Saturday, February 19, 2011

Aplicativos Twitter Suspensos

Já tem um tempo que uso o Twidroyd Pro (aplicativo pago) como cliente Twitter nos meus celulares Android. Hoje ao abrir o Twidroyd me deparei com apenas 3 novos tweets do usuário "Support", um dos quais dizia: li um tweet no meu celular dizendo o seguinte: "UberTwitter, twidroyd, and UberCurrent have been suspended due to policy violations. Read more here: http://t.co/HHGa9k1".

O link aponta para uma página de suporte do próprio Twitter que repete o aviso do tweet acima e que continua informando que "milhares de aplicações que violam as políticas são suspensas todos os dias. Normalmente estes aplicativos são usados por um pequeno número de usuários. Nós estamos tomando esta atitude não usual de compartilhar isso com você porque a suspensão de hoje pode afetar um grande número de pessoas".

Até aí tudo bem, se feriram a política de como aplicativos devem se "comportar" ao acessar os servidores Twitter, que sejam bloqueados. O curioso desta comunicação é que ela começa e termina fazendo propaganda dos aplicativos oficiais para Blackberry, iPhone e Android. Dependendo do tempo que levar para os aplicativos bloqueados lançarem atualizações que sejam aprovadas pelo Twitter, muitos fiéis usuários destas ferramentas podem acabar migrando para os aplicativos oficiais.

Achei que teria sido mais ético que a empresa usasse a página para dar mais detalhes do ocorrido e, somente então, informar formas alternativas de se conectar através de dispositivos móveis, preferencialmente em um link para outra página existente. Em retaliação, não baixei o aplicativo oficial e acabei instalando o Seesmic, aplicativo que eu usava antes de migrar para o Twidroyd.

Por último, resolvi entrar na página de suporte do Twidroyd e encontrei o seguinte aviso sob o título "Twidroyd's Twitter Suspension - Temporary": "Thank you for your continued support. We have heard Twitter's feedback and are dedicated to addressing their concerns as quickly as possible. Fortunately, the changes we need to make are small and we fully expect to be back online shortly." Vamos torcer para tudo se resolver o quanto antes.


Saturday, February 5, 2011

Gingerbread no Samsung Galaxy S

Ontem passei horas tentando encontrar uma forma de atualizar meu Samsung Galaxy S (SGS) de Froyo (Android 2.2) para Gingerbread (Android 2.3). Depois de muitas tentativas frustradas e uma tentativa de root (conseguir permissão de administrador no Android) que deixou meu SGS uma carroça, eu finalmente encontrei um conjunto de arquivos e instruções que deram certo ao ler este post no blog Apopovici.

Essencialmente a solução passa pelos seguintes passos:

  • Fazer o donwload do conjunto de arquivos de atualização e a ferramenta de comunicação com o celular, Odin.
  • Colocar o SGS em modo de download.
  • Usar o Odin para atualizar o firmware do celular.

As duas maiores dificuldades que tive para fazer tudo funcionar foram que meu SGS Vivo não possui uma combinação de teclas que o coloque em modo de recuperação ou de download e que este telefone exige um conjunto gigantesco de drivers USB para serem instalados e nada vai funcionar como deveria se todos eles não estiverem bem instalados.

Para quem está com dificuldades de fazer com que o Odin reconheça o celular, recomendo ligar a depuração USB (Menu, Configurações, Desenvolvimento, Depuração de USB) e, somente então, conectar o SGS via USB no micro.

Quanto ao problema de colocar o SGS em modo de download para que o Odin, além de detectar o aparelho, consiga fazer o flash do firmware, instale o Android SDK a partir do site Android para desenvolvedores (o Java Development Kit é um pré-requisito), abra a aplicação Android SDK e instale o componente Android Platform Tools. Este procedimento irá instalar a ferramenta ADB (Android Debug Bridge) que funciona a partir de console (CMD no windows, ou um terminal para sistemas baseados em Unix). A ferramenta adb está dentro do diretório de instalação do Android SDK sob o diretório platform-tools. Os comandos de interesse são:

adb reboot download
Reboota o SGS colocando-o em modo de download, pronto para fazer o flash do firmware.
adb reboot recovery
Reboota o SGS colocando-o em modo de restauração onde arquivos update.zip localizados na raiz da memória interna podem ser instalados.

Bom, acredito que com estas dicas e o excelente conjunto de instruções do blog Apopovici, curiosos como eu possam fazer a atualização de seus celulares para o Gingerbread.

Saudações Andróides,
Sergio Sousa