Saturday, February 5, 2011

Gingerbread no Samsung Galaxy S

Ontem passei horas tentando encontrar uma forma de atualizar meu Samsung Galaxy S (SGS) de Froyo (Android 2.2) para Gingerbread (Android 2.3). Depois de muitas tentativas frustradas e uma tentativa de root (conseguir permissão de administrador no Android) que deixou meu SGS uma carroça, eu finalmente encontrei um conjunto de arquivos e instruções que deram certo ao ler este post no blog Apopovici.

Essencialmente a solução passa pelos seguintes passos:

  • Fazer o donwload do conjunto de arquivos de atualização e a ferramenta de comunicação com o celular, Odin.
  • Colocar o SGS em modo de download.
  • Usar o Odin para atualizar o firmware do celular.

As duas maiores dificuldades que tive para fazer tudo funcionar foram que meu SGS Vivo não possui uma combinação de teclas que o coloque em modo de recuperação ou de download e que este telefone exige um conjunto gigantesco de drivers USB para serem instalados e nada vai funcionar como deveria se todos eles não estiverem bem instalados.

Para quem está com dificuldades de fazer com que o Odin reconheça o celular, recomendo ligar a depuração USB (Menu, Configurações, Desenvolvimento, Depuração de USB) e, somente então, conectar o SGS via USB no micro.

Quanto ao problema de colocar o SGS em modo de download para que o Odin, além de detectar o aparelho, consiga fazer o flash do firmware, instale o Android SDK a partir do site Android para desenvolvedores (o Java Development Kit é um pré-requisito), abra a aplicação Android SDK e instale o componente Android Platform Tools. Este procedimento irá instalar a ferramenta ADB (Android Debug Bridge) que funciona a partir de console (CMD no windows, ou um terminal para sistemas baseados em Unix). A ferramenta adb está dentro do diretório de instalação do Android SDK sob o diretório platform-tools. Os comandos de interesse são:

adb reboot download
Reboota o SGS colocando-o em modo de download, pronto para fazer o flash do firmware.
adb reboot recovery
Reboota o SGS colocando-o em modo de restauração onde arquivos update.zip localizados na raiz da memória interna podem ser instalados.

Bom, acredito que com estas dicas e o excelente conjunto de instruções do blog Apopovici, curiosos como eu possam fazer a atualização de seus celulares para o Gingerbread.

Saudações Andróides,
Sergio Sousa


19 comments:

  1. Com o Gingerbread o GPS ficou 100%? Sabe se a Samsung se pronunciou sobre o bug do GPS no Galaxy S?

    ReplyDelete
  2. O GPS do SGS me parece uma causa perdida. A melhor resolução que consigo nele é de cerca de 50 metros. Realmente um dos piores aspectos do Galaxy S.

    ReplyDelete
  3. Oii Sergio

    Trabalho numa empresa de TELECOM, e não estava sabendo desse problema em relação ao GPS do Galaxy. Foi muito legal saber essa informação e tambem adorei seu blog.Parabens.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Olá Maria,

    Acho que não pesquisei o suficiente antes de comprar o Galaxy S. O test drive na loja foi muito bom, mas não testei o GPS por não estar ao ar livre... No final do mês estarei nos EUA e devo trazer um Nexus S para mim. Vou passar o SGS com Gingerbread adiante para quem não pretende usá-lo como navegador.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  5. olá Sérgio Henrique tenho um notícia boa O navegador N-Driver funciona perfeito com menos de 2 metros de erro a nunca cai conexão tenho fryo 2.2 no Galaxy s i9000b e com mais tempo enviarei o o link com o crack 100% funcionando atée

    ReplyDelete
  6. Amauri,

    Obrigado pela informação. Só peço que você não poste aqui informações sobre cracks. Acho que devemos incentivar os desenvolvedores de aplicativos de qualidade pagando por eles e por isso não permito este tipo de informação no blog, OK?

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  7. Desculpa ok ,só queria ajudar ...estou com um galaxy s 9000b de um cliente meu e deu brick funciona o Downloading más não reconhece Odin lembrando que tenho os drivers INSTALADO tem alguma ideia?

    ReplyDelete
  8. Resolvido!!! galaxy s brasileiro só reconhece Odin 3=1.30 forte abraço !

    ReplyDelete
  9. Senhores,

    Este tutorial leva a crer que estamos falando do celular Galaxy S, mas os print-screen mostram o Odin trabalhando com o Galaxy Tab.

    Alguém aí tem o Gingerbread funcionando no celular Galaxy S ?

    Uma boa iniciativa, mas essa dúvida me impede de seguir em frente e deixar o Odin gravar no meu cel.

    Abraço,

    ReplyDelete
  10. Ok,
    Criei coragem e instalei, funcionou.

    A versão que diz ser Gingerbread, tem cara de gingerbread, mas no "About" do telefone diz que é froyo.

    ReplyDelete
  11. Olá Tiao,

    Como me parece claro, eu mesmo fiz a instalação e postei as instruções que segui para chegar lá.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  12. Tiao,

    Você tem razão, o sistema informa que o build é o Froyo (Android 2.2). Duas coisas podem estar acontecendo: ou o build é baseado mesmo no Froyo e teve partes do Gingerbread incorporadas, ou o release foi baseado no Gingerbread e o registro foi manipulado para Froyo para que, quando a atualização Gingerbread sair para o Galaxy S, para que ela possa ser instalada via Samsung Kies.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  13. Valeu Sérgio,

    Obrigado pelo post, meu SGS é outro, mudar de 2.1 para 2.2 faz uma diferença incrível, principalmente com esse build personalizado com cara de Gingerbread.

    Valeu mesmo, recomendo a todos.

    Abraço,

    ReplyDelete
  14. achei que o telefone ficou mais lento..o touchscreen parece pior...

    vou testar por mais alguns dias, se continuar assim vou voltar pro froyo...

    alguem achou isso tb?

    ReplyDelete
  15. Caros, como o gingerbread ainda não tem versão brasileira oficial, esta atualização faz com que o SGS perca a função de TV digital ?

    ReplyDelete
  16. A TV digital ainda funciona, mas o aplicativo Layar não está neste release...

    ReplyDelete
  17. Sergio
    Ainda estou com a versao 2.1 e quero atualiza-la. Quando entro no kies, ele me informa que ja existem as outras. Se tento atualizar, aparece a mensagem que deverei fazer duas atualizacoes seguidas, de eclair para froyo, e froyo pra gingerbread. O problema eh que apos eu dar ok, ha uma transf. de dados rapida e depois a barra de atualizacao nunca sai do lugar. O galaxy s fica com aquela tela com o robo com uma pa, dizendo que esta atualizando, mas horas e horas e nada.

    Meu galaxy s eu comprei nos eua, desbloqueado. Eh o I9000TUBJG7, kernel 2.6.29, compilacao ECLAIR.UBJG5, versao de firmware 2.1-update1.

    Vc teria alguma dica para me ajudar... grato.

    ReplyDelete
  18. Comprei o Galaxy S e baixei o Kies no site da Samsung.
    Acabei de atualizar e ficou perfeito=2.3.3.
    Fácil e rápido.

    ReplyDelete
  19. Beleza Marcus, levou só 6 meses para a Samsung disponibilizar o Gingerbread no Kies. Se você reparar bem, este post foi escrito em fevereiro. Obrigado pela informação.

    ReplyDelete