Friday, January 20, 2006

Ubuntu 5.10 no meu Notebook

Ubuntu no Notebook Hoje fiquei bem animado com o processo de instalação do Ubuntu Linux no meu novo notebook, um HP Compaq nx7010. A instalação transcorreu sem problema algum e 100% do meu hardware foi corretamente detectado, inclusive minha rede WiFi!

Também parece que o Ubuntu Linux é mais eficiente que o Windows no gerenciamento de energia, pois a bateria está durando muito mais quando uso o Linux. Outra boa surpresa é o correto funcionamento do medidor da bateria, que estima com precisão adequada o tempo de autonomia restante e o nível de carga. O recurso de hibernação do Linux também é muito eficiente pois ele efetivamente desliga o micro. O que acontece é que o sistema salva uma imagem do sistema para o disco e desliga o micro. No próximo boot, ao selecionar o Linux para boot, o kernel faz um upload da imagem para a memória RAM e sua sessão continua de onde parou. Acho que não vou mais desligar o Linux, apenas hiberná-lo.

Com todas as boas surpresas que tive com este novo sistema Ubuntu Linux, acho que estamos realmente chegando próximo do tempo onde o Linux vai ser uma boa alternativa para o Windows, mesmo considerando um usuário leigo. Um brinde à liberdade de escolha!

3 comments:

  1. Putz! ontem instalei o Ubuntu no meu notebook mas vacilei na hora de dar o IP da máquina e estou com isso pendente.

    Ele não detectou a porta infrared e não consigo ver as partições do meu HD.

    Acho que vou ter que desinstalar e instalar novamente.

    Você continua usando?

    ReplyDelete
  2. Olá Daniel,

    Sim, continuo usando o Ubuntu, e ele está muito bem, obrigado! Sobre a questão do IP, você pode selecionar o menu administração-> rede e configurar o IP da máquina tranq

    ReplyDelete
  3. Sergio, sou eu, o irmão do Marcio.
    Parabens pelo blog, encontrei um monte de coisas legais.
    No entanto, não sou muito fã de internet (não aguento ficar perdendo tempo navegando horas a fio de madrugada), portanto não devo mandar noticias muito frequentemente.
    Um abraço

    ReplyDelete