolvimentos. Segundo a visão do CEO Steve Balmer, o Skype ou suas funcionalidades estariam integradas nos diversos produtos oferecidos hoje pela empresa. Foram citados o Xbox, Windows Phone, Microsoft Outlook entre outros. O acordo ainda precisa ser sancionado pelas autoridades competentes nos EUA, mas tudo indica que será efetivado. Agora é esperar para ver se o Skype vai continuar sendo o padrão de fato de video-chamadas na Web sob o braço forte da Microsoft.
Saturday, February 19, 2011
Aplicativos Twitter Suspensos
Já tem um tempo que uso o Twidroyd Pro (aplicativo pago) como cliente Twitter nos meus celulares Android. Hoje ao abrir o Twidroyd me deparei com apenas 3 novos tweets do usuário "Support", um dos quais dizia: li um tweet no meu celular dizendo o seguinte: "UberTwitter, twidroyd, and UberCurrent have been suspended due to policy violations. Read more here: http://t.co/HHGa9k1".
O link aponta para uma página de suporte do próprio Twitter que repete o aviso do tweet acima e que continua informando que "milhares de aplicações que violam as políticas são suspensas todos os dias. Normalmente estes aplicativos são usados por um pequeno número de usuários. Nós estamos tomando esta atitude não usual de compartilhar isso com você porque a suspensão de hoje pode afetar um grande número de pessoas".
Até aí tudo bem, se feriram a política de como aplicativos devem se "comportar" ao acessar os servidores Twitter, que sejam bloqueados. O curioso desta comunicação é que ela começa e termina fazendo propaganda dos aplicativos oficiais para Blackberry, iPhone e Android. Dependendo do tempo que levar para os aplicativos bloqueados lançarem atualizações que sejam aprovadas pelo Twitter, muitos fiéis usuários destas ferramentas podem acabar migrando para os aplicativos oficiais.
Achei que teria sido mais ético que a empresa usasse a página para dar mais detalhes do ocorrido e, somente então, informar formas alternativas de se conectar através de dispositivos móveis, preferencialmente em um link para outra página existente. Em retaliação, não baixei o aplicativo oficial e acabei instalando o Seesmic, aplicativo que eu usava antes de migrar para o Twidroyd.
Por último, resolvi entrar na página de suporte do Twidroyd e encontrei o seguinte aviso sob o título "Twidroyd's Twitter Suspension - Temporary": "Thank you for your continued support. We have heard Twitter's feedback and are dedicated to addressing their concerns as quickly as possible. Fortunately, the changes we need to make are small and we fully expect to be back online shortly." Vamos torcer para tudo se resolver o quanto antes.
Saturday, December 4, 2010
Mudança de Operadora de Celular
Depois de passar mais de dois anos com a operadora Vivo e ter meu consumo de dados pelo celular aumentando consistentemente, resolvi procurar por opções mais baratas no mercado e acabei migrando para a Oi.
Já estou há 30 dias na nova operadora e percebi que estou sim economizando, mas a qualidade da nova rede de dados deixa um pouco a desejar. No geral a velocidade e estabilidade da conexão é inferior ao que eu vinha obtendo na Vivo, mas, com a economia obtida, estou achando que valeu a pena.
Escolhi a Oi porque a Vivo não tem muitas opções para quem consome cerca de 4.5 GB/mês pelo celular (sim, eu o uso como modem durante o dia) e o plano da TIM só é ilimitado para uso de redes sociais, o que não acesso no período de trabalho. Outra razão de escolher a Oi é que eles não tem fidelização no seu contrato. Qualquer plano que eu pegasse de outra operadora viria com uma algema de um ano na forma de multa de recisão de contrato.
Ainda não estou certo que permanecerei na Oi por muito tempo, mas acho importante analisar sempre o custo das contas que se recebe e pesquisar se não existem opções melhores na concorrência. Esta é a única forma que nós consumidores temos de forçar mais competição no mercado resultando em menor preço e mais qualidade nos serviços. é isso!
Sunday, May 16, 2010
Acesso Google via Intranet Mais Rápida que via Internet
Eu estava acessando Google Wave e Gmail tranquilamente aqui em casa via Intranet e minha esposa quase não conseguia acessar. A resposta do navegador era algo como servidor inacessível ou, quando acessava, uma lentidão terrível. Eu, passando pela mesma rede que ela estava usando, à exceção que meu caminho era certamente mais longo que o dela e meu IP aparente era um dos EUA, conseguia o acesso normal, mesmo acessando a conta dela do Gmail em minha máquina.
