Friday, March 4, 2011

Upgrade do HD do meu MacBook Pro Unibody

Há algum tempo pensei em fazer um upgrade no meu MacBook Pro unibody de 13'' (mid 2009) substituindo meu velho HD Sata 2 de 250GB por um SSD para melhorar o desempenho do sistema. Essa vontade só aumentou depois que vi o desempenho do MacBook Pro que meu pai comprou para ele já com SSD de fábrica (128GB). Fiquei abismado com a velocidade de boot, shutdown e de carga dos aplicativos que simplesmente demoravam bem mais no meu Mac, muito embora meu Mac seja bem mais rápido que o Windows no notebook do trabalho, mas isso é uma outra história...

O que me fez esperar para realizar o upgrade foi o alto preço destes dispositivos e sua relativa baixa capacidade de armazenamento. Finalmente o preço destes dispositivos baixou o suficiente para que eu pudesse comprar um SSD de capacidade e preço aceitáveis. Os modelos de SSD mais cobiçados no mercado parecem ser os da Intel e da Corsair e seus preços refletem esta noção. Também fiquei tentado em comprar um drive híbrido da Seagate que sairia bem mais barato e com alguns benefícios do SSD, mas decidi que se minha expectativa era ter um desempenho do SSD, eu deveria comprar um e acabei optando por um Kingston SSD Now V100 de 256GB que adquiri no Mercado Livre.


Me senti preparado para fazer o upgrade pessoalmente após consultar o manual relevante no site iFixIt.com, uma referência para consertos e upgrades no mundo da maçã. Por lá, descobri que eu precisava de uma chave Philips #00 e uma chave Torx T6 para fazer o serviço. De posse do SSD e das ferramentas, fui adiante com o serviço. Todo o processo levou várias horas (restaurar 160GB em um disco novo via rede não é bolinho), mas enfim estou com o disco atualizado. Escreverei atualizações sobre os resultados como comentários neste post. Segue um conjunto de fotos da empreitada.










4 comments:

  1. Ivan Sergio Freire de SousaMarch 5, 2011 at 6:38 AM

    Sergio,

    Gostei do seu relato na troca do seu antigo HD Sata 2 de 250GB por um SSD. Primeiramente, por estar muito bem escrito. Em segundo lugar, por você ter superado todas as dificuldades: da busca das ferramentas apropriadas à restauração dos 160GB em um disco novo via rede. Parabéns!

    ReplyDelete
  2. Já tive algum tempo de avaliar o resultado da mudança, seguem alguns ponto altos (e baixos) da mudança:


    A restauração do time machine não foi 100% com sucesso. Fiquei com um HD que não bootava. Optei por reinstalar o sistema achando que teria que refazer a restauração do time machine novamente, mas a reinstalação do sistema apenas consertou o boot. Enfim, um ligeiro contratempo.
    A carga de quase todos os aplicativos ficou instantânea. Os que mais demoram (e já demoravam mais antes) são: Skype e Blogo (ferramenta para publicação em blogs). Aplicativos Office 2011 carregam instantaneamente.
    O tempo de boot reduziu bastante, não ficou instantâneo como a carga de aplicativos, mas melhorou muito.
    Em contraste, o redução do tempo de shutdown foi impressionante. Acho que entre meu pedido de desligamento do computador e sua realização, não passam mais que 5 segundos.


    Em resumo, fiquei bastante satisfeito com a mudança e recomendo a atualização para todos que ainda possuem HDs tradicionais. Para quem não pode possuir HDs com menos que 500GB ou 1TB, eu recomendo usar um SSD para o sistema operacional e um HD tradicional para seus dados. Se não for possível instalar mais que um HD, experimente a solução híbrida da Seagate que, com o tempo, terá melhores desempenhos de boot e utilização com a fração SSD de sua solução.

    ReplyDelete
  3. Boa noite, Sérgio!
    Tudo bem?!

    Muito legal e bem descrito seu post!

    Tenho um Macbook (Branco), tem processador de 2.26 GHz Intel Core 2 Duo, e a memória é de 2GB 1067 MHz DDR3.

    Uso alguns softwares de audio (DJ), e recentemente fui fazer alguns testes com softwares para rodar clipes, mas começou a travar... No software há um medidor do processador, que chegava no pico!

    Você acha que fazendo essa mudança no HD eu conseguiria otimizar isso? Os videos ficam todos no meu HD.

    Abraço!
    Ciro.

    ReplyDelete
  4. Olá Ciro, quando você diz que o seu Macbook trava, eu penso que você diz que o famoso carrossel colorido fica girando, é isso mesmo? Se for este o caso, não acho que mais espaço no HD vai resolver, o que deve estar faltando neste caso é CPU ou memória RAM. Abra um Terminal no Macbook e digite o comando "top". Ele deve mostrar quanto de CPU os principais (top) processos estão consumindo. Abra então o iPhoto e coloque as janelas (iPhoto e Terminal) lado a lado e veja se os travamentos se relacionam com CPU em 100% no iPhoto. Veja também no cabeçalho da saída do "top" se a memória free cai para 0M (última informação da linha PhysMem) quando o carrossel aciona. No primeiro caso falta CPU e a solução é só fazer o upgrade de máquina. No segundo caso, um upgrade de memória deve amenizar ou resolver o problema. Este último upgrade é o mais fácil de fazer nos notebooks em geral. Também deve ser o upgrade mais barato.

    ReplyDelete