Friday, December 23, 2005

Aniversário 2005

Aniversário 2005


E ontem foi meu aniversário. Como de costume, celebrei a ocasião na casa de meus pais em Brasília. Foi uma festa bem familiar, apesar de ter chamado alguns amigos da época do colegial (ex segundo-grau), só a família apareceu. No detalhe da foto, estamos eu e meu irmão Ivan Junior (o mais novo é ele). Temos a tendência de comemorar os dois aniversários no dia do meu, pois o dele é dia 17, e nesta data, ele ainda não se liberou da faculdade (Engenharia Elétrica - FEG/UNESP).

Para quem ficou curioso, fiz 32 e meu irmão 28. Aproveito a ocasião para agradecer a todos os colegas que postaram mensagens no meu Orkut. Nunca havia recebido tantas mensagens por lá, valeu! Agora depende de mim responder a todas as mensagens de felicitações. Se todas as minhas tarefas fossem assim agradáveis...

Feliz Natal a Todos!

Thursday, December 22, 2005

Há Males Que Vem Para Bem

Os otimistas já diziam: "Não há nada completamente errado no mundo, até um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia". Pois parece que a afirmação achou seu equivalente digital. A mais nova variante do vírus Sober (Sober-Z) levou um pedófilo da internet a se entregar à polícia na Alemanha.

Eu explico. Este vírus (na verdade, um internet worm) envia diversos e-mails forjados para suas vítimas. Neste caso, o pedófilo recebeu um e-mail dizendo que fotos de pornografia infantil foram detectadas em seu micro. Julgando que o e-mail fosse um comunicado oficial de que estava sendo investigado, o criminoso se entregou à polícia confessando seu crimes.

Esta é a primeira notícia que ouço de um vírus fazendo o bem. Quem sabe os criadores de vírus não se entusiasmam com a notícia e imaginem novas formas de capturar velhos criminosos?

Feliz Natal a Todos!

Sunday, December 11, 2005

O Fim do Post-It

EverNote

Algumas pessoas que eu conheço não vivem sem um punhado de papéis auto-adesivos com notas para si mesmo coladas em todo lugar, inclusive ao redor do monitor. O representante supremo deste tipo de notas é o famoso Post-It da 3M. O sucesso do Post-It foi tão grande que a 3M desenvolveu até uma versão digital. Existe a versão free (Post-It Software Notes Lite), uma versão standard e a professional, cada uma com um diferente conjunto de recursos. Usar um desses já é um grande avanço sobre a versão em papel, mas alguns recursos ainda fazem falta.

Recentemente descobri um programa do gênero chamado EverNote que, ao meu ver, substitui o Post-It em todas as suas versões. A abordagem deste programa é um pouco diferente, ao invés de várias notas digitais separadas, existe um único bloco na forma de um papiro infinito que abriga todas as notas geradas. Na versão free, existem duas formas de gerar notas, pelo teclado ou copiando e colando de outra fonte (website, documento word, etc). Ao colar uma nota no EverNote, um link automático para a fonte é gerada de modo que sempre é possível voltar ao documento original.

Não existe uma barra de rolagem, mas sim uma barra de velocidades de rolagem, quanto mais longe do centro se clica na barra, mais rápido rola o papiro infinito. Se a rolagem não for rápida o suficiente, pode-se apelar para a busca, que é incremental, ou seja, vai exibindo diferentes partes do papiro enquanto se digita, marcando na tela as ocorrências parciais encontradas no texto.

Outro ponto a favor do EverNote é que nunca é necessário salvar o que se escreve nele, todas as operações são atômicas e escrevem no banco de dados do programa. Nem por isso, uma deleção é definitiva, pois existe o recurso de desfazer operações destrututivas como uma remoção. Uma mão na roda também são os plugins disponíveis para o Mozilla Firefox e Internet Explorer. O plugin se apresenta como mais um botão na barra de ferramentas. Basta selecionar um texto (incluindo imagens) e, ao clicar no botão do EverNote, o trecho selecionado aparece como uma nova nota no programa com a mesma formatação que tinha no navegador. Ao final da nota aparece um link para a página que originou a nota. Para mim este recurso tem sido uma mão na roda para elaborar meus posts no Blog. Não é sempre que leio uma notícia interessante que tenho tempo para sentar e escrever no Blog. Depois de instalar o EverNote, tenho salvado uma ou mais notas sobre o assunto e retornado a elas mais tarde quando tenho tempo.

