Wednesday, November 25, 2009

Apple Store do Brasil Embarca no Black Friday

Uma tradição dos lojistas americanos é dar grandes descontos nas lojas na sexta-feira após o feriado de ação de graças, o Thanksgiving. Este dia de promoções ficou conhecido como Black Friday, ou sexta-feira negra.

Recebi recentemente um e-mail da Apple Store me convidando para visitar a loja virtual nesta sexta-feira porque encontrarei "várias idéias de iPods, iPhones e Macs para dar de presente."

Cautelosamente, a Apple não fala em promoção em nenhum momento do seu anúncio, mas a sugestão de "Um dia de compras da Apple" nesta sexta-feira é bastante sugestiva. Vejam o teaser do evento neste link.


Friday, November 20, 2009

Ferramentas Que Todo Engenheiro de Reservatórios Deve Conhecer

Como muitos já sabem, sou um engenheiro de computação que se apaixonou pela indústria upstream de petróleo e gás natural e acabou virando um engenheiro de reservatórios através de um mestrado na área.


Como engenheiro de reservatórios, boa parte do meu tempo é consumido criando, alterando e otimizando modelos de simulação numérica. Estes são descritos, em última instância, através de um conjunto de arquivos texto com uma sintaxe bem definida, de forma análoga aos códigos-fonte dos programas de computador.


é claro que os programadores de software criaram diversas ferramentas muito interessantes para lidar com seus códigos-fonte como: editores de texto, controle e comparação de diferentes versões de um arquivo, ferramentas de busca entre outros. Como todas essas ferramentas lidam com um tipo de dado comum às duas áreas, arquivos-texto, nós engenheiros de reservatórios temos um mundo de ferramentas que podem, imediatamente, nos tornar mais produtivos.


Segue uma lista das principais ferramentas que vieram do mundo da programação de computadores, mas que tenho usado diariamente para ser mais produtivo ao lidar com arquivos de simulação. Espero que estas ferramentas sejam tão úteis para você quanto são para mim. Ah, um ponto importante: todas as ferramentas são freeware, ou seja, não custam um centavo para baixar e usar




  • Editor de Texto
    Meu editor de texto predileto para trabalhar com arquivos de simulação é o PSPad. Ele possui diversos recursos úteis para a edição de arquivos de simulação. Entre eles destacam-se:

    • Possibilidade de configuração rápida de um syntax highlight (definir cores diferentes para palavras-chave, constantes numéricas, strings e etc.) para seu simulador de preferência.

    • Selecionar, recortar, colar e copiar blocos de texto em colunas ou linhas.

    • Suporte a expressões regulares para busca e busca-e-troca de texto em um arquivo.

    • Possibilidade de comparar lado a lado duas versões de um mesmo arquivo com as diferenças aparecendo em destaque.

    • Suporte à edição simultânea de arquivos, cada qual em sua aba.

    • Diversos recursos para lidar com texto como a possibilidade de selecionar o arquivo de uma diretiva de inclusão e abrir o arquivo correspondente em outra aba, inserir ou remover comentários em blocos de texto selecionados e etc.

    • Gravação e execução de macros de teclado, o que facilita as tarefas de edição repetitivas que freq

Tuesday, October 27, 2009

Eureka! "Bug" do Snow Leopard Resolvido

Para quem acompanhou meu post sobre problemas que encontrei ao atualizar meu Mac OS X Leopard para o Snow Leopard, gostaria de informá-los que encontrei o culpado.
No primeiro dia que comecei a usar meu Mac, não fiquei nada contente com a forma com a qual o Mac OS X acentua, através de combinações da tecla option com uma letra para selecionar o acento seguida da letra a ser acentuada. Assim, acabei buscando uma alternativa e encontrei um mapa de teclado criado pelo Rainer Brockerhoff que implementa o layout U.S. International no Mac OS X. Tudo funcionou muito bem até a instalação do Snow Leopard.
Por alguma estranha razão, a presença deste mapa de teclado em /System/Library/Keyboard Layouts tem o efeito de impedir a abertura da janela de autenticação de usuário, impedindo qualquer operação que exija permissões de administrador na máquina como instalar novos programas, fazer manutenção de discos e etc.
Após remover o teclado do diretório, o sistema voltou a funcionar normalmente. Felizmente, o Snow Leopard já vem com o layout de teclado U.S. International sob o nome "EUA Internacional - PC". Assim, posso dizer que agora sim estou plenamente satisfeito com meu novo sistema operacional. Espero que este post possa ajudar outras pessoas em apuro semelhante.

