Wednesday, April 26, 2006

Mais um Boato Virtual na Grande Rede

Recebi hoje de manhã dois e-mails de colegas do Orkut avisando sobre a mudança de política do site Orkut de se tornar um site pago ao invés de gratuito como ele o é desde sua concepção. Para quem está curioso, a íntegra do boato segue:
FOI CONFIRMADO ONTEM PELA REDE GLOBO QUE O ORKUT VAI PASSAR A SER PAGO. EXATAMENTE, O ORKUT VAI SER PAGO. A úNICA MANEIRA DE ISSO NAO ACONTECER EH ATUALIZANDO SEU PERFIL ENVIANDO ESSA MENSAGEM PARA O MáXIMO DE PESSOAS QUE PUDER. APóS ENVIAR PARA UMAS 15 OU 20 PESSOAS (O NúMERO VARIA DE ACORDO COM O NúMERO DE AMIGOS) APERTE A TECLA 'F5'. O SEU PROFILE INTAO ESTARA ATUALIZADO PARA A VERSAO PLUS DO ORKUT (VERSAO ESTA QUE NAO EH PAGA). MAS ATENçAO, QUEM NAO ATUALIZAR SEU ORKUT, OU NAO INSERIR UMA CONTA PARA PAGAMENTO, TERA SEU PROFILE CANCELADO APARTIR DO INICIO DO MES QUE VEM. ATUALIZE SEU ORKUT O MAIS RáPIDO POSSIVEL, ASSIM COMO EU.

Como a maioria de vocês deve ter percebido, trata-se de um boato, uma fraude (em inglês, hoax). Acontecimentos como esse são tão cíclicos na Internet que em 2003 fiz um artigo para a Revista PCs sobre isso chamado "O Poder da Palavra Escrita". A leitura é altamente recomendada para quem caiu neste conto. No artigo eu explico como enxergar os elementos indicadores de um boato.

Adicionalmente, agrupei um conjunto de links sobre o tema deste boato em particular onde ele é ora desmentido, ora discutido. Estes links seguem:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1048
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=1231
http://www.portalcanoas.net/artigos.asp?id=1374
http://netocury.com/?p=816

4 comments:

  1. é impressionante como as pessoas ainda dão credibilidade a assuntos assim. Apelos como "essa é a única forma de..." e coisas do gênero já são muito estranhas.

    Acho que hoax sempre haverá e não há nada que possa ser feito para evitá-los. Eu não acredito em nada que leio na internet que não seja de fonte fidedigna.

    Valeu por mais esse toque!

    Abraços,

    Ivan JR

    ReplyDelete
  2. Ivan JR,

    Os novatos na rede são sempre os mais sujeitos a cairem neste tipo de conto. Porém, há aquelas pessoas que são simplesmente crédulas e vão continuar caindo. Acho também que aquelas pessoas mais inclinadas a mandarem e-mails em massa (uma mesma mensagem para vários destinatários) são as que mais repassam boatos virtuais. Pessoalmente, conto nos dedos da mão esquerda quantas mensagens mando por ano com mais de 8 destinatários (excluindo-se as listas de e-mail, é claro).

    Saúde,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete
  3. Elisandréia RodriguesMay 4, 2006 at 9:27 AM

    Caro Sérgio,

    Sempre que vejo algo assim sendo divulgado na internet vem a minha mente como as pessoas ainda são atrasadas no uso da internet... apesar de tantos avisos... apesar de tantas dicas... apesar de tudo.. ainda continuam a acreditar nessas coisas...

    Toda vez que recebo uma mensagem dessas busco informações de pessoas com credibilidade para repassar aos que me enviaram... e encontrei esse blog... fantástico...

    Continue assim,

    Abraços

    Elisandréia

    ReplyDelete
  4. Olá Elisandréia, obrigado pelos comentários positivos. Sobre seu comentário, existem diversos motivos que levam uma pessoa a repassar mensagens como a referida fraude acima. Alguns mais comuns são: ingenuidade pura e simples, pouco conhecimento sobre computadores e informática o que os faz acreditar em poderes mágicos de vírus e cavalos de tróia, uso apenas esporádico de computadores em geral e da internet em particular, falta do que fazer e má fé.

    As razões são as mais diversas, mas boatos e cadeias de mensagens são mais antigas que a Internet. Não sou tão velho assim, mas já recebi pelo correio mensagens de corrente que, se eu não repassase, não chegaria aos 30. Não repassei aquela corrente, já passei da casa dos 30 e continuo contando...

    Abração,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete