Monday, December 20, 2010

Suporte de Leitura e Escrita NTFS no Mac

Hoje precisei configurar meu Mac para ler e escrever uma partição NTFS em um disco externo conectado via USB. O Mac OS X Snow Leopard vem com suporte nativo apenas para leitura de partições NTFS. Eu já havia configurado o acesso de leitura e escrita no passado, mas tive que reaprender pois já não lembrava mais como havia feito isso antes. Assim, resolvi escrever a solução aqui no blog para referências futuras e também como serviço aos colegas internautas.

O segredo para dar este suporte é um projeto Google chamado MacFUSE que implementa uma API para criação de drivers de suporte a sistemas de arquivos que rodam com permissão de usuários comuns no Mac OS X. Em conjunto com driver open source NTFS-3G, é possível ler e escrever partições NTFS em seu Mac.

As instruções de instalação são bastante simples:

  1. Faça o download e instale o MacFUSE.
  2. Faça o download e instale o NTFS-3G para Mac OS X.
  3. Reinicie seu Mac.

Espero que estas dicas sejam úteis para você!


Webjet: Campeã de Atrasos

No último sábado, dia 18/12/2010, peguei o vôo 5790 partindo do Santos Dumont (SDU) no Rio para Brasília (BSB). Este vôo atrasou mais de duas horas. O horário previsto era às 10:28 e o início do embarque só ocorreu por volta das 12:30 e ficamos mais uns 20 minutos dentro da aeronave antes de decolar.

Entre minha chegada no salão de embarque e a hora que embarquei fiquei escrevendo e lendo tweets sobre atrasos da Webjet e vi que o mesmo acontecia em várias partes do país. Hoje, segunda-feira, dia 20/12/2010, tive a curiosidade de visitar o site da Infraero para ver como andava a situação dos atrasos dos vôos no país e, assim como esperava, novamente a Webjet era campeã de atrasos com 49% de seus vôos atrasados (dados até 17:00hs). A segunda colocada nos atrasos era a TAM com distantes 19.4% de atrasos e a Gol figurava em terceiro lugar com 7.8% de atraso.

As mais pontuais foram a Avianca (1.4%) e Azul (3.6%). Recomendo que, antes de comprar as passagens, todos os potenciais passageiros visitem a página de Situação dos Vôos da Infraero para ter uma idéia de como anda a qualidade das companhia com relação à pontualidade. Este é um importante dado que deveria pesar na escolha da companhia aérea. Fica aqui registrado os meus parabéns para a Avianca e Azul que se destacaram como as mais pontuais do dia.


MacBook Air Comprado em Madeireira!

Alguns dias atrás eu estava visitando o novo Shopping Iguatemi de Brasília e vi uma simpática loja de produtos Apple e Apple-compatíveis chamada iPlace.

A loja já tinha à venda os novos notebooks MacBook Air e, após brincar um pouco com o modelo de 11'' com SSD de 128GB, o vendedor me informou que estava havendo uma promoção de inauguração e o MacBook sairia com um desconto de R$ 300,00 (cerca de 8%) com parcelamento em 10 vezes sem juros. Não resisti e acabei comprando este netbook turbinado.

A parte curiosa desta história aconteceu quando cheguei em casa e fui guardar a nota fiscal após um prazeiroso "unboxing" do novo brinquedo: a razão social da iPlace se chama "Madeireira Herval LTDA". Fiquei só imaginando como uma madeireira virou uma revenda de produtos Apple e as diversas transformações no contrato social que a permitiram mudar de ramo de forma tão extrema. Ah se o Steve Jobs descobre esta...


Sunday, December 5, 2010

Destravando um celular Motorola W270

Há algum tempo atrás fiquei uma semana em Macaé a trabalho e levei minha esposa. Neste dia ela esqueceu o celular dela no Rio de Janeiro e ficou tão incomodadada em ficar "incomunicável" que foi na loja Vivo mais próxima e saiu de lá com um chip pré-pago e o celular mais barato que encontrou: um Motorola W270.

De lá para cá, ambos mudamos de operadora (da Vivo para a Oi) e o celular reserva dela está travado na Vivo. Não é preciso dizer que ela não tem mais a nota fiscal de forma que não foi possível desbloqueá-lo na Vivo (tentamos isso hoje). Assim, a tarefa de desbloqueio sobrou para mim. Minhas primeiras buscas no Google sobre como desbloquear esse aparelho me levaram a um monte de serviços de desbloqueio online além de links para longas discussões em forums indicando um ou outro serviço online além de um tal programa de destravamento chamado de Crux Unlock. Até fiz uma busca sobre onde encontrar o programa Crux Unlock, mas todos os links que encontrei em sites de download tinham comentários inflamados de outros downloaders reclamando que tratava-se de um cavalo de tróia e/ou vírus e acabei achando mais prudente usar um serviço pago, mesmo porque eu já usei este tipo de serviço no passado.

Quanto aos serviços de desbloqueio online, todos possuem mais ou menos o mesmo modus operandi: você insere seu IMEI em uma caixa de diálogo, avança algumas telas e paga o serviço com seu cartão de crédito. Se tudo der certo, você receberá um e-mail com o código de desbloqueio e instruções de como realizá-lo em seu celular. Vi preços online variando de 10 USD a mais de 50 USD, é impressionante como tem pessoas na rede vivendo disso. A competição é tão grande que fica difícil separar o joio do trigo em um mundo onde todo mundo faz SEO (Search Engine Optimization). Acabei optando pelo gsmliberty, pois tinha um preço aceitável (9.99 USD), aceitava pagamento via PayPal, um intermediário que confio para lidar com meu cartão de crédito e porque eu já havia lido em algum lugar sobre este serviço. Por enquanto eu já recebi a confirmação do pedido e um link para acompanhar o andamento do processo, mas ainda não recebi o código de desbloqueio. Lhes manterei informados de meus progressos.


Saturday, December 4, 2010

Mudança de Operadora de Celular

Depois de passar mais de dois anos com a operadora Vivo e ter meu consumo de dados pelo celular aumentando consistentemente, resolvi procurar por opções mais baratas no mercado e acabei migrando para a Oi.


Já estou há 30 dias na nova operadora e percebi que estou sim economizando, mas a qualidade da nova rede de dados deixa um pouco a desejar. No geral a velocidade e estabilidade da conexão é inferior ao que eu vinha obtendo na Vivo, mas, com a economia obtida, estou achando que valeu a pena.


Escolhi a Oi porque a Vivo não tem muitas opções para quem consome cerca de 4.5 GB/mês pelo celular (sim, eu o uso como modem durante o dia) e o plano da TIM só é ilimitado para uso de redes sociais, o que não acesso no período de trabalho. Outra razão de escolher a Oi é que eles não tem fidelização no seu contrato. Qualquer plano que eu pegasse de outra operadora viria com uma algema de um ano na forma de multa de recisão de contrato.


Ainda não estou certo que permanecerei na Oi por muito tempo, mas acho importante analisar sempre o custo das contas que se recebe e pesquisar se não existem opções melhores na concorrência. Esta é a única forma que nós consumidores temos de forçar mais competição no mercado resultando em menor preço e mais qualidade nos serviços. é isso!