Fontes para a solução:
Main user lost all priviliges after SL install (authentication impossible)
Access to this item is restricted, and now i can't even unlock the keychain

Saturday, October 24, 2009

iPod Touch - Razões Para Fazer o Upgrade

ipod_touch.pngAproveitei minhas férias em Londres para comprar o novo iPod Touch de 64GB. Eu tinha ainda um iPod Touch de 16 GB de primeira geração que preferi substituir por duas razões principais: falta de espaço em disco para abrigar toda a minha biblioteca do iTunes e falta de suporte a microfone para eu poder usar o aplicativo Skype nele.

Após comprar o novo dispositivo, descobri uma série de novos recursos que resolvi compartilhar aqui no Blog. Assim, segue uma lista de razões por que fazer o upgrade faz sentido:


  • O novo iPod apresenta versões com muito mais memória como as de 32 GB e 64GB. Isto é ótimo para colocar seu álbum de fotos completo no iPod sem falar nos podcasts de áudio e video que só fazem crescer.

  • Esta geração vem com suporte a headphones com microfone e controle remoto integrados e, inclusive, o headphone que acompanha o aparelho vem com estes recursos. Assim, é possível dar play, pause, aumentar ou reduzir o volume além de poder avançar ou retroceder entre músicas e também na mesma música usando os controles no headphone. Isto é ótimo quando se está no metrô ou na rua e você não quer sacar o iPod do bolso e virar alvo de roubos e furtos.

  • O novo iPod touch inclui uma forma de descobrir sua localização em programas usando exclusivamente recursos da conexão WiFi. Isto significa que, mesmo sem possuir um GPS, o iPod Touch novo é capaz de dar a sua posição no Google Maps, por exemplo, desde que você esteja logado em uma rede WiFi mapeada. Na maioria das vezes que tentei utilizar o recurso, ele conseguiu me localizar com precisão no mapa. é experimentar para ver.

  • Outro recurso que eu não esperava no novo iPod quando o comprei foi a possibilidade de dar comandos de voz para ele. Usando o microfone do headset, fui capaz de instruí-lo para fazer um shuffle das músicas, avançar e retroceder faixas, tocar um álbum, uma playlist ou um artista específico. Embora bem vindo, não consigo usar este recurso na rua com receio de parecer pedante ou mesmo maluco! As possibilidades são muito interessantes para aplicativos, vamos ver o que vem por aí.


A propósito, eu lhes falei que estou usando o Skype com este novo iPod? :-)

Problemas Pós Atualização Para Snow Leopard

snow_leopard_box.jpg Comprei recentemente na Apple Store do Brasil o Mac OS X Snow Leopard (Mac OS X 10.6), que é a atualização mais recente para o conjunto de sistemas operacionais da Apple. Eu tinha instalado em meu MacBook Pro de 13" a versão imediatamente anterior do Mac OS (o Mac OS X Leopard ou 10.5), então eu esperava uma transição tranq

Saturday, October 3, 2009

Ficando conectado em Londres

[caption id="" align="alignleft" width="216" caption="London Bridge - Por Anirudh Koul"][/caption]

Na semana que vem, vou finalmente tirar umas merecidas férias. São 10 dias dos quais, 7 dias e 7 noites serão em Londres, Inglaterra. é claro que não pretendo ficar offline neste período, mas também não quero depender exclusivamente do WiFi do hotel ou de hotspots em restaurantes, cafés e afins. Assim, resolvi perguntar ao Google e acredito ter encontrado a solução.

