Saturday, May 31, 2008

Mercado Livre Defende Grandes Vendedores

Recebi ontem um e-mail muito curioso do Mercado Livre (ML) com relação a uma avaliação negativa que dei em 29/08/2005 (quase três anos atrás) a um vendedor que desistiu de fazer a venda. A proposta do ML era que eu fizesse uma reconciliação com o vendedor e que tirasse minha avaliação negativa dele. Me foi dado um prazo de 72 horas para que eu me manifestasse sobre o tema, ou então o ML iria automaticamente tirar a avaliação negativa do histórico.

Minha primeira reação foi achar que tratava-se de um spam bem elaborado, mas não, era mesmo o ML tentando salvar um dos seus vendedores. Infelizmente, não guardei a troca de e-mails que fizemos naquele tempo, mas me lembro que a venda era sobre um testador de cabos RJ-45. Fiz o meu lance, ganhei, e, na hora de fazer o pagamento, selecionei a opção boleto bancário. Eu queria algum documento lavrado para identificar o pagamento e achei que esta era uma boa solução. Me lembro de uma extensa troca de e-mails (acredito que 10 delas) onde eu perguntava algo ao vendedor e ele me respondia outra coisa mostrando claramente que não havia lido a minha comunicação na íntegra. Vários e-mails depois, me irritei e apontei para ele que ele era pouco objetivo e desorganizado. Sua resposta foi me mandar um e-mail igualmente irritado dizendo que ele não queria mais negociar comigo e me avaliou de forma neutra com o seguinte texto:
"Negócio não concretizado por iniciativa do Vendedor."

Não tive dúvida, avaliei-o negativamente com o texto:
"Após 10 e-mails para um simples pagamento via boleto, o vendedor se irritou com minha indignação com sua falta de objetividade e desorganização e desistiu."

Quando se é avaliado negativamente no ML, há a opção de réplica, e a dele foi:
"Cidadão, vamos corrigir essa observação inadequada que fez ... Nós optamos por não lhe vender devido aos entraves que colocou para uma transação tão simples. Você precisa ser mais objetivo, perdemos tempo respondendo seus e-mail pra nada."

Agora que vocês sabem a história, seguem algumas considerações que eu gostaria de deixar registradas:

  • O referido vendedor hoje possui 99% de avaliações positivas contra 1% de negativas, em números: 11456 vs. 147.

  • Em termos temporais, ele teve 12 avaliações negativas nos últimos 12 meses, 0 (zero) avaliações negativas no último mês e 0 (zero) na última semana. Parece que ele está ficando melhor no relacionamento com os clientes.

  • O grande número de transações (mais que 11500), cada qual significando uma comissão ao ML mostra quão importante um vendedor destes é para o grupo e decididamente explica a intervenção do ML neste assunto.

  • Por que levou tanto tempo para o ML se manifestar sobre o caso? Será que foi porque este usuário não tinha o número de vendas que apresenta hoje?

  • O recurso de limpar a avaliação negativa caso eu não me manifestasse em 72 horas após o recebimento do e-mail sugere fortemente que o ML está se esforçando para maquear o currículo dos seus Mercado Líderes. Se o interesse era intervir no caso, porque colocar um limite de tempo logo na primeira comunicação. E porque usar um limite de tempo em benefício do vendedor e não do comprador?

  • Não acredito que seja de interesse dos compradores ter acesso a históricos cujos números são maqueados a favor dos grandes vendedores. Não tenho muitas compras/vendas no ML, mas não tenho uma avaliação negativa sequer.


O que posso dizer com certeza é que, se antes desta comunicação eu já não fazia muitos negócios no ML, depois dela é que não vou me animar para fazer mais alguma. E se fizer, não vou me esforçar tanto em fazer bons comentários nas minhas avaliações pois elas podem ser mudadas a qualquer instante. Para quem ficou curioso, postei a íntegra do e-mail que recebi do ML a seguir, excluindo o nome das pessoas envolvidas, pois foge do objetivo deste post o ataque pessoal.
Boa tarde Sergio. Como vai?

Venho por meio desta lhe pedir um favor e desde já, lhe agradecer pela atenção dispensada.

Verificamos que ofertou no produto "Testador Cabo Rede RJ45 RJ11 Teste Lan T

17 comments:

  1. Que péssimo isso, hein? O Mercado Livre me decepcionou com essa...

    ReplyDelete
  2. Prezado Sr.
    O ML livre vem sendo constantemente condenado pela justiça pelas operações ilegais em seu negócio. Sua resposta é sempre alegar que é ilegitima sua figuração no processo. Mas o que esta ocorrendo com vc demonstra bem as verdadeiras intenções do ML. Sugiro a consulta de jurisprudência em meu site para conhecimento.