O EverNote tem também uma versão Plus, paga, que armazena e faz busca em notas feitas à mão, mas, definitivamente, a versão free já me satisfaz. Se você já usa outro programa de notas virtuais ou mesmo se não usa nenhum ainda, eu recomendo fazer um test drive deste software. Quem sabe você não descobre novos usos e me conta sobre eles aqui?

é isso!

Tuesday, December 6, 2005

Sony Busca Redenção no Grafite mas Encontra Oposição

Grafite pixado
Após diversos problemas de credibilidade associados ao fiasco da proteção antipirataria de seus CDs, a Sony resolveu usar o grafite (nome chique para pixações artísticas) em fachadas de prédios de diversas cidades americanas como mídia de publicidade de seu novo PlayStation Portable (PSP), ou seja, o PlayStation portátil.

Os grafites mostram garotos usando o PSP enquanto andam de skate entre outras brincadeiras urbanas. Os grafiteiros locais não gostaram nada da iniciativa e resolveram pixar sobre os grafites, muitos deixando mensagens indignadas com a iniciativa. Um grafiteiro disse para a Sony "sair de sua cidade" enquanto outro dizia que preferia pagar um mico ou fazer coisas obcenas a comprar um produto Sony. Esta provavelmente uma reação contra o rootkit de proteção de alguns CDs da Sony.

A Sony, que já estava precisando mudar algumas coisas no departamento técnico, agora também tem que dar uma limpa no departamento de marketing. Como é difícil ser conservador em um mercado inovador...

Leia mais...
Sony Draws Ire With PSP Graffiti

Monday, December 5, 2005

Singles, Pearl Jam e Mudhoney

Singles (1992)
Ontem eu revi o filme "Singles" (Vida de Solteiro, 1992) de Cameron Crowe e pude observar umas coisas que passaram despercebidas em todas as vezes anteriores que eu vi a película. Eis algumas das constatações que fiz:


  • Tirando o Cliff (personagem de Matt Dillon), todos os integrantes da banda fictícia Citizen Dick do filme são, na verdade, integrantes do Pearl Jam: Eddie Vedder, Jeff Ament e Stone Gossard (seus nomes são os mesmos no filme).

  • A música "Touch me I'm Dick", é uma adaptação da música "Touch me I'm Sick" do Mudhoney, banda que abriu os shows do Pearl Jam no Brasil

  • O nome da banda Mudhoney aparece pelo menos duas vezes no filme: uma vez em um cartaz num poste, outra na camiseta do Steve (Campbell Scott) quando ele estava na casa da Linda (Kyra Sedgwick).



Como pude perceber, as duas bandas são contemporâneas e compartilham, pelo menos, um histórico de participação em um filme de Cameron Crowe. Isto me leva a crer que o Pearl Jam está, de fato, dando uma ajuda à banda dos amigos do Mudhoney. Pena que eles não tem o talento necessário para manter a trajetória ascendente.

Firefox 1.5 BR Lançado

Firefox 1.5

Já está disponível para download a versão 1.5 do navegador Mozilla Firefox (a última era 1.0.7). Essa nova versão promete mais segurança e velocidade ao acessar a internet. Cada vez mais este browser tem conseguido roubar market share de seu concorrente Internet Explorer (IE). O IE está parado na versão 6 service pack 1 desde 9 de setembro de 2002. A versão 7.0 está prometida há tempos, mas somente agora ela entrou em testes beta, e apenas para desenvolvedores, ou seja, aqueles usuários registrados no Microsoft Developers Network (MSDN).