Existe uma grande varejista de produtos de telefonia e afins chamada The Carphone Warehouse. Além de possuírem diversas lojas físicas em Londres (encontre uma aqui), eles também vendem pela Internet e mantêm uma página específica para encontrar soluções de banda larga móvel pré e pós pagos que atendem a praticamente todos os gostos e bolsos. Os três provedores mais prováveis para mim são: O2, 3 (three) e T-Mobile. Para tanto, vou tentar desbloquear meu modem TIM para poder usá-lo durante a viagem e economizar entre 14 e 40 libras pelo preço do modem. Agora se os modems forem desbloqueados, talvez valha a pena trazer um pois os que vi no site são bem pequenos, parecendo um pen drive, o que é bem mais prático que o tijolinho da TIM que carrego...

Se algum leitor tiver experiência com internet banda larga pré-paga na Inglaterra em geral e Londres em particular, deixe um comentário aqui, eu adoraria ouvir sua história.

Thursday, September 10, 2009

Consórcio BP, Petrobras e ConocoPhillips encontra campo gigante no Golfo do México

[caption id="" align="alignleft" width="313" caption="Keathley Canyon - Locação do poço descobridor Tiber"]Kathley Canyon - Locação do poço descobridor Tiber[/caption]

A BP anunciou no dia 2 de setembro a descoberta de um campo gigante de óleo feita através do poço descobridor Tiber no bloco exploratório 102 do Keathley Canyon, localizado na plataforma continental dos EUA, a 400 km a sudeste de Houston.

O poço Tiber atingiu uma profundidade total de 10685 metros. No local, a lâmina d'água (profundidade de água) é de 1259 metros. Estas marcas colocam o poço Tiber no seleto grupo dos poços mais profundos já perfurados na indústria de óleo e gás. Embora os indícios apontem que haja óleo em múltiplos reservatórios encontrados no play Lower Tertiary (Terciário Inferior), uma avaliação é necessária para determinar o tamanho e comercialidade das acumulações.

Esta novidade no Golfo do México teve grande repercussão na mídia nacional devido à participação da Petrobrás no consórcio que financia o empreendimento. A BP é a operadora com 62% de participação, a Petrobras vem em seguida com 20% e, finalmente, a ConocoPhillips vem por último com 18%.

Segundo informações do site H&P, Adam Anderson, vice-presidente de marketing da Baker Hughes disse ao Houston Chronicle que não espera produção a partir dos reservatórios do Terciário Inferior em período inferior a 10 anos por causa dos desafios tecnológicos associados: reservatórios de alta pressão e alta temperatura (HPHT), elevadas profundidades de poço e óleo da alta viscosidade. Segundo Adam, a tecnologia existe, mas ainda esbarra em um questão de custos. Parece com o nosso pré-sal, não?

Leia mais:
Nota à imprensa feita pela operadora BP
Matéria do site do jornal O Globo
Matéria do site do jornal O Estado de São Paulo
Matéria do site G1.com
Matéria do site último Segundo (IG)
Matéria do site H&P
Wired: Imagem do Keathly Canyon

Tuesday, September 8, 2009

Saturday, August 29, 2009

Snow Leopard é Lançado nos EUA e tem Pré-Venda no Brasil



Nesta sexta-feira (28 de agosto de 2009) a Apple lançou a última atualização do seu sistema operacional o Mac OS X. Esta evolução levou o Mac OS X 10.5 (conhecido como Leopard) para Mac OS X 10.6 (Snow Leopard). O preço nos EUA é de US$ 29,00 para quem tem o Leopard. No Brasil, o submarino saiu na frente e está fazendo a pré-venda do pacote por R$ 79,00 em seu site. Entre as principais melhorias destacam-se:

Tuesday, August 18, 2009

Estudo aponta que 40.5% dos tweets são "balbúcios inúteis"

A BBC informou neste artigo que a companhia americana de pesquisas de mercado Pear Analitics realizou um estudo classificando os tweets (mini postagens no site Twitter) em 5 categorias. Veja a seguir uma listagem das categorias e as porcentagens associadas a cada uma durante o período do estudo.