    ReplyDelete
  3. Tenho recebido estas mensagens semanalmente, umas 6 já. A má fé dessa gente é revoltante. Duvido que algum desses nomes nas assinaturas seja real. Estou procurando opções, inclusive jurídicas, quanto ao mercadolivre. Aceito sugestões.

    ReplyDelete
  4. Olá, Sérgio:

    Fui vítima também dessa empresa chamada "Notebook Master", agora conhecida como "Elektra_ML". Além da mesma troca de correspondências de "representantes" do Mercado Livre (quem me garante que essas pessoas existem mesmo????), recebi um e-mail da "funcionária" da "Notebook Master"... Leiam:
    Prezada Sr Ricardo, boa tarde.

    Tentamos em vão chamar-lhe a atenção para o injusto e público comentário que registraste a nosso respeito.

    O mesmo infelizmente vem, desde a sua publicação, nos trazendo transtornos e prejuízos monetários comprovados

    Por conta disso fazemos aqui um último pedido amigável de retificação, sinalizando-lhe, para facilitar, o link para solicitar a devida correção:

    http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.faqs.applications.califmade.CalifChange

    Caso não haja cooperação de sua parte, informamos que estaremos solicitando ao nosso Advogado e Preposto de Itajubá que entre com uma Medida Cautelar solicitando ao Senhor Juiz que ordene ao Mercado Livre a imediata exclusão do comentário. Isto posto e feito, acionaremos VSa para o ressarcimento por danos morais e difamação, sob o valor de R$ 15.000,00.

    Tão logo o Senhorr seja citado, deverá, na condição de réu, instituir advogado, recolher provas e comparecer a Audiência de conciliação na data marcada. Aproveitamos a oportunidade para comunicar-lhe de que, se VSa for omisso em relação a essa nossa última e amigável solicitação, condicionando-nos a encaminhar as medidas já citadas, que de nossa parte não aceitaremos acordo na Audiência de Conciliação, remetendo o Processo para a Audiência de Instrução.

    Por favor consulte um Advogado particular para maiores esclarecimentos. Caso deseje, poderá recorrer ainda a Defensoria Pública de sua localidade.

    Respeitosamente,

    Aline Aparecida Montenegro
    Equipe Elektra - Atendimento a Canais On-Line
    elektraml@uol.com.br
    Expediente: 2

    ReplyDelete
  5. Ola, eu achei um absurdo essa ameaça de danos morais.. q é isso?
    bem, uma vez me negativaram injustamente no ML (Fiz o pagamento e a pessoa me negativou diznedo q nao fiz). Eu solicitei a mudanca da qualificacao ao mercadolivre (anexei copia de comprovante de deposito e tudo mais). Acredito que eles devem ter mandado um email parecido para a pessoa, e ela nao se manifestou, porque depois de um tempo, recebi um email do mercadolivre me avisando que tinha retirado a qualificacao negativa da pessoa porque ela nao tinha se manifestado no tempo necessário... Entao creio que isso de tempo seja algo do sistema deles. O MercadoLivre é enrolado e complicado sim, e com certeza devem manter seus "mercado lideres". Eu inclusive suspeito que eles mesmo "criem" mercadolideres... (Ja aconteceu de eu fazer uma compra, pagar, nao receber o produto. O vendedor tinha qualificacoes todas positivas, depois de um tempo apareceram negativas, depois desapareceram de novo as negativas, depois ainda o vendedor sumiu do mapa do mercadolivre, junto com a compra q eu tinha feito e nao tem mais no sistema deles nenhum rastro da compra q eu fiz e nao recebi).
    Eu mesma nao compro mais via MercadoLivre, salvo algumas coisas dificeis de encontrar por ai. (prefiro ainda mandar vir de outra parte do mundo, pelo ebay).
    O mercadolivre ainda é o mais reclamado do site reclameaqui... e deve ter zilhoes de acoes na justica em todo lugar.
    infelizmente, nao tem site compativel pra concorrer com eles, e eles ainda fazem e cobram o que quer...

    ReplyDelete
  6. Pra vcs terem uma ideia, estou visualizando hoje o perfil do vendedor em questão e das 147 qualificações negativas que o usuário possuia restaram apenas 25, ou seja essa politica de pressão do ML para mudança nas qualificações está dando certo.

    ReplyDelete
  7. Não sei porque achei esse link na net, mas creio que deva rever seu conceito, para se ter 12000 pontos no mercado livre, tendo em vista que somente 1/3 dos compradores realizam qualificação o vendedor deve ter em média 35000 vendas, ou seja 35000 vendas para cento e poucos insatisfeitos , e como vendedor de website te digo que não é facil vender e satisfazer a todos, reveja seus conceitos e se coloque no lugar do cara !

    ReplyDelete
  8. Marcelo, nada contra ele ter um elevado conceito no ML, mas tudo contra o fato de ele me incomodar diversas vezes através dos intermediários do Mercado Livre e depois ainda me ameaçar com processo judicial por conta de uma avaliação negativa. Entendo seu lado, mas certamente o supra-citado vendedor não é flor que se cheire.

