Thursday, September 29, 2005

Aviso aos Navegantes



Depois da Symantec, Microsoft, bancos diversos e a Receita Federal, agora é a vez do Orkut ser usado como isca para espalhar malware.

Recebi hoje um e-mail, aparentemente do Orkut, informando-me que, devido ao mal uso do sistema por terceiros, meu computador havia sido infectado por um vírus. O famigerado e-mail também trazia um link para um suposto limpador para o vírus. é lógico que esse download traz algum tipo de vírus, cavalo de tróia ou outro tipo de malware (não baixei para ver).

Hoje em dia é preciso duvidar de todo e qualquer e-mail que recebemos antes de considerá-lo válido. Uma dica importante é sempre verificar se o link no e-mail aponta para um endereço dentro do website da empresa ou é algum endereço estranho. Normalmente o endereço de destino pode ser visualizado parando o mouse sobre o link e verificando a barra de status do seu programa de e-mails. Este e-mail que citei aponta para o seguinte endereço:

http://tubantersdames.nl/dsd/orkut/orkut.scr

Percebe-se que não é um link para o site do orkut (http://www.orkut.com). Logo, trata-se de um engodo. Segue anexo o texto integral da mensagem como aviso.


Texto do E-mail Fraudulento

Aviso Importante

Devido a mal usos dos serviços, e usuários mal intencionados, a pouco tempo a equipe técnica do Orkut descobriu um virús que está rodando em toda a rede, esse vírus afeta computadores que acessam e já acessaram a pagina do Orkut (www.orkut.com), já estão sendo tomadas providencias para este tipo de ataque, mais temporariamente, estamos disponibilizando um removedor deste, através de:

Faça o download do removedor aqui!!!

Monday, September 12, 2005

Gol a Negócios?

Um aviso àqueles que pensam em usar a Gol para viagens de negócios entre Campinas e Rio. Ela definitivamente possui as menores tarifas no trajeto, mas o grande número de escalas faz deste vôo um prato cheio para atrasos.

Como são muitos aeroportos envolvidos, basta que um deles esteja fechado para que toda uma rota se atrase. Este foi o caso hoje, dia 12 de setembro de 2005. Ainda bem que estou com meu palm para desabafar um pouco.

Vocês não sabem como é frustrante ouvir as chamadas de embarque de vôo após vôo da TAM indo para o mesmo destino enquanto meu avião está preso em Maringá, Curitiba ou outras cidades que antecedem meu trecho na rota desta aeronave...

Salgando nossas fontes de água

Há anos que os EUA tem utilizado sal para manter suas numerosas estradas livres de gelo. Agora, estudos feitos na University of North Carolina mostram que este sal está contaminando as fontes de água potável.

As fontes perto de estradas mantidas com sal estão com um nível de salinidade 100 vezes maior que aquelas longe desses contaminantes. Nos piores casos, o nível de salinidade das fontes chega a 25% do observado na água do mar.

Se nada for feito, as fontes de água potável podem ficar imprestáveis para o consumo ainda neste século. Entre as soluções possíveis está a substituição do sal por areia. Um fator mencionado na pesquisa é que o aquecimento global está reduzindo os períodos em que o uso do sal é necessário, mas este fenômeno tem efeitos colaterais muito mais amplos e sérios.

Ou seja, cada vez mais observa-se que o impacto das ações do homem na direção de tornar sua vida mais confortável podem, em última análise, torná-la mais difícil.

Para Saber Mais:
Road salting makes streams more like seawater