  1. Balbúcios Inúteis (Pointless Babble): 40.5%

  2. Conversações (Conversational): 37.5%

  3. Informações com algum valor (Pass Along Value): 8.7%

  4. Promoção pessoal (self-promotion): 5.85%

  5. Spam: 3.75%


Para um serviço criado em torno da pergunta "O que você está fazendo?" (What are you doing?), muito me admira que a primeira categoria não dominasse ainda mais o placar.

Para mim, parece que a Pear Analytics está mais interessada em auto-promoção do que conhecer as tendências do Twitter, haja vista o nome escolhido para a categoria mais comum: Pointless Babble.

Isto sem mencionar que o balbúcio inútil para o pesquisador pode ser bem importante para mim. Por exemplo, se um amigo de longa data diz que chegou ao Rio de Janeiro, esta informação é extremamente útil pois posso tentar agendar um almoço ou jantar com o colega... Outro exemplo, se eu digito algo como #forasarney no meu Twitter, não é esta mensagem individual que tem valor, mas quantos por aí estão abraçando a mesma causa, não é mesmo? Enfim, mais uma pesquisa que não traz informação útil. Acho que vou classificar como balbúcio inútil... :-)

Sunday, August 16, 2009

"Faz" um o que?

[caption id="attachment_265" align="alignnone" width="247" caption="Cartaz Embratel no Aeroporto Santos Dumont"]Cartaz Embratel no Aeroporto Santos Dumont[/caption]

Algum tempo atrás eu vi uma propaganda da Embratel no aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro e resolvi fotografar para poder comentar no meu Blog. Esta campanha publicitária do "Quer um desconto? Faz um 21!" é, no mínimo, deseducativa. Os marqueteiros acertaram na pessoa, mas erraram no tempo verbal. Claramente o "Faz um 21" é um imperativo que deveria dizer "Faça um 21". Me admira muito que ninguém na Embratel corrigiu este erro antes de ir para o ar. Espero que os professores de gramática das escolas estejam usando este caso para ensinar nossos jovens e crianças a falar corretamente.

Sunday, July 26, 2009

Logitech VX 220 - Primeiras Impressões

[caption id="attachment_256" align="alignnone" width="163" caption="Logitech VX 220"]Logitech VX 220[/caption]

Há aproximadamente 30 dias eu comprei o mouse sem fio Logitech VX 220 e tenho usado-o intensamente desde então. Conheci este mouse através de um colega de trabalho que me emprestou um durante alguns dias e gostei tanto que resolvi comprar um para mim.

Desde o começo, o mouse aparenta robustez e boa ergonometria. Ele possui dois botões e um scroll que também tem a função de um terceiro botão. Os sensores aparentam ser de alta definição pois o movimento do cursor é bastante fluido e preciso ao deslocar-se pela tela. O transmissor sem fio USB possui um bom alcance, mas recomendo usá-lo no mesmo lado em que o mouse será usado para um melhor desempenho.

Um ponto forte do mouse em termos de portabilidade é que transmissor USB encaixa-se embaixo do próprio mouse ao ser guardado. Um caminho em baixo relevo no transmissor move a chave de liga/desliga na parte inferior do mouse sempre que ele é encaixado economizando a bateria.

Talvez a maior falha do mouse é não vir com uma capa para protegê-lo de arranhões ao ser largado dentro da mochila, mas resolvi isto rapidamente comprando uma capa de câmera fotográfica de 20 reais que se adaptou bem ao conjunto mouse + transmissor USB. Para resumir, achei uma excelente compra e recomendo a quem estiver procurando um.

