Monday, May 9, 2011

Transit vs. Skype - As dores do SkypeIn no Brasil

Já faz algum tempo que eu não possuía um número de telefone fixo tradicional das operadoras de telefonia que operam no Brasil. Sou cliente antigo do SkypeIn, um serviço que era disponibilizado pelo Skype que me fornecia um número fixo que eu poderia atender no meu computador ou em qualquer dispositivo com Skype embutido. Cheguei a comprar um hardware específico para ter acesso ao Skype sem ter que ficar com o computador ligado o tempo inteiro: o Linksys iPhone CIT400 Internet Telephony Kit for Skype.

No dia 3/5 recebi o seguinte comunicado do Skype através de um e-mail:

Prezado(a) sergio.henrique,

Gostaríamos de comunicar que a Transit Telecom, que hoje oferece Números Online no Brasil, nos informou que não deseja mais oferecer este produto. Infelizmente, devido à regulamentação brasileira, o Skype não pode oferecer Números Online a você diretamente sem um parceiro local.

Pedimos desculpas pelo inconveniente que a decisão da Transit Telecom possa lhe causar, mas esta é uma questão que está fora do nosso controle. De acordo com os Termos de Serviço da Transit Telecom, você pode esperar que seu Número Online continue em operação até que a sua assinatura atual vença. No entanto, depois que a sua assinatura vencer, você infelizmente não poderá renová-la.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Atendimento ao Cliente da Transit Telecom pelo e-mail contato@transitbrasil.com.br ou pelos telefones de suporte 103 17 ou (11) 3511-0200. Você também pode acessar mais informações no site da Skype, no link:

https://support.skype.com/faq/FA269/In-which-countries-are-Online-Numbers-available#2

Enviaremos a você um e-mail com mais notícias sobre este assunto o mais rápido possível.

Obrigado pela sua compreensão. Mais uma vez pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado por esta situação.

Skype

Fiquei bastante chateado com a notícia e já estava procurando alternativas para ter um novo número fixo via Internet quando o condomínio em que moro trocou o sistema de telefonia do prédio de Oi para Embratel e eles implementaram agora o sistema DDR (discagem direta com ramal) e agora tenho um novo número fixo operado pela Embratel, ainda assim eu queria continuar com o Skype pois o plano Skype Out Brasil 400 minutos era imbatível no preço: 400 minutos para qualquer DDD do Brasil por R$ 14,95 mensais. Logo, continuei acompanhando a história.

Fazendo uma busca no Google, vi que a Transit, provavelmente devido à imensa quantidade de reclamações que deve ter recebido após a não renovação do contrato, se manifestou publicamente com o seguinte comunicado em seu site:

COMUNICADO AO PúBLICO

São Paulo, 5 de maio de 2011

Informamos ao público em geral que os negócios existentes entre as empresas do Grupo Transit, no Brasil e no exterior, com a Skype, foram encerrados em virtude do término dos contratos existentes.

A parceria, que envolvia diversas obrigações entre as empresas, não teve continuidade em decorrência da atitude unilateral da Skype no sentido de utilizar outras empresas no Brasil para efetivação de seu tráfego de telecomunicações, expondo o nome e a responsabilidade técnica e regulatória da Transit a riscos incompatíveis e desproporcionais às relações comerciais existentes.

A relação da Skype com seus consumidores, no Brasil e no exterior, jamais envolveu qualquer obrigação da Transit perante tais consumidores, uma vez que a contratação sempre e unicamente se deu diretamente com a Skype.

Com relação à numeração local que a Transit disponibilizou para uso da Skype e que a Skype, por sua conta e risco, tenha permitido que seus consumidores utilizasse, não há qualquer responsabilidade da Transit perante tais consumidores, cuja identidade e conhecimento são e sempre foram exclusivamente abertos para a Skype.

A numeração local, cuja titularidade é e sempre foi exclusiva da Transit, havia sido disponibilizada temporariamente no contexto das contratações existentes entre Transit e Skype e será indisponibilizada tão logo decorrido o prazo notificado à Skype.

A nota divulgada pela Skype, a respeito da referida numeração (SkypeIn), tem intuito de fugir de sua responsabilidade perante seus consumidores e maldosamente indica os contatos da Transit para que tais consumidores obtenham maiores informações. Eventuais esclarecimentos e direitos dos consumidores da Skype devem ser solicitados única e exclusivamente perante a Skype, através de suas vias de comunicação no website http://www.skype.com/intl/pt , pois a relação da Transit era de mero provimento de meios à Skype.

As autoridades regulatórias no Brasil já estão informadas do encerramento dos contratos entre Transit e Skype, bem como foram tomadas as providências legais cabíveis para preservação dos direitos do Grupo Transit em decorrência das atitudes da Skype e os prejuízos delas decorrentes.