Achei tudo isso muito estranho e resolvi desligar o acesso Intranet e tentar acessar os mesmos serviços sem a Intranet e obtive os mesmos resultados que ela. Conclusão: os servidores do Google não estão atendendo bem os nossos IPs Virtua neste momento. As razões podem ser diversas, mas o que acho que esteja acontecendo é que alguma máquina dentro da rede Virtua está sendo usada, com a ciência ou não do proprietário, para atacar esses servidores do Google. A resposta esperada por parte do Google não poderia ser outra que não restringir o acesso a este grupo de máquinas. Vamos ver quanto tempo dura o bloqueio.
Saturday, October 3, 2009
Ficando conectado em Londres
Na semana que vem, vou finalmente tirar umas merecidas férias. São 10 dias dos quais, 7 dias e 7 noites serão em Londres, Inglaterra. é claro que não pretendo ficar offline neste período, mas também não quero depender exclusivamente do WiFi do hotel ou de hotspots em restaurantes, cafés e afins. Assim, resolvi perguntar ao Google e acredito ter encontrado a solução.
Existe uma grande varejista de produtos de telefonia e afins chamada The Carphone Warehouse. Além de possuírem diversas lojas físicas em Londres (encontre uma aqui), eles também vendem pela Internet e mantêm uma página específica para encontrar soluções de banda larga móvel pré e pós pagos que atendem a praticamente todos os gostos e bolsos. Os três provedores mais prováveis para mim são: O2, 3 (three) e T-Mobile. Para tanto, vou tentar desbloquear meu modem TIM para poder usá-lo durante a viagem e economizar entre 14 e 40 libras pelo preço do modem. Agora se os modems forem desbloqueados, talvez valha a pena trazer um pois os que vi no site são bem pequenos, parecendo um pen drive, o que é bem mais prático que o tijolinho da TIM que carrego...
Se algum leitor tiver experiência com internet banda larga pré-paga na Inglaterra em geral e Londres em particular, deixe um comentário aqui, eu adoraria ouvir sua história.
Tuesday, August 18, 2009
Estudo aponta que 40.5% dos tweets são "balbúcios inúteis"
- Balbúcios Inúteis (Pointless Babble): 40.5%
- Conversações (Conversational): 37.5%
- Informações com algum valor (Pass Along Value): 8.7%
- Promoção pessoal (self-promotion): 5.85%
- Spam: 3.75%
Para um serviço criado em torno da pergunta "O que você está fazendo?" (What are you doing?), muito me admira que a primeira categoria não dominasse ainda mais o placar.
Para mim, parece que a Pear Analytics está mais interessada em auto-promoção do que conhecer as tendências do Twitter, haja vista o nome escolhido para a categoria mais comum: Pointless Babble.
Isto sem mencionar que o balbúcio inútil para o pesquisador pode ser bem importante para mim. Por exemplo, se um amigo de longa data diz que chegou ao Rio de Janeiro, esta informação é extremamente útil pois posso tentar agendar um almoço ou jantar com o colega... Outro exemplo, se eu digito algo como #forasarney no meu Twitter, não é esta mensagem individual que tem valor, mas quantos por aí estão abraçando a mesma causa, não é mesmo? Enfim, mais uma pesquisa que não traz informação útil. Acho que vou classificar como balbúcio inútil... :-)
Friday, July 17, 2009
Mozilla Firefox - Meus complementos prediletos
Uma das coisas que torna o Mozilla Firefox meu navegador web predileto é a extensibilidade que ele possui através da enorme quantidade de complementos disponíveis. Se você não usa o Mozilla Firefox, recomendo que experimente logo baixando-o
Wednesday, July 15, 2009
Piada de Mal Gosto no Site do Ministério do Trabalho
é costume em sites que oferecem serviços gratuitos inserir formulários que exigem a digitação de um código alfanumérico que pode ser lido a partir de uma imagem cuja interpretação é dificultada para programas de computador. Essas imagens são conhecidas na Internet como "captcha". O do site é bem inovador, trata-se de um diagrama de palavras-cruzadas com palavras grifadas sendo que apenas uma delas representa uma palavra na língua portuguesa. O problema do sistema de captchas do site é que algumas das palavras não seriam adequadas para a maior parte dos sites na grande rede, mas no site do Ministério do Trabalho, elas são especialmente inapropriadas. Alguns exemplos citados na matéria são: vagabundo, potranca, frouxo e saliente.