Voltando ao tópico, as principais novidades da nova versão do Mozilla Firefox 1.5 são:


  • Update automático para agilizar atualizações do produto. Notificações de update são mais evidentes na interface e o tamanho dos updates é bem menor, cerca de 1/2 megabyte ou menos. A atualização de extensões também sofreu melhorias.

  • Navegação mais rápida com melhorias na performance dos botões avançar e retornar.

  • Reordenação das abas de navegação com operações de arrastar e soltar.

  • Melhorias ao bloqueio de popups.

  • A opção de privacidade que limpa dados pessoais pode ser feita via teclado ou item de menu.

  • A ferramenta Answers.com foi adicionada à lista de motores de busca.

  • Várias melhorias de segurança.

  • Inserido assistente para notificação de páginas incompatíveis.



Para quem não conhece o Mozilla Firefox, só a navegação por abas já justifica a mudança. Pessoalmente uso o Firefox para 99% das navegações, pois praticamente todos os sites funcionam nele. Instalei a extensão IE View para, ao clicar do mouse, abrir a página corrente de navegação no IE para aquele 1% que simplesmente prefere ignorar o futuro e não seguir padrões abertos ao fazer suas páginas. A propósito, os sites de homebanking do Banco do Brasil e do Banespa funcionam muito bem, obrigado, no Firefox. Não deixem de experimentar esta nova versão!

Saturday, December 3, 2005

Pearl Jam - Eu Fui!

No show do Pearl JamPessoal, agora são quase duas da manhã do dia 4 de dezembro, domingo. Acabo de voltar do show do Pearl Jam que foi simplesmente um arraso. Chegamos por lá antes de os portões abrirem e pegamos uma fila imensa que dava voltas em toda a praça em frente à entrada principal do Pacaembú. Depois de abertos os portões, a fila andou rapidamente, sem confusões e essa foi a tônica durante o show, sem incidentes de violência, uma grande festa do Rock.

Dez minutos antes do horário previsto, 18:30, teve início o show da banda Mudhoney. O som do pessoal é legal mas as letras são de uma falta de inspiração muito grande. Perdoem-me os fãs, mas acho que o Mudhoney é o equivalente americano de CPM-22 e Detonautas. Felizmente a banda tocou apenas umas quatro músicas e depois liberou o palco para o Pearl Jam.

O show do Pearl Jam também começou 10 minutos antes do previsto. No repertório, muitas músicas dos álbuns "Lost Dogs" e "Riot Act" e também diversas canções mais antigas como "Jeremy", "Even Flow", "Daughter" e "Alive". Também teve tempo para a música "You've Got to Hide Your Love Away" dos Beatles cantada apenas com voz violão e gaita (100% Eddie Veder) e "I Believe in Miracles" do Ramones, um homenagem póstuma a Joey Ramone, falecido em Abril de 2001 de um Linfoma.

O que foi realmente impressionante durante o show foi a participação do público. Por duas vezes o Eddie disse que o show da véspera tinha sido bom, mas que este estava bem melhor. Em todas as baladas, os fumantes acendiam seus isqueiros formando um "céu estrelado" na pista e arquibancadas enquanto os não fumantes abriam seus celulares exibindo luzes multicoloridas fazendo um contraste na iluminação. Foi a primeira vez que vi tal uso do celular, gostei.

Depois do 2

Friday, December 2, 2005

AMD dá Banho em Intel

AMD vs. IntelHá décadas o crescimento do poder computacional dos processadores, coração e cérebro dos computadores modernos, tem dobrado a cada 18 meses mais ou menos. Esta observação é comumente chamada de Lei de Moore, assim batizada porque foi publicada inicialmente por Gordon Moore, um dos criadores da gigante do silício Intel, em um artigo para a revista Electronics, de 1965 (40 anos atrás!). Um avanço tão rápido somente foi possível com a miniaturização dos componentes que formam um processador. Quanto mais transistores couberem num chip de silício, maior a complexidade do processador, maior a dissipação de potência e maior o calor gerado pelo componente. Assim, caminhamos a passos largos na direção do esgotamento da tecnologia baseada em silício.