Atenciosamente,
Transit do Brasil S/A

A desculpa da Transit do Brasil me parece fraca, se os números eram da Transit, por que o Skype trafegou sua telefonia por outras operadoras? A Transit quis aumentar os preços? A qualidade do serviço era ruim? Que risco que ela corria se a responsabilidade, como a empresa mesmo diz, era do Skype?

Buscando por respostas no site do Skype, encontrei uma nota no Blog do Skype com a data de hoje informando que o Skype fechou uma parceria com a empresa GT Group de São Paulo para restabelecer o serviço. Ela adianta ainda que está trabalhando com o GT Group e as autoridades locais para que tudo volte ao normal o mais cedo possível. Segue a íntegra da nota:

[UPDATED:09.05.2011@19:30 GMT] Today Skype reached an agreement with GT Group (based in São Paulo) to help us reinstate service to existing Online Number subscribers via this new partner. We're very sorry for the disruption to our users' conversations, and we're working with GT Group and local authorities to get things back to normal as soon as possible. We thank our users for their continued patience as we work through this process.

Estou torcendo para que esta iniciativa faça a portabilidade do número de telefonia fixa. Até lá, torço para o Google Voice chegar ao Brasil!

Atualização (10/05/2011):

Foi anunciado hoje (10/05/2011) conjuntamente pelo Steve Balmer (CEO da Microsoft) e Tony Bates (CEO do Skype) que o Skype foi comprado pela Microsoft por 8.5 bilhões de dólares em dinheiro. O plano é que o Skype vire uma divisão dentro da Microsoft liderada pelo próprio Tony Bates que se reportará diretamente a Steve Balmer. Uma das primeiras coisas ditas pelo CEO na coletiva de imprensa dada foi que dispositivos não Windows continuariam com suporte e novos desenvolvimentos. Segundo a visão do CEO Steve Balmer, o Skype ou suas funcionalidades estariam integradas nos diversos produtos oferecidos hoje pela empresa. Foram citados o Xbox, Windows Phone, Microsoft Outlook entre outros. O acordo ainda precisa ser sancionado pelas autoridades competentes nos EUA, mas tudo indica que será efetivado. Agora é esperar para ver se o Skype vai continuar sendo o padrão de fato de video-chamadas na Web sob o braço forte da Microsoft.


12 comments:

  1. Prezado Sérgio.
    Compartilho com você o mesmo problema, porém, o meu é um pouco mais grave, tenho os números online do Skype há aproximadamente 4 anos, os mesmos estão registrados na ANATEL como suporte e atendimento para meu provedor de Acesso à Internet que possuímos em Monte Mor, interior de São Paulo.
    Não tenho a menor dúvida que o problema gravíssimo é falta por parte da Transit Telecom que, por sua vez, informou que está finalizando hoje (10/maio/2011) um produto muito similar ao SkypeIn para atender os então "utilizadores" dos números Online.
    Além de estar mei parecendo muito estranha esta atitude, os funcionários da Transit insistem em lhe oferecer o serviço e enviam documentos para que você assine como se fosse uma "portabilidade" dos números que ela mesmo declara ser propriedade da Transit. UM ABSURDO uma vez que os números são regulamentados pelo Governo e as operadoras, por sua vez, devem fazer o possível para manter os mesmos funcionando.
    Mas não se preocupe, a Microsoft comprou a Skype conforme nota oficial emitida hoje...

    http://www.microsoft.com/Presspass/press/2011/may11/05-10CorpNewsPR.mspx?rss_fdn=Press%20Releases

    Tenha certeza que teremos um serviço ainda melhor, e longe destas empresas Brasileiras que só pensam em faturar cada vez mais, transformando a telefonia Brasileira na mais CARA DO MUNDO.


    Abraços, Henrique Carmine

    ReplyDelete
  2. Por mim agora, depois desta sacanagem, nunca mais na minha vida quero ouvir falar nestas 2 empresas.

    ReplyDelete
  3. Olá Henrique,

    Obrigado pelas informações adicionais, foram bastante esclarecedoras. Também soube hoje da compra do Skype pela Microsoft. Meu medo de a Microsoft assumir o Skype é quebrar a compatibilidade com sistemas embutidos (ou embarcados, como queira) como meu Linksys CIT-400 e também com outros sistemas operacionais. Entendo que no comunicado diz que: "Microsoft will continue to invest in and support Skype clients on non-Microsoft platforms", mas com esse negócio de integrar até com o Outlook, estou meio cético...

    Até,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  4. Compartilho de sua revolta, Edw. Estou curioso para saber como o Skype vai lidar com este contratempo, e mais curioso ainda sobre como a Skype debaixo do guarda-chuva Microsoft vai levar adiante o produto que todos aprendemos a amar e, talvez agora, odiar... :-)

    ReplyDelete
  5. Caro Sergio Henrique, eu li seu ponto de vista e concordo com ele.
    Mas será que a Transit Telecom não fez isso para poder dar mais suporte no produto que ela tem que é parecido com o skype, tipo vc tecla on line com pessoas, faz video conferencia (que é exelente por sinal) e tem um plano lá que vc paga não sei quanto e tem tantos minutos para falar. será que não seria possivel colocar esses numeros nesse produto futuramente? pois se ela tem um produto igual o skype pra que fornecer numeros para o skype néh??? Bem de qualquer forma espero que clientes skype e transit não sejam prejudicados. um abraço e parabens pelo blog.