    ReplyDelete
  9. Sinceramente... vc mandou 10 e-mails pro vendedor por causa de um testador de cabos??

    Pelo pouco que vc descreveu e pela resposta do vendedor, vc com certeza começou a fazer exigências demais.

    Eu costumo comprar sempre no Mercado Livre também. Veja só, vc tinha o boleto, o vendedor tinha boas qualificações, vc já sabia o produto que tinha comprador, o que vc tinha pra falar em 10 emails???

    Vc deve ser daquelas pessoas mega-chatas que compra um parafuso e quer que ele venha em uma bandeja de ouro.

    ReplyDelete
  10. ViniZan,

    Pensei duas vezes antes de aprovar seu post claramente não construtivo, mas vamos lá... (sic)

    O que me levou a trocar 10 e-mails (nem lembro quantos) com o vendedor:


    Pobres habilidades de comunicação do vendedor que ou não respondia o que eu tinha perguntado ou respondia algo que eu não tinha perguntado.
    Combinar uma forma de venda nas perguntas diretas feitas antes da compra e querer mudar o combinado após meu lance.
    Falta de educação do vendedor após receber críticas construtivas sobre os problemas de comunicação.


    Em minha opinião, não sou eu o comprador chato, sou sim exigente com quem eu deposito minha confiança e, principalmente meu dinheiro. São por conta de pessoas como você que temos atendimentos tão ruins em lojas e outros entrepostos comerciais. Se você tivesse dedicado um tempo mais lendo todo o histórico do post, teria percebido a má índole do referido vendedor e me dado o benefício da dúvida neste caso.

    ReplyDelete
  11. Nossa Sérgio, horrível isso!!! Não imaginei que fosse desse jeito no M.L, estava procurando no Google sobre "qualificações no M.L" e fiquei surpresa com isso! Até com a história do Ricardo Palma (acima).
    Fiz a terceira compra pelo M.L e estão me enrolando, fiquei no prejú. Reparei que o M.L não dá praticamente nenhuma segurança para os bons compradores!!! Estou indignada mas... Agora APRENDI minha lição... .M.L nunca MAIS!

    ReplyDelete
  12. Olá Vanessa,

    Obrigado por postar sua experiência.

    O que realmente aprendi desta história toda é que, assim como nas lojas de tijolo e cimento, há bons e maus vendedores em todo lugar. Esta tentativa do Mercado Livre tentar me vencer pelo cansaço para mudar minha qualificação mostra que o sistema de qualificações não pode ser confiado, ou seja, qualquer compra no ML é feita por conta e risco do próprio comprador. Zero qualificações negativas significa pouco ou quase nada frente à atuação beirando o assédio dos "Especialistas em Mercado Líderes".

    Isto não significa que o ML não é uma ferramenta útil para comprar itens difíceis de achar em lojas tradicionais, mas sempre temos que estar preparados para perder 100% do valor da compra além de ter um monte de chateações podendo lhe incomodar anos após a compra (ou não compra) original.

    Finalmente, acho importante deixar registrado que fiz duas compras pelo ML este ano sem o menor problema: um celular Nexus One e uma bateria para meu BlackBerry Bold. Nas duas compras eu estava plenamente consciente dos riscos envolvidos e, por uma razão ou outra, a despeito da péssima experiência anterior, optei por usar o serviço.

    ReplyDelete
  13. Antonio Pereira de Araujo JuniorJuly 27, 2010 at 11:04 AM

    Quer comprar com segurança no Mercado livre ?
    Só paguem na retirada do produto . Seja no local ou na entrega do produto.

    Quer vender com segurança no mercado livre?
    Faça como as pizzarias de bairro , entregue na mão do cliente e receba na hora ,em dinheiro ou em tranferencia bancária , ja existe internet 3g .

    Agora quem é o culpado desse site campeão de queixas na justiça?

    Marcelo Stello - dono , atualmente morando nas Ilhas Cayman.

    E agora o mais chocante:

    Verônica Allende Serra (diretora independente do ML) é filha do Governador do Estado de São Paulo, Brazil, José Serra, (possível candidato a presidência do país e grande influência empresarial e política).

    Senhoras e senhores , estamos falando de gente suja mesmo.
    Portanto...
    Tolerancia zero quando negociar no meio dessa gente.

    ReplyDelete
  14. Olá Antonio,

    Obrigado pela contribuição. Seria interessante, no entanto, colocar links comprovando as afirmações.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  15. é muitaria um negocio desse

    em quem vamos acreditar..

    ReplyDelete
  16. fiz venda ,enviei produto,a cliente me negativou dizendo ter enviado outro produto,mais tenho historico da nossa negociaçao,nao sei qual interesse .enviei produto conforme escolhido.

    ReplyDelete