Wednesday, May 13, 2009

Finalmente me Rendi ao Twitter



Depois de tanto ouvir falar do Twitter, finalmente resolvi aceitar um convite para ingressar nesta rede social para entender o porquê de tanta celeuma.

De forma muito condensada, o Twitter é um serviço de microblogging, ou seja, cada usuário escreve uma série de micro artigos de no máximo 140 caracteres respondendo à pergunta "O que você está fazendo?" (do inglês, "What are you doing?"). Apesar da pergunta ser bastante direta, muitos a ignoram completamente e usam o Twitter para dizer frases de impacto, pensamentos "cabeça" entre outros usos.

A filosofia é que qualquer um pode se cadastrar para receber as mensagens (chamadas tweets, ou pios) de outros, desta forma você pode seguir (follow) o que outros escrevem e estes podem seguir você. A natureza condensada dos tweets lhe faz aprender a ser conciso ao escrever, e, aqueles que simplesmente não conseguem ser breves, aprendem um novo vernáculo cheio de abreviaturas e símbolos que fazem desta trupe um grupo social ímpar na Internet...

A minha expectativa de uso do serviço é saber onde e o que estão fazendo meus amigos para aumentar a chance de nos esbarrarmos por aí, mas, seguindo 8 pessoas e sendo seguido por 6, ainda não obtive massa crítica para atingir meus objetivos. Não obstante, achei a filosofia interessante e devo, por ora, persistir em mais esta rede social.

A tempo, quem quiser me seguir basta fazê-lo em http://twitter.com/shgsousa, lhes aguardo por lá.

Para Saber Mais

Atualização (17/07/2009): Encontrei uma versão legendada em português (de Portugal ou do Brasil) do vídeo Twitter In Plain English. Acesse aqui.

5 comments:

  1. Espero que esbarremos em breve!

    Grande abraço!

    ReplyDelete
  2. é isso aí Serjão, agora o Twitter ficou mais acessível para os iniciantes...
    Vc sempre em busca do "ouro negro"!
    Um abraço,
    Tio Nelson

    ReplyDelete
  3. Obrigada pelas dicas! Estou tambem comecando no twitter, e foi bastante util ler estas informacoes e seguir os links fornecidos. Valeu! Take care.

    ReplyDelete
  4. Sergio,

    E agora depois de alguns meses no Twitter qual a sua impressão desta nova rede social? Depois dê um relato para nós, OK?

    Abraços,

    Ivan JR

    ReplyDelete
  5. Ivan,

    Posso dizer que o Twitter é uma ferramenta com um potencial incrível, mas, definitivamente, não estou usando o tanto quanto gostaria. Talvez o maior culpado é que não ando com o chip de dados durante a semana pois carrego comigo somente um celular e o chip da empresa não tem plano de dados.

    Outra constatação é que, quanto mais ocupado estou, menos tempo tenho para usar este micro-blog. Esta ferramenta vive de pequenos updates que se faz durante o dia e, se eu for parar para consultá-lo sempre que algum dos meus contatos posta algo por lá, não consigo produzir nada, pois preciso de pelo menos uma ou duas horas sem interrupção para realizar a maioria de minhas tarefas do dia-a-dia.

    Finalmente, os usos consistentes que tenho feito do Twitter são: informar minha família e amigos por onde ando visto que tenho viajado muito, compartilhar links e informações que acho úteis e também faço um pouco de auto-promoção informando links para meus posts neste Blog.

    Como tenho o hábito de gerar posts longos no Blog enquanto no Twitter eu estou restrito a 160 caracteres, tweets são bem mais freq

    ReplyDelete