Vários são os fatores que limitam futuros desenvolvimentos no projeto de CPUs baseadas em silício, incluindo:


  • Os componentes estão ficando tão pequenos que a física clássica utilizada no projeto dos sistemas começa a esbarrar em fenômenos quânticos onde reina o caos.

  • Os componentes estão tão próximos um dos outros que o tráfego de elétrons por um transistor provoca ruídos nos transistores vizinhos e vice-versa.

  • Velocidades cada vez maiores são impostas aos processadores (hoje rodando na faixa dos GHz) o que aumenta a potência dissipada (calor) provocando ruídos térmicos nos sinais elétricos.



Se antes a receita para o crescimento do poder computacional dos computadores era o aumento no número de transistores e aumento da velocidade (clock) das CPUs, hoje, o que tem garantido o crescimento tem sido a adoção de arquiteturas super escalares, onde partes da CPU são duplicadas na tentativa de acelerar os processamentos executados. Em sistemas servidores, é comum encontrar os sistemas duais, ou seja, com dois processadores rodando juntos numa mesma placa mãe, dividindo a mesma memória e o mesmo sistema operacional (Windows, Linux, etc). O ganho de desempenho nos sistemas duais é significativo, especialmente se tanto o sistema operacional quanto a aplicação suportem o processamento paralelo. Acontece, porém, que duplicar uma componente tão central quanto uma CPU duplica também diversos componentes nas placas mãe o que torna o custo proibitivo para o usuário comum.

Um avanço importante foi dado pela Intel com o lançamento da tecnologia hyper-threading (HT) implantada inicialmente no Pentium 4. Neste processador, boa parte dos componentes estavam duplicados no chip da CPU fazendo com que o sistema operacional reconhecesse duas CPUs lógicas, ou seja, praticamente um computador dual com um só processador, um só encapsulamento. O próximo passo foi inevitável, duplicar 100% dos componentes e empacotar tudo em uma só CPU. Essa nova tecnologia se chama "Dual Core" (núcleo dual). Esse tipo de processador já está à venda pelos principais fabricantes de CPUs para PCs: Intel e AMD. O modelo dual core da Intel se chama Pentium Extreme Edition, o da AMD, Athlon 64 X2. Recentemente a C|Net fez um teste comparativo entre diversas versões dos processadores topo de linha de cada empresa e o resultado foi surpreendente. Foram analisados 7 quesitos e a AMD saiu vencedora em todos eles, ou seja, 7x0 para o AMD Athlon X2 vs. Intel Pentium Extreme Edition. Os quesitos foram:


  1. Computação do dia a dia.

  2. Jogos de Computador.

  3. Multitarefa.

  4. Edição de fotos.

  5. Codificação MP3.

  6. Codificação de Vídeo.

  7. Preço vs. Performance (relação custo benefício).



é bom ver uma competição saudável como essa para tirar a monotonia que tem sido o panorama das CPUs desde o lançamento do Pentium 4. Um pouco de competição faz bem em qualquer mercado. Quem sai ganhando é sempre o consumidor, ou seja, eu e você!

Leia Também:
Dual-core desktop CPU bout: AMD vs. Intel
Moore's Law 40th Anniversary
Moore's law. From Wikipedia, the free encyclopedia.
Let the Dual Core Revolution Begin
AMD Athlon 64 X2 Dual-Core Processor

Thursday, December 1, 2005

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Aids LogoPara quem ainda não sabe, hoje, 1

Pearl Jam em São Paulo

Pearl Jam 2005

Caros Leitores,

é com muita satisfação que informo que estarei indisponível neste final de semana pois irei a São Paulo para aproveitar o show do Pearl Jam no Pacaembú. Estarei indo no show do sábado. Para os desavisados, a hora de início do show foi antecipado em 30 mins. Os portões abrem às 15h, o show da banda Mudhoney começa às 18:30 e o do Pearl Jam, somente às 19:30. Estarei indo de excursão para o evento partindo de... pasmem, Guaratinguetá. Estou aproveitando a ocasião para visitar meu irmão que estuda na FEG.