Tenho certeza que algum programador da empresa terceirizada responsável deu umas boas risadas ao desenvolver a biblioteca de palavras a serem usadas no programa gerador de captchas. Minha impressão é que ele deve estar bastante preocupado com sua estabilidade no emprego após toda essa confusão...
Leia a íntegra da matéria do Globo clicando aqui.
Wednesday, May 20, 2009
Wolfram Alpha: Busca Baseada em Conhecimento Computacional
Descobri hoje um site de busca interessante desenvolvido pelo Stephen Wolfram, criador do software Mathematica. Trata-se do WolframAlpha, segundo descrição na própria página, trata-se de um primeiro passo na direção de tornar todo conhecimento sistemático computável por qualquer pessoa.
As primeiras buscas que fiz foram bem impressionantes. Procurando por meu nome, Sergio, pude ver que, segundo os registros de nascimentos nos EUA, 2012 Sergio's são registrados por ano naquele país. Adicionalmente, 1 em cada 1083 recém-nascidos terão este nome. Através de um gráfico também aprendi que o maior número de nascimentos com este nome nos EUA foi aproximadamente em 1995 e que cerca de 60608 Sergio's estão vivos hoje por lá.
Procurei em seguida pelo nome da empresa que eu trabalho, Halliburton. Entre as principais informações que obtive, vi que o capital de mercado da empresa é US$ 19.68 bilhões, o faturamento é de US$ 18.6 bilhões e, com 57 mil empregados, possui uma relação receita/empregado de US$ 348.3 mil. Há ainda uma análise comparativa da Halliburton com seu principal concorrente, a Schlumberger, nos quesitos retorno médio diário, volatilidade diária, retorno anual e volatilidade anual. Enfim, um conjunto de informações bem conciso e relevante para qualquer um.
Sendo fruto do criador do Mathematica, não me admira que a busca por fórmulas dá um grande conjunto de informações matemáticas como, por exemplo, gráficos da função, aproximações, formas alternativas de expressão, expansões em séries de taylor entre outras tantas informações (veja exemplo aqui).
Se esta é apenas a primeira iteração do serviço, estou animado para ver o que virá depois.
Saudações interneteiras!
Wednesday, May 13, 2009
Finalmente me Rendi ao Twitter
Depois de tanto ouvir falar do Twitter, finalmente resolvi aceitar um convite para ingressar nesta rede social para entender o porquê de tanta celeuma.
De forma muito condensada, o Twitter é um serviço de microblogging, ou seja, cada usuário escreve uma série de micro artigos de no máximo 140 caracteres respondendo à pergunta "O que você está fazendo?" (do inglês, "What are you doing?"). Apesar da pergunta ser bastante direta, muitos a ignoram completamente e usam o Twitter para dizer frases de impacto, pensamentos "cabeça" entre outros usos.
A filosofia é que qualquer um pode se cadastrar para receber as mensagens (chamadas tweets, ou pios) de outros, desta forma você pode seguir (follow) o que outros escrevem e estes podem seguir você. A natureza condensada dos tweets lhe faz aprender a ser conciso ao escrever, e, aqueles que simplesmente não conseguem ser breves, aprendem um novo vernáculo cheio de abreviaturas e símbolos que fazem desta trupe um grupo social ímpar na Internet...
A minha expectativa de uso do serviço é saber onde e o que estão fazendo meus amigos para aumentar a chance de nos esbarrarmos por aí, mas, seguindo 8 pessoas e sendo seguido por 6, ainda não obtive massa crítica para atingir meus objetivos. Não obstante, achei a filosofia interessante e devo, por ora, persistir em mais esta rede social.
A tempo, quem quiser me seguir basta fazê-lo em http://twitter.com/shgsousa, lhes aguardo por lá.
Para Saber Mais
- http://twitter.com/ - Página principal do site social Twitter (em inglês).
- http://www.commoncraft.com/twitter - Twitter In Plain English - um excelente vídeo explicando o que é o Twitter sem termos técnicos (em inglês).
