Tuesday, February 7, 2006

Virtua limita P2P

Sou usuário de longa data do serviço Virtua aqui em Campinas/SP e recentemente migrei minha conexão banda larga de 300 kbps para 2 Mbps, ou seja, um aumento de 560% na velocidade de conexão. Gostei bastante das velocidades de download que estava conseguindo na Web mas junto com a migração veio a grande decepção: meus downloads via redes P2P como Gnutella, ed2k e bittorrent cairam drasticamente. Se antes eu conseguia downloads de até 40 kB/s, agora só consigo míseros 12 kB/s em média. Passei um bom tempo reconfigurando meu firewall, as conexões do Windows e tudo mais até fazer uma pequena busca no Google com as palavras-chave virtua e bittorrent. O que vi foi uma chuva de links de pessoas que, assim como eu, migraram para o novo plano e ficaram a ver navios com os novos filtros anti P2P que o Virtua parece ter instalado. Aparentemente nem todos os pontos virtua foram afetados, mas a maioria está sim limitada.

O que está claro é que diversos provedores de internet pelo mundo estão usando técnica de modelagem de tráfego (traffic shaping) para limitar a banda de protocolos P2P como o do bittorrent. Essencialmente, o cabeçalho dos pacotes que trafegam pelo provedor são inspecionados, se forem de tráfego P2P, eles perdem a prioridade para outros pacotes como HTTP e FTP. A alegação dos  provedores é que os protocolos P2P entopem a largura de banda de seus servidores e comprometem a qualidade do serviço oferecido. Isto é uma boa notícia para aqueles que só acessam a web, lêem e-mails e de vez em quando baixam arquivos (somente via web ou FTP), mas para o resto de nós isto é uma afronta. Pessoalmente, sou contra a limitação de banda pelos seguintes motivos:
  1. Quando contratei o serviço, garantiram para mim uma certa velocidade de conexão, no caso 2 Mbps. Em nenhum momento disseram que eu teria a banda fracionada por tipo de uso que faço dela.
  2. Costumo baixar e testar diversas distribuições de Linux assim que estas se fazem disponíveis e o bittorrent tem cada vez mais sido a forma padrão de distribuição dos CDs visto nenhum servidor comum web é capaz de suportar a demanda nos primeiros dias de lançamento.
  3. A possibilidade de acelerar meus downloads via P2P foi um importante fator na minha migração para o novo plano.
  4. Se não consigo boas taxas de download em um ou outro programa, considero que a minha qualidade de serviço foi afetada.
  5. Não gosto de cláusulas contratuais pouco divulgadas como a possibilidade de limitar certos protocolos em detrimento de outros, se uma qualidade de serviço precisa ser garantida, que se faça investimentos em infra-estrutura e não use subterfúgios como a modelagem de tráfego para garantir tráfego interativo como web e outros protocolos.
Assim, como uma série de usuários do Virtua, me sinto totalmente enganado pela NET com os planos Megaflash. Existem relatos na web de formas alternativas de burlar a limitação imposta pelo provedor, mas nenhuma delas funcionou 100% comigo. A título de informação, cito algumas soluções apontadas por alguns internautas:
  • Alguns afirmam que nem todas as portas são limitadas pelo Virtua, em particular a porta 1720 (porta de dados utilizada por programas de voz como o Net Meeting) foi mencionada como livre de limitação.
  • Outros recomendam o uso de programas bittorrent que criptografam o cabeçalho de seus pacotes. A idéia é confundir os filtros de modo que eles não consigam identificar que tipo de pacote está trafegando. As limitações desta abordagem são:
  • Não existe um único padrão de criptografar os cabeçalhos.
  • O primeiro programa a suportar isso parece ter sido o BitComet, a partir da versão 0.61, mas este programa foi banido de muitos trackers torrent por não limitar o uso da rede DHT para torrents supostamente privados (que exigem o login de usuários no site do tracker para fazer download).
  • Um padrão mais aceito de criptografia está em desenvolvimento tanto no Azureus quanto no ?torrent (micro torrent), mas não consegui habilitar este recurso no Azureus.
  • Enquanto não houver um padrão universalmente aceito, o número de peers em um swarm bittorrent fica limitado àqueles que usam um cliente compatível com o seu.
Neste momento, estou a combinação que melhor funcionou para mim foi a seguinte:
  • Cliente: BitComet 0.61.
  • Porta de Entrada/Saída: 23042
  • Sem limite de banda de entrada ou saída
  • DHT ligado
  • Protocol Header Encrypt (Anti BT Protocol filter): Always
  • Resultado obtido:
  • Pico de transferência: 120 kB/s (2 downloads com muitos seeds e peers).
  • Taxa média 40 kB/s.
Nestas configurações, praticamente só me conecto com outros clientes BitComet. Não consegui resultados muito bons com o ?torrent e não vi nem onde ativar o protocol header encryption via Azureus. Vale lembrar que minha conexão nominal é de 2 Mbps, ou seja, o limite teórico de velocidade que conseguiria é de 250 kB/s. Até hoje, só consegui taxas de download próximas disso com downloads via HTTP e FTP com ajuda de um gerenciador de download (4 conexões simultâneas). Este texto lhe ajudou? Tem uma combinação melhor de configurações? Deixe sua mensagem contando sua experiência!

