Tuesday, October 27, 2009

Eureka! "Bug" do Snow Leopard Resolvido

Para quem acompanhou meu post sobre problemas que encontrei ao atualizar meu Mac OS X Leopard para o Snow Leopard, gostaria de informá-los que encontrei o culpado.
No primeiro dia que comecei a usar meu Mac, não fiquei nada contente com a forma com a qual o Mac OS X acentua, através de combinações da tecla option com uma letra para selecionar o acento seguida da letra a ser acentuada. Assim, acabei buscando uma alternativa e encontrei um mapa de teclado criado pelo Rainer Brockerhoff que implementa o layout U.S. International no Mac OS X. Tudo funcionou muito bem até a instalação do Snow Leopard.
Por alguma estranha razão, a presença deste mapa de teclado em /System/Library/Keyboard Layouts tem o efeito de impedir a abertura da janela de autenticação de usuário, impedindo qualquer operação que exija permissões de administrador na máquina como instalar novos programas, fazer manutenção de discos e etc.
Após remover o teclado do diretório, o sistema voltou a funcionar normalmente. Felizmente, o Snow Leopard já vem com o layout de teclado U.S. International sob o nome "EUA Internacional - PC". Assim, posso dizer que agora sim estou plenamente satisfeito com meu novo sistema operacional. Espero que este post possa ajudar outras pessoas em apuro semelhante.

Fontes para a solução:
Main user lost all priviliges after SL install (authentication impossible)
Access to this item is restricted, and now i can't even unlock the keychain

13 comments:

  1. Salvou o dia! Nem o site da apple, nem o suporte por telefone deram solução para esse problema. Apaguei o mapa e pronto! Obrigado

    ReplyDelete
  2. Olá Sergio. Que bacana que esta dica pôde lhe ajudar. Continuo tateando "no escuro" para aprender cada vez mais sobre o Mac e tenho gostado do que tenho descoberto. Comprei o "Mac OS X Snow Leopard: The Missing Manual" do David Pogue. Ainda não tive tempo para ler, mas acho que vai ser um "passeio" interessante.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  3. Foi o que eu fiz acima, segundo sua orientação, Sérgio. E deixei assim. Só troquei o idioma. E pronto. Não precisa entrar nesses links de solução acima, que citaste, não? Troquei o idioma como vc disse e não houve mais problemas para nada. Baixei tudo que podia normalmente. vc é um gênio, cara. Depois quero ler esse livro que citaste. Que 2010 seja 10 para vc e para nós "Macmaníacos".

    ReplyDelete
  4. Olá Julio Cesar,

    Que legal que deu tudo certo. Se está tudo funcionando, não precisa ler os links. Eu os coloquei ali para dar crédito aos verdadeiros iluminados que diagnosticaram e encontraram uma solução para o problema.

    Abração e Feliz 2010,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  5. Cara, valeu!!! O bug é do U.S. International mesmo!!!

    Abras.

    ReplyDelete
  6. Pqp! Já tava quase desistindo... O que vc imaginar eu fiz pra descobrir essa porqueira desse erro. E é natural que o pessoal da apple nao saiba, pois é uma gambiarra disponível na web pra resolver o problema do teclado. Estou terminando de re-re-re-re-instalar o Leopard, pra depois re-re-re-re-instalar o snow e aí sim, fazer as atualizaçoes!

    Obrigada pela generosidade de disponibilizar isso!
    Um abraço!

    Carol.
    Goiânia - GO

    ReplyDelete
  7. Muitíssimo obrigado Sérgio! Já estava preocupado com o que mais poderia estar com problemas...
    Foi precisa a sua solução!
    Abraços,
    Rodrigo - Goiânia-GO

    ReplyDelete
  8. Salvou minha pele !!! Obrigado.

    ReplyDelete
  9. Obrigada....tive o mesmo problema para baixar as atualizações e mudando o idioma do teclado tudo voltou ao normal !!!!

    ReplyDelete
  10. Não há de que Kris. Nós usuários Mac temos que nos ajudar.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  11. Voce salvou minha vida...

    Estava puto ja....rs...

    Parabens pela descoberta...

    Abracos

    ReplyDelete
  12. Você é o cara!
    Valeu mesmo... ajudou demais! Já estava desesperado, e como achar notícias eficientes na internet é complicado.

    Abração!

    ReplyDelete
  13. GêNIO!!!! Cara...tô até emocionado heheh.
    Pastei horrores pra encontrar essa solução. Perdi um dia inteiro.
    E vc salvou a Pátria.
    Tomara que todos que tiverem esse problema consigam encontrar teu post.
    Obrigado cara...muito obrigado.

    ReplyDelete