Sunday, September 16, 2007

Claro: Consulta Gratuita do Saldo de Créditos

Comprei recentemente uma linha de celular pré-pago da Claro e eu estava tentando descobrir no site da empresa uma forma de consultar o saldo de créditos e também sua validade. Como é de costume na Claro, o site só disponibiliza formas pagas de se fazer certas tarefas, assim só encontrei a informação que isto poderia ser feito ligando para o serviço *500 e que a consulta custaria R$ 0,50.

Achei um absurdo o serviço ser pago sendo que estou usando a rede da própria operadora para fazer a consulta. O fato é que eu tinha a informação prévia dada pelo meu irmão que existe um conjunto de números que faz a pesquisa diretamente via rede sem fazer ligação alguma e que este serviço era gratuito.

Procurando via Google, descobri no Fórum do Clube do Hardware que os números para consulta destes dados são: *544# e *545#. Basta digitar um destes números e fazer a chamada. Isto irá enviar uma solicitação pela rede que será respondida com uma mensagem também de rede (não via SMS). Esta é uma informação muito importante para quem tem celular pré-pago da Claro. Usem e abusem da dica!


Technorati :


Powered by Zoundry

Friday, September 14, 2007

Lista de Emails da Capes Tem Descadastramento Fantasma

Recebi hoje mais um dos e-mails da lista de discentes da Capes, apesar de já ter concluído meu curso de mestrado e não ser mais aluno. Felizmente havia um link no e-mail para se descadastrar. Ao dar de cara com uma página contendo uma pequena caixa de texto rotulada: "Digite o seu e-mail:" e um botão "Descadastrar", logo suspeitei que tratava-se de uma página sem ligação direta com o banco de dados. Testei minha hipótese digitando o seguinte e-mail falso: 123@345.com.br. Ao clicar no botão "Descadastrar", fui levado a uma página que dizia "Seu e-mail foi descadastrado com sucesso!".


Fiquei realmente decepcionado com o amadorismo do mecanismo de gerenciamento de listas da Capes. Hoje mesmo, ao me descadastrar de mais uma lista de e-mails da UNICAMP, eu tinha a opção de logar no sistema e me descadastrar ou então solicitar o envio de uma mensagem contendo um link para descadastro para o e-mail. Espero que a Capes faça um sistema de gerenciamento de listas mais eficiente, que tal contratar uma consultoria do Centro de Computação da UNICAMP? Fica aqui a dica. Para aqueles curiosos em ver por si mesmos a janela de descadastramento, basta clicar neste link.


Powered by Zoundry

Monday, September 3, 2007

Hábitos e Coisas Que Me Enervam no Rio de Janeiro

Desde que cheguei para morar no Rio, algumas hábitos do povo carioca e particularidades da cidade tem me causado estranheza. Cito alguns aqui:


  • Ao cruzar faixas de pedestres, sempre há aqueles que cruzam na diagonal cortando na frente de todo mundo. é muito comum alguém aguardar o sinal fechar à minha esquerda e, ao abrir, me cortar a frente para seguir à direita.
  • No metrô, o lado direito é sempre o do fluxo e o esquerdo do contra-fluxo. Na verdade, há até adesivos na porta identificando qual lado é de saída e qual é o de entrada, mas ao chegar em uma estação, você tem que lutar contra os desesperados que ficam tentando entrar por todos os lados.
  • Nas estações de metrô onde há plataformas diferenciadas de embarque e desembarque, tem sempre aqueles que ficam aguardando na plataforma de desembarque para fazer o embarque na esperança de conseguir um assento vago. Estes são especialmente desesperados para entrar no vagão antes que a porta de embarque abra.
  • Cada canto da cidade tem um odor específico, e nunca um bom odor. Acho que a cidade é um paraíso para os caninos, mas o meu olfato sofre.
  • No Botafogo Praia Shopping, a logística das escadas rolantes são um terror. Subir os andares é a coisa mais fácil, mas tente achar uma para descer. Lá, chega-se ao cúmulo de ter um dos cantos do shopping com duas escadas rolantes, uma subindo e a outra também. Perguntando ao segurança do shopping a razão daquilo, ele confessou: "é uma queshtão dgi marketching". Tava explicado!

Pode parecer que não estou me adaptando à cidade, mas estou sim. Um dia desses paro para escrever as coisas interessantes sobre o Rio. Acontece que o depoimento do que me enerva estava cozinhando a mais tempo no fundo de minha mente. Saudações cariocas!