Monday, September 3, 2007

Hábitos e Coisas Que Me Enervam no Rio de Janeiro

Desde que cheguei para morar no Rio, algumas hábitos do povo carioca e particularidades da cidade tem me causado estranheza. Cito alguns aqui:


  • Ao cruzar faixas de pedestres, sempre há aqueles que cruzam na diagonal cortando na frente de todo mundo. é muito comum alguém aguardar o sinal fechar à minha esquerda e, ao abrir, me cortar a frente para seguir à direita.
  • No metrô, o lado direito é sempre o do fluxo e o esquerdo do contra-fluxo. Na verdade, há até adesivos na porta identificando qual lado é de saída e qual é o de entrada, mas ao chegar em uma estação, você tem que lutar contra os desesperados que ficam tentando entrar por todos os lados.
  • Nas estações de metrô onde há plataformas diferenciadas de embarque e desembarque, tem sempre aqueles que ficam aguardando na plataforma de desembarque para fazer o embarque na esperança de conseguir um assento vago. Estes são especialmente desesperados para entrar no vagão antes que a porta de embarque abra.
  • Cada canto da cidade tem um odor específico, e nunca um bom odor. Acho que a cidade é um paraíso para os caninos, mas o meu olfato sofre.
  • No Botafogo Praia Shopping, a logística das escadas rolantes são um terror. Subir os andares é a coisa mais fácil, mas tente achar uma para descer. Lá, chega-se ao cúmulo de ter um dos cantos do shopping com duas escadas rolantes, uma subindo e a outra também. Perguntando ao segurança do shopping a razão daquilo, ele confessou: "é uma queshtão dgi marketching". Tava explicado!

Pode parecer que não estou me adaptando à cidade, mas estou sim. Um dia desses paro para escrever as coisas interessantes sobre o Rio. Acontece que o depoimento do que me enerva estava cozinhando a mais tempo no fundo de minha mente. Saudações cariocas!

No comments:

Post a Comment