Leia mais:
Pearl Jam muda horário de shows em SP
Show de Pearl Jam reúne 25 mil pessoas no Chile

Nova Falha no Internet Explorer Detectada

Páginas especialmente desenvolvidas com código JavaScript podem fazer seu micro travar caso sejam acessadas com o Internet Explorer 5.x ou 6.x. O culpado é uma falha na chamada Windows( ) do sistema de processamento JavaScript, que quando usado em junção com o evento OnClick( ) gera o problema. Esta falha foi descoberta inicialmente por Benjamin Tobias Franz em 31 de maio de 2005 e até hoje não conta com uma correção por parte da Microsoft. Há, porém, uma solução temporária que é desligar o recurso Active Scripting. O blog da ZDNet tem um howto de como fazer isso.

Para Saber Mais:
Internet Explorer JavaScript Windows () flaw prevention and cure

Wednesday, November 30, 2005

Recurso Antipirataria da Sony dá Dor de Cabeça Para a Empresa

Há tempos que as gravadoras de disco (CDs?) tem experimentando diversas técnicas para eliminar, ou pelo menos minimizar, a pirataria de CDs e DVDs. A mais nova invenção da Sony neste sentido faz uso de um recurso normalmente associado a hackers chamado de rootkit.

Um rootkit é um software que assume o controle do computador em baixo nível. Em essência, ele assume o nível de administrador no computador e consegue se infiltrar tão profundamente no sistema que tanto sua detecção quanto a remoção são tarefas complexas. Mas o que a Sony está fazendo com isso? Tentando eliminar a pirataria, lógico!

O rootkit da Sony se instala no computador na primeira vez que o CD (ou DVD) é inserido, após o usuário concordar com uma licença de uso da mídia. A partir daí o software age no computador limitando o número de cópias que podem ser feitas e também impede a geração de MP3 desprotegidos.

O problema com este software é exatamente sua capacidade de se esconder no sistema operacional. Ele cria uma regra no Windows que impede que arquivos começados por "$sys$" sejam vistos pelo sistema operacional. Sabendo disso, criadores de vírus e cavalos de tróia passaram a usar esta "proteção" para se esconder nos sistemas onde o rootkit está instalado.

Alguns fabricantes de antivírus detectam o rootkit da Sony como um cavalo de tróia, outros não. Há também repercussões na esfera jurídica. O estado do Texas entrou com uma ação contra a empresa alegando que esta estava instalando Spyware no computador de seus clientes.

Com tantas repercussões negativas, a Sony suspendeu o lançamento de novos CDs com esta técnica de proteção enquanto revisa o sistema. Historicamente, a proteção anti-pirataria tem constantemente prejudicado os clientes legítimos dessas empresas. Isso me faz lembrar sempre de uma regra fundamental na questão da segurança em qualquer esfera:

Segurança é inversamente proporcional à conveniência.


Ou seja, quanto mais seguro um sistema é, mais chato ele é de operar. Por enquanto, eu vou deixar de comprar lançamentos da Sony em represália. Tudo bem querer proteger direitos autorais, mas é muita ingenuidade mecher com o lado negro da força e achar que não haverá efeitos colaterais de impacto...

Para Saber Mais:
Sony's rootkit fiasco
Texas Sues Sony Over Spyware

Meu Novo Blog

Olá Pessoal,

Estou com um novo blog funcionando no meu site pessoal. Vou tentar migrar os posts do antigo para não ter problema de continuidade, mas isso deve ocorrer somente nas minhas férias (15/12/2005 a 15/01/2006).

Uma resolução de ano novo que tive foi direcionar o blog para áreas técnicas (computação, internet, engenharia de petróleo, etc) incluindo novidades e comentários sobre elas.