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter - Página do Wikipedia explicando o que é o Twitter (em português).
Saturday, November 15, 2008
TIM Web 600 kbps - Primeiras Impressões
Há algum tempo eu vinha buscando alguma forma móvel de me conectar na Internet. Tenho viajado bastante e é impressionante como a qualidade da Internet em hotéis é muito ruim. é muito freq
Tuesday, August 26, 2008
Minimizando Interferências no WiFi
Adquiri recentemente um aparelho de telefonia Skype que se conecta na rede via WiFi e tenho sentido uma instabilidade muito grande ao fazer ligações pelo aparelho. Não sei dizer exatamente a causa, possivelmente, mais de uma. As minhas principais suspeitas eram:
- Má qualidade do serviço de telefonia via Skype.
- Má qualidade de serviço do meu provedor de internet (Virtua 4Mbps).
- Má qualidade do meu roteador (um Linksys WRT54GC ou um Linksys WRTP54G, tenho dois, que não uso ao mesmo tempo...).
- Interferência de outras redes WiFi de vizinhos.
Não tenho como lidar com as 3 primeiras causas prováveis, mas, definitivamente, tenho como atuar na última, e é sobre esta experiência que escrevo este post.
Pois bem, sempre soube que havia muitas redes wifi nas minha imediações, pois as enxergo na lista de redes possíveis sempre que eu conecto na minha rede local, mas nunca configurei minha rede de forma a tentar minimizar a questão da interferência entre as redes.
Para quem não sabe, o espectro WiFi é formado por um conjunto de canais cujo número e larguras de banda variam de acordo com o país. Nos EUA e no Brasil, o espectro WiFi 802.11b (de 10Mbps) e 802.11g (54Mbps) possui 11 canais cujas freq
Saturday, June 14, 2008
Firefox Quer Bater Recorde Mundial de Downloads
Está próximo o lançamento oficial da versão 3.0 do navegador Firefox. Uma comunidade dedicada a promover este navegador chamada Spread Firefox está organizando uma iniciativa para estabelecer um recorde mundial no livro dos Recordes Guinness para o software mais baixado em 24 horas.
O lançamento mundial ocorrerá neste dia 17 de junho de 2008 e, se você gostar deste navegador, convido-o a participar desta iniciativa. Maiores detalhes de como participar podem ser lidos, em português, no site da iniciativa. Está dado o recado!
Saturday, May 31, 2008
Mercado Livre Defende Grandes Vendedores
Minha primeira reação foi achar que tratava-se de um spam bem elaborado, mas não, era mesmo o ML tentando salvar um dos seus vendedores. Infelizmente, não guardei a troca de e-mails que fizemos naquele tempo, mas me lembro que a venda era sobre um testador de cabos RJ-45. Fiz o meu lance, ganhei, e, na hora de fazer o pagamento, selecionei a opção boleto bancário. Eu queria algum documento lavrado para identificar o pagamento e achei que esta era uma boa solução. Me lembro de uma extensa troca de e-mails (acredito que 10 delas) onde eu perguntava algo ao vendedor e ele me respondia outra coisa mostrando claramente que não havia lido a minha comunicação na íntegra. Vários e-mails depois, me irritei e apontei para ele que ele era pouco objetivo e desorganizado. Sua resposta foi me mandar um e-mail igualmente irritado dizendo que ele não queria mais negociar comigo e me avaliou de forma neutra com o seguinte texto:
"Negócio não concretizado por iniciativa do Vendedor."
Não tive dúvida, avaliei-o negativamente com o texto:
"Após 10 e-mails para um simples pagamento via boleto, o vendedor se irritou com minha indignação com sua falta de objetividade e desorganização e desistiu."
Quando se é avaliado negativamente no ML, há a opção de réplica, e a dele foi:
"Cidadão, vamos corrigir essa observação inadequada que fez ... Nós optamos por não lhe vender devido aos entraves que colocou para uma transação tão simples. Você precisa ser mais objetivo, perdemos tempo respondendo seus e-mail pra nada."
Agora que vocês sabem a história, seguem algumas considerações que eu gostaria de deixar registradas:
- O referido vendedor hoje possui 99% de avaliações positivas contra 1% de negativas, em números: 11456 vs. 147.