Wednesday, July 22, 2009

Inserindo Acentos em SMS no BlackBerry

[caption id="attachment_252" align="alignnone" width="240" caption="Foto por Franck Mahon"]Foto por Franck Mahon[/caption]

Com alguma freq

Sunday, July 19, 2009

Acelerando a Ferramenta de Limpeza de Disco

[caption id="attachment_245" align="alignnone" width="240" caption="Foto por cozmicberliner@flickr"]Foto por cozmicberliner@flickr[/caption]

Uma ferramenta bastante útil, que a maioria dos usuários Windows não usa, ou sequer sabe que existe, é a ferramenta de limpeza de disco. Ao usar o computador por algum tempo, uma série de arquivos temporários vão se acumulando em diversos diretórios espalhados pelo disco. Incluem-se aí os arquivos jogados na lixeira do sistema, as cópias locais dos sites visitados (também chamado de cache do navegador), resquícios de instalações de programas, arquivos temporários do Microsoft Office, e a lista segue numerosa...

O fato é que o sistema operacional Windows é um ser que não gosta de lugares apertados. Na medida que os espaços livres do HD vão minguando, os arquivos novos começam a se espalhar pelo sistema forçando a cabeça do disco ficar se movendo de uma região a outra do disco efetivamente freando a capacidade do sistema obter altas taxas de transferência de leitura ou escrita. Este fenômeno, conhecido como fragmentação de disco, é um velho conhecido dos veteranos da informática e o Windows fornece duas ferramentas de sistema para lidar com este problema. Já mencionei uma delas que é a ferramenta de limpeza de disco, tópico deste post, a outra é a ferramenta de desfragmentação, que não descreverei hoje, mas, possivelmente, em outra ocasião.

A ferramenta de limpeza de disco tem acionamento automático pelo Windows XP sempre que o espaço livre na partição contendo o Windows cai para abaixo de 200MB, mas recomendo fortemente não deixar a situação chegar neste extremo antes de endereçar o problema. De fato, recomendo deixar no mínimo 20% do disco do sistema, geralmente a unidade C:, livre para não prejudicar o desempenho do Windows. A ferramenta de desfragmentação avisa que a operação pode levar um tempo muito acima do normal se o espaço livre for menor que 15% do disco.

Friday, July 17, 2009

Mozilla Firefox - Meus complementos prediletos

[caption id="attachment_236" align="alignnone" width="240" caption="Foto por Francesco Lodolo"]Foto por Francesco Lodolo[/caption]

Uma das coisas que torna o Mozilla Firefox meu navegador web predileto é a extensibilidade que ele possui através da enorme quantidade de complementos disponíveis. Se você não usa o Mozilla Firefox, recomendo que experimente logo baixando-o

Wednesday, July 15, 2009

Piada de Mal Gosto no Site do Ministério do Trabalho

Li hoje em uma matéria do site do jornal O Globo que o site do Ministério do Trabalho possui um comportamento no mínimo bizarro ao tentar confirmar que quem navega é de fato um ser humano e não um programa de computador.

é costume em sites que oferecem serviços gratuitos inserir formulários que exigem a digitação de um código alfanumérico que pode ser lido a partir de uma imagem cuja interpretação é dificultada para programas de computador. Essas imagens são conhecidas na Internet como "captcha". O do site é bem inovador, trata-se de um diagrama de palavras-cruzadas com palavras grifadas sendo que apenas uma delas representa uma palavra na língua portuguesa. O problema do sistema de captchas do site é que algumas das palavras não seriam adequadas para a maior parte dos sites na grande rede, mas no site do Ministério do Trabalho, elas são especialmente inapropriadas. Alguns exemplos citados na matéria são: vagabundo, potranca, frouxo e saliente.

Tenho certeza que algum programador da empresa terceirizada responsável deu umas boas risadas ao desenvolver a biblioteca de palavras a serem usadas no programa gerador de captchas. Minha impressão é que ele deve estar bastante preocupado com sua estabilidade no emprego após toda essa confusão...