Aguardo seus comentários!
Sergio Henrique

Wednesday, October 19, 2005

Patrícia Marx na Fnac Campinas

Foto tirada com meu Palm Zire 72Hoje fui no shopping Parque Dom Pedro em Campinas/SP buscar um computador para consertar. Como de praxe, acabei na Fnac para ver as novidades. Me surpreendi quando fiquei sabendo pelos alto falantes da loja que a Patrícia Marx (aquela ex trem da alegria) estava para se apresentar. Sentei no Frans Café e assisti o pocket show (como são chamados os mini-shows da Fnac) ao sabor de pão de queijo e capuccino. A foto ao lado foi tirada no meu Palm durante o show.

Segundo a artista, o pocket show mostra um pouco do trabalho feito em um disco lançado pela trama no início do ano. Ela buscou inspiração na Inglaterra após morar um ano por lá. O resultado é um som eletrônico alimentado por dois iMacs e um DJ (ou será MP3J?) e cantado por ela.

O veredito? Achei muito igual a tudo que tenho ouvido por aí. Ela certamente tem facilidade de cantar, sua voz sai sem esforço, mas achei sem potência, sem o brilho que a diferenciaria na multidão. Não sei se a culpa foi da qualidade do som na Fnac ou foi mesmo culpa dela. Achei que foi um bom acompanhamento para meu café, mas não vou comprar o CD. Para saber mais sobre a P. Marx, visite seu site no trama. Vai ser necessário usar o Internet Explorer, pois a página não se apresenta bem no Firefox (mais um defeito....).

Monday, October 17, 2005

Padrões Abertos Para Aplicações de Escritório

Uma iniciativa pioneira do estado de Massachusetts vem provocando um rebuliço na arena dos aplicativos para escritório, incluindo aí o famoso Microsoft Office. A divisão de Tecnologia da Informação (TI) do Estado está preocupado com a longevidade dos documentos digitais que possui hoje e que gerará no futuro. Sua política sobre padrões abertos é introduzida pelo seguinte texto:

O Estado deve garantir que seus investimentos em TI resultem em sistemas que são suficientemente interoperáveis para atender aos requisitos de negócios de suas agências para efetivamente servir a seus constituintes. Esta política foca a importância da aderência a padrões abertos dos investimentos do Estado.


Entre os padrões adotados pela nova política estão o OASIS Open Document Format, baseado em XML e o padrão adotado pela série de aplicativos livre OpenOffice, e o padrão PDF da Adobe. Devido a uma série de restrições de licença, o padrão DOC do Microsoft Word não foi incluído e a aquisição de novas licenças do programa pode cessar a partir de 2007.

A resposta da Microsoft inclui uma declaração que a definição do formato XML interno das aplicações Office está disponível desde que uma licença de uso seja assinada. Em outra declaração, a Microsoft afirma que o documento do governo de Massachusetts é confuso na definição do que é aberto.

Em sua próxima versão do Microsoft Office, a empresa pretende suportar XML nativamente, mas não vai abraçar o padrão OpenDocument. Ao invés disso, o aplicativo contará com filtros de importação de documentos.

Em paralelo, a Microsoft está desenvolvendo um padrão de documento muito semelhante ao PDF. Na opinião deste bloguista, este é o procedimento padrão da empresa:


  • Nunca abrace padrões abertos, pois isto irá corroer seu domínio do mercado.

  • Na ocorrência de padrões abertos, crie um novo padrão concorrente (WMA vs. MP3, por exemplo) para tentar minar a força do padrão aberto.

  • Se não for possível eliminar o padrão aberto, licencie-o e passe a adicionar "extensões" microsoft de forma que os concorrentes fiquem de fora (exemplos: extensões HTML contra o Netscape e extensões Java contra a Sun).



Se a onda imposta pelo governo de Massachusetts pegar, vai ser complicado a Microsoft manter a liderança no setor de aplicativos para escritório. Numa situação destas, o que vale é o conjunto de recursos e desempenho do software e não mais a compatibilidade com documentos de terceiros. Não seria bom isso?