    ReplyDelete
  6. Anderson,

    Eu tenho um plano com o Skype de número fixo que, bem antes do vencimento, já não está mais funcionando: entra uma gravação informando que o número discado não está programado para receber chamadas ou não existe. Isso mostra o quão profissional e ético é o serviço da Transit Telecom.

    Sobre possuir um serviço semelhante, alguém pode questionar se a Transit já tinha um serviço semelhante antes ou, após ver o sucesso do empreendimento Skype, resolveu entrar no negócio e se valer da "proteção de mercado" promovida pela Anatel para chutar o Skype para o escanteio e tentar ganhar os clientes corporativos do sistema? Está aí o relato do Henrique Carmine para exemplificar as ações da Transit.

    Um grande diferencial do Skype é o serviço gratuito entre usuários do sistema, uma grande vantagem do serviço dado o tamanho da fatia de mercado que eles detém. é muito menos atraente quando o Net Fone da Embratel ou mesmo a TIM lhe oferece a mesma vantagem. Acho que um número muito maior de pessoas que eu conheço usam Skype do que qualquer um dos outros dois serviços.

    Enfim, não conheço todos os detalhes da operação Skype/Transit, mas não gostei nada da forma com que a empresa lidou com a questão simplesmente cortando o número não dando tempo para que os clientes Skype se preparassem para o evento.

    ReplyDelete
  7. Pessoal!! Ja faz quase um mes, a gente continua aguardando alguma resolucao!
    Que pena que as coisas sejam tao demoradas neste pais, TIME IS MONEY!

    Alguem tem alguma outra opcao de VOIP para ter um numero Brasileiro, sou Mexicano, com uma empresa no Brasil, preciso dessa parada logo!

    nossssssa!!

    ReplyDelete
  8. Prezados usuários do Skype,

    Quando escrevo este post muitos devem estar felizes pois a Skype finalizou sua parceria com a GT Group e disponibilizou novos números de telefones.

    Para quem dependia dos números para receber ligações, e possuia material impresso divulgando os números restou o recurso oferecido pela Transit (Call Me), como foi o caso de nossa empresa.

    Assim como muitos de vocês eu era usuário SkypeIn há mais de 2 anos, mas possuo opinião diferente com relação à Skype, deixo de lado a emoção e tento analisar os fatos. Em minha opinião quem pecou com os clientes foi a Skype e não a Transit.

    Neste período tive oportunidade de me reunir duas vezes com a Transit para discutir o problema e recebi informações de que eles haviam notificado a Skype com bastante antecedência sobre a inviabilidade de manutenção do contrato, porém a Skype nada fez e resolveu "pagar para ver".

    Foi a Transit que nos auxiliou e forneceu outras linhas voip a preço muito baixo e como o sistema Call me evitamos perda de muito material impresso. Neste mesmo período nem mesmo nossos emails a Skype se dignou a responder.

    Toda opiniào é importante e também coloco o blog http://fuilesadopelaskype.wordpress.com para posts.

    Roberto Loiacono

    ReplyDelete
  9. Quem estava errado na história era o Skype. Eles fizeram um contrato com a Transit baseado em valores para uma demanda X. Acima desta demanda o Skype teria que rever valores e contratos. Ocorre que a demanda foi muito superior e o Skype continuou comercializando os números sem se preocupar em rever estes valores. Também transferiu para a Transit suporte que deveria ser prestado pelo próprio Skype.
    Por exemplo: você compra uma camiseta de uma determinada marca. Ai há um defeito na costura e o fabricante simplesmente manda você procurar o fabricante da linha, pois a culpa é dele. Você, cliente, não tem nada a ver com isso, você quer sua camiseta em perfeito estado, não quer saber quem fez a linha ou quem fez o tecido.
    O Skype transferiu para um prestador de serviço uma questão interna sua que deveria ser resolvido longe do público. A Transit então rescindiu seu contrato com o Skype e a Skype ficou fora do mercado.
    Agora me diz: uma empresa enorme como o Skype deveria ter redundância e não depender unica e exclusivamente da Transit.

    ReplyDelete
  10. Olá! Vocês acharam algum substituto de boa qualidade pata o skypeIn/SkypeFone?

    ReplyDelete
  11. Paolo, acabei migrando para o Net Fone da Embratel. Eu preferia a solução da Skype, mas até chegar o Google Voice no Brasil acho que ficamos órfãos.

    ReplyDelete
  12. Oi! Eu encontrei seu blog no Bing e eu fiquei muito impressionado com a quantidade de informação sobre esta tecnologia! Vou vir muitas vezes ao seu blog no futuro!

    ReplyDelete