- Em termos temporais, ele teve 12 avaliações negativas nos últimos 12 meses, 0 (zero) avaliações negativas no último mês e 0 (zero) na última semana. Parece que ele está ficando melhor no relacionamento com os clientes.
- O grande número de transações (mais que 11500), cada qual significando uma comissão ao ML mostra quão importante um vendedor destes é para o grupo e decididamente explica a intervenção do ML neste assunto.
- Por que levou tanto tempo para o ML se manifestar sobre o caso? Será que foi porque este usuário não tinha o número de vendas que apresenta hoje?
- O recurso de limpar a avaliação negativa caso eu não me manifestasse em 72 horas após o recebimento do e-mail sugere fortemente que o ML está se esforçando para maquear o currículo dos seus Mercado Líderes. Se o interesse era intervir no caso, porque colocar um limite de tempo logo na primeira comunicação. E porque usar um limite de tempo em benefício do vendedor e não do comprador?
- Não acredito que seja de interesse dos compradores ter acesso a históricos cujos números são maqueados a favor dos grandes vendedores. Não tenho muitas compras/vendas no ML, mas não tenho uma avaliação negativa sequer.
O que posso dizer com certeza é que, se antes desta comunicação eu já não fazia muitos negócios no ML, depois dela é que não vou me animar para fazer mais alguma. E se fizer, não vou me esforçar tanto em fazer bons comentários nas minhas avaliações pois elas podem ser mudadas a qualquer instante. Para quem ficou curioso, postei a íntegra do e-mail que recebi do ML a seguir, excluindo o nome das pessoas envolvidas, pois foge do objetivo deste post o ataque pessoal.
Boa tarde Sergio. Como vai?
Venho por meio desta lhe pedir um favor e desde já, lhe agradecer pela atenção dispensada.
Verificamos que ofertou no produto "Testador Cabo Rede RJ45 RJ11 Teste Lan T
Friday, September 14, 2007
Lista de Emails da Capes Tem Descadastramento Fantasma
Recebi hoje mais um dos e-mails da lista de discentes da Capes, apesar de já ter concluído meu curso de mestrado e não ser mais aluno. Felizmente havia um link no e-mail para se descadastrar. Ao dar de cara com uma página contendo uma pequena caixa de texto rotulada: "Digite o seu e-mail:" e um botão "Descadastrar", logo suspeitei que tratava-se de uma página sem ligação direta com o banco de dados. Testei minha hipótese digitando o seguinte e-mail falso: 123@345.com.br. Ao clicar no botão "Descadastrar", fui levado a uma página que dizia "Seu e-mail foi descadastrado com sucesso!".
Fiquei realmente decepcionado com o amadorismo do mecanismo de gerenciamento de listas da Capes. Hoje mesmo, ao me descadastrar de mais uma lista de e-mails da UNICAMP, eu tinha a opção de logar no sistema e me descadastrar ou então solicitar o envio de uma mensagem contendo um link para descadastro para o e-mail. Espero que a Capes faça um sistema de gerenciamento de listas mais eficiente, que tal contratar uma consultoria do Centro de Computação da UNICAMP? Fica aqui a dica. Para aqueles curiosos em ver por si mesmos a janela de descadastramento, basta clicar neste link.
Powered by Zoundry
Sunday, April 15, 2007
Abby Ahmad
Infelizmente seu CD Rearview não é barato para comprar, são US$ 13.97 no CdBaby.com. A boa notícia é que seu site oficial tem algumas músicas em formato MP3 gratuitas para download. A música do filme, Tri-Me, não está disponível para download, mas você pode ouví-la gratuitamente no site da artista no myspace. Para quem gosta de músicas acústicas, com instrumentos bem tocados e uma voz afinada, definitivamente recomendo esta cantora.
Powered by ScribeFire.
Posicionamento Global com IPs?
O número IP é o endereço que toda máquina, ou host na terminologia da internet, tem que ter para acessar a grande rede. A sigla IP quer dizer Internet Protocol, ou Protocolo Internet. Embora no dia a dia lidamos com endereços na Web através de URLs como http://www.google.com.br, em algum momento este nome precisa ser traduzido para um número, chamado de número IP, ou endereço IP, para que a mensagem atinja seu destino. Por exemplo, o IP correspondente ao domínio www.google.com.br é 216.239.37.99, os IPs são sempre dados como uma seq