Referências:
C|Net News.com: Massachusetts to adopt 'open' desktop
Governo de Massachusetts: Política de Padrões Abertos Adotada
Governo de Massachusetts: Link para a Divisão de Tecnologia de Informação do Estado

Wednesday, October 12, 2005

Curto e Grosso

Ouvi hoje uma frase ótima num programa do canal GNT. Era um publicitário falando sobre a mania que os homens tem de comprar brinquedos tecnológicos para exercitarem suas aspirações lúdicas. Pois bem, a frase foi dita no contexto da compra de novos aparelhos de celular e dizia:

"O melhor brinquedo do mundo é o próximo".


Achei um barato!

Monday, October 3, 2005

O que containers e hortaliças têm em comum?

Você sabia que ao longo da rodovia interestadual 95, na região do porto de Newark, Nova Jersey nos EUA existem literalmente dezenas de milhares de containers de aço empilhados abandonados para apodrecer? Eles estão numa situação inusitada, são baratos demais para serem enviados de volta para a ??sia, mas é caro demais derretê-los. Se você for como eu, vê um grande problema ambiental nesta situação.

Onde uma pessoa comum enxerga um monte de lixo, Lior Hessel vê uma oportunidade de negócios. Ele é o CEO da empresa OrganiTech, uma empresa de Wilmington, Delaware, que produz fazendas automatizadas para hortaliças onde a luz é artificial, a forma de cultivo é hidroponia e todas, absolutamente todas as etapas de produção são robotizadas. Uma vantagem adicional do método de Hessel é que suas plantas de produção são mantidas a pressão positiva referente ao meio ambiente o que diminui consideravelmente a quantidade de insetos que consegue entrar no sistema.


Entre seus objetivos está a construção de fazendas verticais, e os referidos containers parecem ser bons blocos de construção neste sentido. Nos EUA, 85% dos alfaces produzidos vem da região da Califórnia. O custo estimado de transporte de uma cabeça de alface de 1 libra da costa oeste para a costa leste é de 50 centavos de dólar. O custo de produção de seu sistema automatizado é de cerca de 27 centavos/cabeça contra os 18 centavos/cabeça da produção tradicional. Levando em conta os custos de transporte, a criação de fazendas automatizadas próximas aos centros consumidores torna o preço final atraente.

Nas palavras de Hessel:

"A agricultura é uma indústria de muitos desperdícios atualmente. Pode ser que a única maneira de fazer uma agricultura verdadeiramente sustentável é parar de cultivar as plantas e passar a fabricá-las."


é algo a se pensar, não?

Para Saber Mais:
No Green Acres? Try Skyscrapers

Thursday, September 29, 2005

Aviso aos Navegantes



Depois da Symantec, Microsoft, bancos diversos e a Receita Federal, agora é a vez do Orkut ser usado como isca para espalhar malware.

Recebi hoje um e-mail, aparentemente do Orkut, informando-me que, devido ao mal uso do sistema por terceiros, meu computador havia sido infectado por um vírus. O famigerado e-mail também trazia um link para um suposto limpador para o vírus. é lógico que esse download traz algum tipo de vírus, cavalo de tróia ou outro tipo de malware (não baixei para ver).

Hoje em dia é preciso duvidar de todo e qualquer e-mail que recebemos antes de considerá-lo válido. Uma dica importante é sempre verificar se o link no e-mail aponta para um endereço dentro do website da empresa ou é algum endereço estranho. Normalmente o endereço de destino pode ser visualizado parando o mouse sobre o link e verificando a barra de status do seu programa de e-mails. Este e-mail que citei aponta para o seguinte endereço:

http://tubantersdames.nl/dsd/orkut/orkut.scr

Percebe-se que não é um link para o site do orkut (http://www.orkut.com). Logo, trata-se de um engodo. Segue anexo o texto integral da mensagem como aviso.