Leia também:

Vamos Testar o BitTorrent?
O Virtua limita o protocolo Bittorrent
BitTorrent and End to End Encryption
Encryption Bittorrent to take out traffic shapers
BitTorrent End to End Encryption and Bandwidth Throttling
Obfuscating BitTorrent (opinião do criador do BitTorrent)
Virtua Megaflash e BitTorrent
Canadian ISP attempts to throttle BitTorrent traffic
Shaw Throttling Bit Torrent?
Solução Bittorrent com Virtua

17 comments:

  1. Migrei do 300 para o 2 mega e tava tudo bloqueado, voltei para o 300 e estou baixando a 32K que é o máximo que posso utilizar. Melhor pagar por um que funcione do que migrar para algo controlado. A propria mulher da NET disse que de fato existe um filtro de pacotes! Bando de filhos da puta!

    ReplyDelete
  2. Olá Fábio! Em tese, é bom mesmo não pagar por algo limitado, mas pago 6 reais a mais por mês por uma conexão bem superior. No caso do BitTorrent, chego às vezes a ter uma média de 90 kB/s. Agora, se outros protocolos como o Gnutella e eD2k são importantes para você, o melhor é migrar de volta mesmo!

    Acho que uma boa providência é criar um site contendo uma blacklist (lista negra) contendo todos os provedores nacionais que não são amigos dos protocolos P2P. O que você acha? Pode ser útil para quem estiver considerando ingressar em um serviço de banda larga.

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  3. estou há muito tempo reclamando da lixarada que o VIRTUA vem fazendo. tenho o plano 4mbps e nunca baixei a sequer 400kb/s. eu tava até feliz com uns 280kb/s quando hoje, dia 9, as 15 horas, meus dois downloads, cada um a +- 130kb/s cairam pra 10 e 40 kb/s e nao sobem mais. liguei na virtua e o atendente só apelou pra razões clichês do tipo 'não podemos garantir a velocidade vinda de outros links' e 'talvez o link deles esteja ruim'. pode contar comigo pra qualquer tipo de ação contra o virtua, pois acho que o serviço deles piora a cada dia, e o contrato que eles impõe não beneficia a nós, que os pagamos.

    ReplyDelete
  4. Olá keroro,

    Você já experimentou seguir os passos que fiz? Talvez você consiga melhores taxas. Todavia, lembre-se que à medida que o download progride, talvez seja mais difícil achar peers contendo os blocos que faltam.

    Sobre a questão dos atendentes do suporte, a maioria deles não sabe nada mesmo. Eles possuem um sistema que os instrui sobre os problemas comuns, se o seu sair do feijão com arroz, eles vão lhe repassar para outras pessoas até você chegar em um técnico com maior conhecimento. Minha experiência é que só consigo resolver a minha questão lá pelo terceiro atendente. Uma dica é sempre anotar dia e hora de TODO contato com o virtua. Use o excel ou open calc para gerenciar isso. Quando você está bem documentado, o nível de atendimento melhora muito.

    Sobre o seu problema, com uma conexão de 4 Mbps, a taxa máxima de transmissão esperada é 512 kB/s (4096 kbps), se só garantem 10%, a taxa mínima esperada supondo que não há gargalos na conexão seria 51.2 kB/s, próximo dos 50k kB/s que você informou. Agora se neste instante você iniciar um download e ele vier a 100 kB/s ou mais, mostra que o problema é mesmo de limitação de banda (bandwidth throttle). Agora vai explicar isso para um atendente...

    Aqui em Campinas, estou meio que preso ao Virtua uma vez que o único concorrente é o Speedy da Telefônica. A conexão mais próxima em termos de banda é mais caro porque é necessário contratar um provedor de Internet, diferentemente do MegaFlash onde o provedor pode ser suprimido. Enquanto não tivermos opções (leia-se concorrência), eles vão poder ditar as regras que quiserem. :-(

    Acho que seria interessante criar uma página estilo Wiki onde concentraríamos as informações sobre quais serviços de banda larga filtram P2P. Se a página ficar popular o suficiente, seria uma importante ferramenta para desmascarar aqueles provedores que economizam em infra-estrutura suprimindo ou tolhendo protocolos gulosos como os P2P. Alguém se habilita em criar tal página?

