Sunday, December 11, 2005

O Fim do Post-It

EverNote

Algumas pessoas que eu conheço não vivem sem um punhado de papéis auto-adesivos com notas para si mesmo coladas em todo lugar, inclusive ao redor do monitor. O representante supremo deste tipo de notas é o famoso Post-It da 3M. O sucesso do Post-It foi tão grande que a 3M desenvolveu até uma versão digital. Existe a versão free (Post-It Software Notes Lite), uma versão standard e a professional, cada uma com um diferente conjunto de recursos. Usar um desses já é um grande avanço sobre a versão em papel, mas alguns recursos ainda fazem falta.

Recentemente descobri um programa do gênero chamado EverNote que, ao meu ver, substitui o Post-It em todas as suas versões. A abordagem deste programa é um pouco diferente, ao invés de várias notas digitais separadas, existe um único bloco na forma de um papiro infinito que abriga todas as notas geradas. Na versão free, existem duas formas de gerar notas, pelo teclado ou copiando e colando de outra fonte (website, documento word, etc). Ao colar uma nota no EverNote, um link automático para a fonte é gerada de modo que sempre é possível voltar ao documento original.

Não existe uma barra de rolagem, mas sim uma barra de velocidades de rolagem, quanto mais longe do centro se clica na barra, mais rápido rola o papiro infinito. Se a rolagem não for rápida o suficiente, pode-se apelar para a busca, que é incremental, ou seja, vai exibindo diferentes partes do papiro enquanto se digita, marcando na tela as ocorrências parciais encontradas no texto.

Outro ponto a favor do EverNote é que nunca é necessário salvar o que se escreve nele, todas as operações são atômicas e escrevem no banco de dados do programa. Nem por isso, uma deleção é definitiva, pois existe o recurso de desfazer operações destrututivas como uma remoção. Uma mão na roda também são os plugins disponíveis para o Mozilla Firefox e Internet Explorer. O plugin se apresenta como mais um botão na barra de ferramentas. Basta selecionar um texto (incluindo imagens) e, ao clicar no botão do EverNote, o trecho selecionado aparece como uma nova nota no programa com a mesma formatação que tinha no navegador. Ao final da nota aparece um link para a página que originou a nota. Para mim este recurso tem sido uma mão na roda para elaborar meus posts no Blog. Não é sempre que leio uma notícia interessante que tenho tempo para sentar e escrever no Blog. Depois de instalar o EverNote, tenho salvado uma ou mais notas sobre o assunto e retornado a elas mais tarde quando tenho tempo.

O EverNote tem também uma versão Plus, paga, que armazena e faz busca em notas feitas à mão, mas, definitivamente, a versão free já me satisfaz. Se você já usa outro programa de notas virtuais ou mesmo se não usa nenhum ainda, eu recomendo fazer um test drive deste software. Quem sabe você não descobre novos usos e me conta sobre eles aqui?

é isso!

No comments:

Post a Comment