Já tem um tempo que uso o Twidroyd Pro (aplicativo pago) como cliente Twitter nos meus celulares Android. Hoje ao abrir o Twidroyd me deparei com apenas 3 novos tweets do usuário "Support", um dos quais dizia: li um tweet no meu celular dizendo o seguinte: "UberTwitter, twidroyd, and UberCurrent have been suspended due to policy violations. Read more here: http://t.co/HHGa9k1".
O link aponta para uma página de suporte do próprio Twitter que repete o aviso do tweet acima e que continua informando que "milhares de aplicações que violam as políticas são suspensas todos os dias. Normalmente estes aplicativos são usados por um pequeno número de usuários. Nós estamos tomando esta atitude não usual de compartilhar isso com você porque a suspensão de hoje pode afetar um grande número de pessoas".
Até aí tudo bem, se feriram a política de como aplicativos devem se "comportar" ao acessar os servidores Twitter, que sejam bloqueados. O curioso desta comunicação é que ela começa e termina fazendo propaganda dos aplicativos oficiais para Blackberry, iPhone e Android. Dependendo do tempo que levar para os aplicativos bloqueados lançarem atualizações que sejam aprovadas pelo Twitter, muitos fiéis usuários destas ferramentas podem acabar migrando para os aplicativos oficiais.
Achei que teria sido mais ético que a empresa usasse a página para dar mais detalhes do ocorrido e, somente então, informar formas alternativas de se conectar através de dispositivos móveis, preferencialmente em um link para outra página existente. Em retaliação, não baixei o aplicativo oficial e acabei instalando o Seesmic, aplicativo que eu usava antes de migrar para o Twidroyd.
Por último, resolvi entrar na página de suporte do Twidroyd e encontrei o seguinte aviso sob o título "Twidroyd's Twitter Suspension - Temporary": "Thank you for your continued support. We have heard Twitter's feedback and are dedicated to addressing their concerns as quickly as possible. Fortunately, the changes we need to make are small and we fully expect to be back online shortly." Vamos torcer para tudo se resolver o quanto antes.