    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  5. olá,

    sim, já tentei todos os passos e esqueminhas possíveis pra aumentar as velocidades, e testei em torrents confiáveis, mas o lixo é sempre constante. comecei a evitar usar BT pq recentemente vem sendo bem lento mesmo. só HTTP vai rápido aqui, e isso de servidores gigantes como o da microsoft, etc...
    depois daquele post que eu fiz ali em cima, a net melhorou, ficando aceitável. agora, domingo , de novo as três da tarde, está um lixo de novo. não sei o que fazer de novo.
    seu post sobre o virtua reflete exatamente minha opinião e só me faz pensar cada vez mais que o virtua não é sério e não tem compromisso em prover um bom serviço, só se importa em provê-lo. todos os transtornos e incômodos que venho passando nesses dias se devem a virtua.
    realmente, enquanto não aparecer alguém com um serviço bom e a altura, nada vai mudar... só vai piorar, como vem acontecendo.

    ReplyDelete
  6. Olá keroro,

    Neste sábado eu entrei em contato com o suporte da Net (a famigerada Central de Relacionamento Net) para reclamar da performance atual e, caso não haja solução, voltar para meu plano anterior. Pois bem, eis o que aconteceu:

    1) Me pediram para fazer um download de um site de dentro do sistema virtua, o download veio a cerca de 1.8 Mbps, aí eu o lembrei que não me referia a lentidão no HTTP ou FTP, mas em protocolos P2P como Bit Torrent e Gnutella (para ele P2P = emule).

    2) Quando mencionei a sigla P2P, ele me informou que já tinha uma orientação a respeito deste tipo de reclamação e me pôs em espera. Quando voltou disse que eles estão cientes do problema e que tem enviado e-mails internos para que a "área técnica" resolva o problema. Meu chamado fez ele enviar mais um desses e-mails na tentativa de "acelerar o processo". Ele me garantiu que a Net não tem intenção nenhuma de bloquear ou limitar o "emule" (sic) e que se isto é um efeito de filtros ou limitadores, é um efeito colateral não desejado de algum destes dispositivos instalados por outro motivo.

    A minha experiência com o suporte Virtua é que nem sempre a informação segura de um atendente é a verdade. Esta nós só descobrimos após algumas ligações. Como esta foi minha primeira ligação referente a este problema, estou fazendo a minha parte, reclamando, e anotando o dia, a hora, o atendente e o número da ocorrência para ter como argumentar com o Virtua mais adiante ou mesmo fazer uma reclamação baseada para a Anatel. Por enquanto não tive nenhuma informação de fonte oficial que a filtragem (ou limitação) é mesmo intencional. Se não for, pior, pois mostra que o serviço está mesmo instável e não temos prazo para uma solução. Se fosse intencional, um pouco de pressão dos assinantes poderia reverter a decisão.

    Vou aguardar até quarta-feira mais ou menos para entrar novamente em contato. Por enquanto vou continuar monitorando minha conexão em busca de mais informações para confirmar ou desmentir as alegações do suporte.

    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  7. Olá Sérgio Henrique, td bem?

    Então, assinei o Virtua MegaFlash 2 MB e estou tendo problemas para usar programas tipo eMule, BitComet e até mIRC (baixando de BOTS). Bom, fiz uma busca pelo Google e achei essa página sua. Como os comentários pararam em Fevereiro, queria saber se por acaso vocês já descobriram algum jeito de melhorar a velocidade. Já fiz todas as coisas que você disse nesse blog e nada. Continuo baixando a uma taxa de 3 a 5 kB/s e subindo de 6 a 8 kB/s no eMule e baixando de 10 a 12 kB/s e subindo de 2 a 4 kB/s no BitComet 0.61. No mIRC eu consigo me conectar nos canais, mas quando tento baixar qualquer coisa por ele, não rola nada.
    Será que você tem idéia de como resolver algum desses problemas?

    Obrigado desde já

    Cristian

    ReplyDelete
  8. Olá Cristian,

    Hoje a conexão melhorou bastante. Consigo taxas de download no Azureus perto de 200 kbps. O problema normalmente está associado com o número de seeds disponíveis. Experimente entrar no site http://mininova.org e encontre um torrent com o maior número de seeds possível. Se você não conseguir boas taxas de download, você pode estar com um problema na conexão.

