Friday, January 20, 2006

Apple Migra para Intel

Para quem não acompanhou a saga dos computadores Macintosh da Apple, ela teve início em 1984 com o lançamento do Macintosh original. O Mac foi o primeiro computador pessoal que fez uso de uma interface gráfica e de um mouse. Até então o mercado de computadores pessoais era dominado pelas interfaces texto como o DOS e as diversas versões de BASIC que eram os sistemas básicos de vários computadores pessoais como o Apple II, TK-85, MSX e etc.

O Macintosh usou inicialmente o processador MC68000 da Motorola, migrou para o Motorola 68020, depois para o 68030 e finalmente para o 68040. Em 1994, a IBM juntou-se ao par Apple-Motorola e desenvolveu o processador PowerPC. Estava formada a aliança AIM (Apple, IBM e Motorola).

Os processadores PowerPC apresentaram a seguinte família de modelos: PowerPC 601, 603 e 604. Em 1997, houve uma guinada de performance com o lançamento do processador PowerPC G3, seguido em 1999 pelo PowerPC G4. Já em 2003 foi lançado o PowerPC G5, o primeiro processador de 64 bits da Apple. Agora, 22 anos depois do primeiro Mac, a Apple se rendeu ao maior fabricante de chips do mundo, a Intel.

Aproveitando uma palestra no MacWorld Expo de 2006, Steve Jobs, CEO da Apple anunciou a nova parceria informando a audiência estupefata que os primeiros iMacs baseados em Intel estariam à venda no dia seguinte. Resumidamente, os novos modelos de Mac (notebooks e desktops) vão ser baseados no processador Intel Core Duo, um chip que integra dois processadores físicos em um mesmo encapsulamento. Essencialmente o Intel Core Duo é uma versão dual do famoso processador Intel Pentium-M que, juntamente com o AMD Turion 64, domina o mercado de processadores para notebook.

O que quer dizer esta mais nova aliança no segmento de computadores pessoais?

Para os usuários do Mac:
  • Para rodar aplicações desenvolvidas para o PowerPC, terão que contar com um emulador de PowerPC o que pode fazer com as aplicações fiquem lentas.
  • O sistema operacional deverá ser trocado para o Mac OS X versão Intel.
  • O valor dos equipamentos usados baseados em PowerPC vão despencar.
  • Vão ter que engolir muitas obcenidades ditas contra o chamado império "WIntel" (Windows + Intel), pois estão assumindo 50% desta realeza.
Para os usuários de PCs:
  • Quem sabe num futuro próximo seja possível instalar o Mac OS no nosso PC além dos velhos concorrentes Windows e Linux?
  • Sempre quando alguém lhe disser que o Mac é muito superior ao PC, lembre-o que o Mac era tão bom que copiou o processador dos PCs...

No comments:

Post a Comment