Leia a íntegra da matéria do Globo clicando aqui.

Tuesday, July 14, 2009

MEC quer acabar com o curso de Engenharia de Petróleo

Recentemente o MEC divulgou uma proposta de convergência de denominações para os cursos de engenharia de graduação, bacharelado e licenciatura. Várias engenharias são afetadas, mas gostaria de focar a atenção na Engenharia de Petróleo. Segundo esta proposta, o MEC quer rebatizar este termo para Engenharia de Minas, Engenharia Química ou Engenharia Mecânica, de acordo com a ementa do curso. O fato é que nenhuma destas engenharias separadamente consegue cobrir a formação básica que um Engenheiro de Petróleo deve ter.

Esta proposta ainda não está fechada e o MEC abriu o tema para consulta pública até o dia 31 de julho. A repercursão desta iniciativa entre os Engenheiros de Petróleo foi grande e a SPE Seção Brasil, o braço brasileiro da associação global dos Engenheiros de Petróleo, a SPE, entidade da qual sou membro,

Thursday, July 2, 2009

Exxon Valdez: Ainda uma dor de cabeça para a Exxon

Hoje, li com surpresa uma matéria no site da revista E&P que informa que este acidente ecológico, considerado a pior fase enfrentada pela empresa em 125 anos de existência, ainda traz dissabores para Exxon.

Para quem não lembra ou nunca soube, Exxon Valdez era o nome de um petroleiro da Exxon que se acidentou em 24 de março de 1989 no estreito de Prince William, no golfo do Alaska, EUA. Ele colidiu contra o recife de Bligh o que causou uma ruptura em seu casco resultando em um vazamento de óleo de cerca de 200 milhões de litros. Apesar de não ter sido nem de longe o maior derramamento de óleo registrado, ele é conhecido como o mais trágico deles porque ocorreu em um local bastante remoto e de ecologia frágil e foram necessários 3 anos para limpar a área.

Voltando ao artigo da E&P, o que mais me surpreendeu nele foi o fato que até hoje a Exxon não pagou as multas e punições associadas ao derramamento devido a embates na justiça sobre o valor a ser pago. Em 1996 a empresa foi condenada a pagar US$ 5 bilhões. Em 2006 esta quantia foi reduzida para US$ 2.5 bilhões após um apelo na justiça. Finalmente, em 2008, este valor foi reduzido para US$ 507.5 milhões e então a empresa iniciou os pagamentos.

Agora, uma corte de apelação federal decidiu que o valor do pagamento deve ser acrescido de juros no valor de US$

Wednesday, July 1, 2009

Aplicativos Blackberry

Já faz algum tempo que adquiri meu BlackBerry Bold (9000) e gostaria de compartilhar com vocês os aplicativos que mais tenho utilizado neste aparelho. Gostaria de ouvir também quais aplicativos BB você não consegue mais viver sem, deixe seu comentário neste post (aviso: o Blog é moderado!).

Wednesday, May 20, 2009

Wolfram Alpha: Busca Baseada em Conhecimento Computacional

wolframalpha1

Descobri hoje um site de busca interessante desenvolvido pelo Stephen Wolfram, criador do software Mathematica. Trata-se do WolframAlpha, segundo descrição na própria página, trata-se de um primeiro passo na direção de tornar todo conhecimento sistemático computável por qualquer pessoa.

As primeiras buscas que fiz foram bem impressionantes. Procurando por meu nome, Sergio, pude ver que, segundo os registros de nascimentos nos EUA, 2012 Sergio's são registrados por ano naquele país. Adicionalmente, 1 em cada 1083 recém-nascidos terão este nome. Através de um gráfico também aprendi que o maior número de nascimentos com este nome nos EUA foi aproximadamente em 1995 e que cerca de 60608 Sergio's estão vivos hoje por lá.