Texto do E-mail Fraudulento

Aviso Importante

Devido a mal usos dos serviços, e usuários mal intencionados, a pouco tempo a equipe técnica do Orkut descobriu um virús que está rodando em toda a rede, esse vírus afeta computadores que acessam e já acessaram a pagina do Orkut (www.orkut.com), já estão sendo tomadas providencias para este tipo de ataque, mais temporariamente, estamos disponibilizando um removedor deste, através de:

Faça o download do removedor aqui!!!

Monday, September 12, 2005

Gol a Negócios?

Um aviso àqueles que pensam em usar a Gol para viagens de negócios entre Campinas e Rio. Ela definitivamente possui as menores tarifas no trajeto, mas o grande número de escalas faz deste vôo um prato cheio para atrasos.

Como são muitos aeroportos envolvidos, basta que um deles esteja fechado para que toda uma rota se atrase. Este foi o caso hoje, dia 12 de setembro de 2005. Ainda bem que estou com meu palm para desabafar um pouco.

Vocês não sabem como é frustrante ouvir as chamadas de embarque de vôo após vôo da TAM indo para o mesmo destino enquanto meu avião está preso em Maringá, Curitiba ou outras cidades que antecedem meu trecho na rota desta aeronave...

Salgando nossas fontes de água

Há anos que os EUA tem utilizado sal para manter suas numerosas estradas livres de gelo. Agora, estudos feitos na University of North Carolina mostram que este sal está contaminando as fontes de água potável.

As fontes perto de estradas mantidas com sal estão com um nível de salinidade 100 vezes maior que aquelas longe desses contaminantes. Nos piores casos, o nível de salinidade das fontes chega a 25% do observado na água do mar.

Se nada for feito, as fontes de água potável podem ficar imprestáveis para o consumo ainda neste século. Entre as soluções possíveis está a substituição do sal por areia. Um fator mencionado na pesquisa é que o aquecimento global está reduzindo os períodos em que o uso do sal é necessário, mas este fenômeno tem efeitos colaterais muito mais amplos e sérios.

Ou seja, cada vez mais observa-se que o impacto das ações do homem na direção de tornar sua vida mais confortável podem, em última análise, torná-la mais difícil.

Para Saber Mais:
Road salting makes streams more like seawater

Thursday, August 11, 2005

O Papelão do Google

Logo do GoogleEm uma recente reportagem questionando a quantidade de informação que o Google armazena sobre seus usuários, o repórter Elinor Mills do site de notícias News.com, do grupo C|Net, publicou um relatório da vida pessoal do chefão do Google, o Sr. Eric Schmidt. O interessante é que todas as informações foram obtidas em buscas feitas no Google. é claro que o Sr. Schmidt não gostou da matéria e ordenou uma greve de entrevistas de todo funcionário da empresa contra o News.com e todas as demais empresas do grupo C|Net.

Entre as últimas novidades da rixa, a empresa ZDNet UK, concorrente europeu do C|Net, publicou em seu site uma desculpa prévia ao grupo Google por "agir sob a errônea impressão que a ferramenta de busca do Google era destinada a ajudar a pesquisa de dados públicos". A reportagem vai além no tom jocoso afirmando que "nós [ZDNet UK] nos desculpamos sem reservas e vamos cooperar plenamente em ajudar o Google a mudar a percepção das pessoas de qual é seu papel [na internet], tão logo esta empresa [Google] se sinta capaz de nos comunicar como ela deseja que este papel seja visto.". Está armada a confusão.

Será que o Google irá reabilitar a comunicação com o grupo C|Net? Banir também a ZDNet UK? Não fazer nada? Reabilitar a C|Net significa assumir que errou, não banir a ZDNet UK é ser discriminatório, banir a ZDNet UK pode fazer com que outras agências de notícias sigam o exemplo piorando a recepção pública do Google. A solução do impasse criado é analisar a alternativa menos prejudicial à empresa. Não queria ser eu a ter que tomar esta decisão, muito embora queira os bilhões de dólares do Sr. Eric Schmidt.