    Seu micro está diretamente ligado no cable modem ou tem um roteador envolvido? Falhas de configuração da rede domésticas provocam todo tipo de problemas nas redes P2P. Se você tiver uma rede local, é muito provável que a falta de configuração dela também é responsável pelos problemas no IRC. O protocolo de transferência é, neste caso, o DCC, ou seja Direct Client-Client Connection. Ele também precisa de redirecionamento de portas como os demais.

    Com relação a clientes bittorrent, hoje recomendo usar o azureus como cliente bittorrent. Meu irmão prefere o micro torrent, é uma questão de gosto.

    Espero que você tenha sucesso com a nova conexão,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  9. Bom dia Sérgo Henrique... bom, assinen NET VíRTUA 2 Mega, e realmente estou decepicionado com as taxas de downloads alcançadas pelas portas p2p... queria saber como se as portas do modem tem algo haver com isso e se tem como vc me dizer como eu faço pra reconfigurar as portas do modem.

    ReplyDelete
  10. Olá Lincoln,

    Recomendo consultar o manual do programa P2P para verificar como melhor configurá-lo e também seu modem. Como de costume, cada caso é um caso, logo não tenho uma receita de bolo para você. Talvez você tenha algumas idéias lendo o FAQ do modem adsl 500G:
    http://www.shgs.com.br/wiki/index.php/Modem_D-link_DSL-500G/502G

    Boa sorte,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  11. Fala Sergio, cara estou enfrentando o seguinte problema, tenho NET Virtua, e comprei um router Dlink-624, clonei o MAC Adrees e teoricamente funcionou nos micros, o problema eh que qdo vou acessar algumas paginas travam... tipo gmail... etc, e qdo vou usar um recurso tipo SKYPE com audio e video, fica lento e com atraso grande para a outra pessoa que estou conectado... terias alguma dica para mke ajudar nessa encrenca?

    ReplyDelete
  12. Olá Gabriel, a descrição "algumas páginas travam" está genérica demais. Se ao fazer um reload da página (F5 no teclado), a página carrega normalmente, sugiro você configurar o DNS manualmente nos micros da rede para o mesmo DNS do virtua, aquele que consta na interface WAN do D-Link.

    Boa sorte,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  13. tenho o serviço 2 megas do virtua e estou tendo o mesmo problema,resido em santos.Um amigo meu usa o ARES como compartilhador ele mora em cubatão e tem o serviço cambras que hoje é do virtua com um mega de velocidade ele consegue uma velocidade media de 120KBs realmento o problema esta mesmo no virtua ja que em cubatão eles tomaram posse a pouco tempo e ainda não mudaram o sistema

    ReplyDelete
  14. Olá Daniel,

    Essa questão de bloqueio ou deteriorização da qualidade do serviço para protocolos P2P é uma eterna luta de gato e rato. A nova versão do Azureus (cliente bittorrent, um protocolo P2P) traz algumas regras de limitação de banda para o Virtua aqui do Rio de forma que ele passe "por baixo do radar" de detecção da operadora. Uso este recurso em conjunto com cabeçalhos criptografados para conseguir usar o serviço. Estou sabendo também de uma nova forma de criptografia que vai além dos cabeçalhos que vai dificultar ainda mais a vida de quem quer interromper tráfego P2P, é esperar para ver...

    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  15. Olá Sérgio, boa tarde.
    Como muitos usuários, tenho problemas com o Virtua, recentemente migrado para os 3Mb. Sinceramente não sei qual a vantagem de se ter os 3Mb em relação ao meu irmão, que tem os 500Kb, já que a maioria dos grandes servidores internacionais também restringem o acesso durante o dia.
    Tenho problemas também com streaming de vídeo, pois vejo alguns canais que não pegam por aqui (interior de SP) via internet. Vivem pipocando. Tem alguma solução???

    ReplyDelete
  16. Oi Alex,

    A melhor forma de você endereçar este problema é via suporte Virtua, infelizmente. Eu consigo bons streans de vídeo do YouTube somente tarde da noite. Meu problema mais sério com o Virtua hoje é com VOIP. Não consegui ainda estabilizar a minha conexão com o Vono. Ainda me resta diagnosticar qual dos dois serviços é o culpado.

    Aproveitando a ocasião, teste o serviço de streaming de vídeo Joost, eu sempre consegui boas conexões nele com o Virtua...

    Até,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  17. ola galera tava com o vitua de 1 mega e migrei para o de 5 e ta um abosta o download nao tem como a gente fazer algo para ou mandar um tipo de abaixo assinado para alguma empresa que especializada para mudar a situação desde ja agradeço estou de olho neste blog

    ReplyDelete