Tuesday, January 23, 2007

Mais um Scam Envolvendo o Orkut

Hoje recebi a seguinte mensagem, supostamente do Orkut, no meu Gmail:

Problemas com sua conta.

Prezado usuário,


Houve uma denuncia contra o seu profille alegando usar dados ilegais e sua conta será banida em 72h por motivos de irregularidade.



Você está utilizando dados não autorizados. Para que sua conta não seja excluida do sistema, Baixe Seu Profile AQUI e siga as instruções no SAC.

Atenção: Seu prazo para regularização é de 72h.

Atenciosamente
Orkut.com

Não é preciso dizer que tratava-se de mais um scam (fraude) usando o nome do Orkut. O tal arquivo de profile aponta para um arquivo chamado video.exe que, certamente, contém algum vírus ou cavalo-de-tróia.

Pela quantidade de e-mails desta sorte que eu recebo, me parece que os usuários do Orkut são mais fáceis de enganar que os de outras comunidades, ou então esta comunidade é simplesmente muito mais popular que as demais (tendo mais vítimas em potencial). Qualquer que seja a razão, nunca acredite em qualquer e-mail que você receba com Orkut no texto, em 99% dos casos, será mentira mesmo. Quando em dúvida, logue no seu perfil do Orkut e procure por mensagens do sistema por lá. Se não houver nada, você estará seguro.

5 comments:

  1. [...] Como de costume, trata-se de mais uma tentativa de me fazer instalar um cavalo de tróia em meu micro. Diferentemente do que eu fiz com o último scam recebido, o do Orkut, resolvi baixar o anexo (listadepocos.exe) e verificá-lo contra vírus com o AVG. [...]

    ReplyDelete
  2. recebi uma mensagem parecida com a descrita só que não mandava baixar meu profile, mandava apenas eu clicar para acessar o sac, e o prazo era de 48 horas, não sei o que fazer, será que é virus, pq quando a equipe do orkut tem que avisar sobre alguma coisa, como eles avisam

    ReplyDelete
  3. Olá Tatiane,

    O orkut dá notícias em sua própria página pessoal do site. Já viu aqueles avisos de novidades e afins? Nunca clique em links de e-mails. Possivelmente se você passar o mouse sobre o link, verá que a URL não aponta para o site do orkut, mas outro.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  4. eu estou com um problema em meu micro que ao tentar nagevar na pagina do site www.orkut.com aparece uma mensagem que eu acho que voce ja deve ter ouvido falar que diz o seguinte:Problemas com sua conta.

    Prezado usuário,

    Orkut está disponibilizando um upgrade para usuários do Sistema Operacional Windows (todas as versões), visando o fim das telas de Bad Server, ContraSpamm, Virús e outros erros. O patch corrige os cookies de sessão, fazendo com que estes não expirem, ou seja: será estabelecida uma conexão permanente com o servidor, deixando de lado o timeout que causa as telas de Bad Server. Para instalar clique no link ao lado.

    Você está utilizando dados não autorizados. Para que sua conta não seja excluida do sistema, Clique aqui e siga as instruções no SAC.

    Atenção: Seu prazo para regularização é de 72h.

    Atenciosamente
    Orkut.com

    mas o problema foi q uma vez clicado me parece ter sido contaminado o pc, porem, agora todas as vezes que tentamos entrar nesse site aparece essa mensagem e nao estamos conseguindo logar,pois a mensagem aparece e na tela permanece.O que eu devo fazer sobre esse assunto,pois fiz o escaneamento do anti virus duas vezes e me parece que nao resolveu.
    Por favor se voce tiver a solucao me mande,pois ficarei muito grata.
    obrigada

    ReplyDelete
  5. Cara Nikita,

    é possível que o endereço www.orkut.com tenha sido seq

    ReplyDelete