Procurei em seguida pelo nome da empresa que eu trabalho, Halliburton. Entre as principais informações que obtive, vi que o capital de mercado da empresa é US$ 19.68 bilhões, o faturamento é de US$ 18.6 bilhões e, com 57 mil empregados, possui uma relação receita/empregado de US$ 348.3 mil. Há ainda uma análise comparativa da Halliburton com seu principal concorrente, a Schlumberger, nos quesitos retorno médio diário, volatilidade diária, retorno anual e volatilidade anual. Enfim, um conjunto de informações bem conciso e relevante para qualquer um.

Sendo fruto do criador do Mathematica, não me admira que a busca por fórmulas dá um grande conjunto de informações matemáticas como, por exemplo, gráficos da função, aproximações, formas alternativas de expressão, expansões em séries de taylor entre outras tantas informações (veja exemplo aqui).

Se esta é apenas a primeira iteração do serviço, estou animado para ver o que virá depois.

Saudações interneteiras!

Wednesday, May 13, 2009

Finalmente me Rendi ao Twitter



Depois de tanto ouvir falar do Twitter, finalmente resolvi aceitar um convite para ingressar nesta rede social para entender o porquê de tanta celeuma.

De forma muito condensada, o Twitter é um serviço de microblogging, ou seja, cada usuário escreve uma série de micro artigos de no máximo 140 caracteres respondendo à pergunta "O que você está fazendo?" (do inglês, "What are you doing?"). Apesar da pergunta ser bastante direta, muitos a ignoram completamente e usam o Twitter para dizer frases de impacto, pensamentos "cabeça" entre outros usos.

A filosofia é que qualquer um pode se cadastrar para receber as mensagens (chamadas tweets, ou pios) de outros, desta forma você pode seguir (follow) o que outros escrevem e estes podem seguir você. A natureza condensada dos tweets lhe faz aprender a ser conciso ao escrever, e, aqueles que simplesmente não conseguem ser breves, aprendem um novo vernáculo cheio de abreviaturas e símbolos que fazem desta trupe um grupo social ímpar na Internet...

A minha expectativa de uso do serviço é saber onde e o que estão fazendo meus amigos para aumentar a chance de nos esbarrarmos por aí, mas, seguindo 8 pessoas e sendo seguido por 6, ainda não obtive massa crítica para atingir meus objetivos. Não obstante, achei a filosofia interessante e devo, por ora, persistir em mais esta rede social.

A tempo, quem quiser me seguir basta fazê-lo em http://twitter.com/shgsousa, lhes aguardo por lá.

Para Saber Mais

Monday, April 13, 2009

Uma Triste Nota

Prof. Saul B. Suslick

Fiquei sabendo hoje que um antigo professor meu da UNICAMP, o Prof. Dr. Saul B. Suslick, faleceu neste sábado, dia 11 de abril de 2009. Além de ter sido aluno dele na disciplina de Análise Econômica de Projetos de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, trabalhei como colaborador com ele em um projeto que fizemos para a ANP, Agência Nacional do Petróleo.

A notícia veio através de amigos da UNICAMP que trabalham comigo na Halliburton e confesso que fui pego de surpresa por ela. O Saul sempre foi muito ativo e saudável, logo não esperaria uma passagem tão brusca.

A última vez que vi o Prof. Saul foi no final do mês passado (29/03). Eu fui a Campinas para o casamento de um amigo e o encontrei, por acaso, no Sol Inn de Barão Geraldo no domingo de manhã. Foi bom ter conversado com ele.

Gostaria de deixar registrada aqui minha admiração pelo saudoso Prof. Saul Suslick. Que o Senhor lhe acompanhe nesta nova etapa e que sua família encontre conforto ao saber que ele deixou um pouco de si na vida de todos que cruzaram seu caminho.

Para maiores informações sobre o Prof. Saul B. Suslick, recomendo começar pelo breve histórico de sua vida profissional registrado em um artigo sobre o falecimento no Portal UNICAMP.