Wednesday, August 2, 2006

Ubuntu - Problemas no WiFi após upgrade de Breezy Badger para Dapper Drake

Caros leitores,

   Hoje consegui resolver um problema que há muito me afligia desde que fiz o upgrade do meu Ubuntu 5.10 (Breezy Badger) para 6.06 (Dapper Drake). Na transição, minha rede sem fio (access point, WEP, 64-bits) deixou de funcionar. Tenho um notebook HP Compaq nx7010 com uma placa de rede sem fio Intel Pro/Wireless 2200, comum em sistemas baseados no processador Intel Centrino.

   O que acontecia era que o programa de configuração da rede corretamente enxergava as redes disponíveis (três, em minha região), mas não conseguia contectar a nenhuma. Depois de muito pesquisar, descobri que aparentemente o driver da minha placa, ipw2200, carregava corretamente sem erros, mas simplesmente não funcionava o que sugeria tratar-se de um problema de configuração. Sendo assim, usei o apt-cache para procurar todos os pacotes que lidavam com redes sem fio no Ubuntu, e achei o wlassistant, um assistente KDE para a configuração de redes sem fio. Fiz a instalação via apt-get e depois rodei o programa. Após rodar o assistente, a rede voltou a funcionar como se nada houvesse acontecido. Assim, se você estiver enfrentando um problema semelhante em seu Linux, ou seja, seu driver parece funcionar mas a rede não conecta, experimente rodar o wlassistant. é isso!

1 comment: