Tenho um computador corporativo que tem a capacidade de se ligar à Intranet da empresa que trabalho. Esta, de fato, é a única forma que tenho de acessar determinados serviços que estão apenas acessíveis via rede corporativa. O problema que sempre enfrento ao acessar a Intranet é que todos os pacotes de dados que envio e recebo passam, necessariamente, por Houston, EUA, onde está a sede da empresa onde trabalho. O resultado desse roteamento adicional é lentidão nos acessos. Não hoje!
Eu estava acessando Google Wave e Gmail tranquilamente aqui em casa via Intranet e minha esposa quase não conseguia acessar. A resposta do navegador era algo como servidor inacessível ou, quando acessava, uma lentidão terrível. Eu, passando pela mesma rede que ela estava usando, à exceção que meu caminho era certamente mais longo que o dela e meu IP aparente era um dos EUA, conseguia o acesso normal, mesmo acessando a conta dela do Gmail em minha máquina.
Achei tudo isso muito estranho e resolvi desligar o acesso Intranet e tentar acessar os mesmos serviços sem a Intranet e obtive os mesmos resultados que ela. Conclusão: os servidores do Google não estão atendendo bem os nossos IPs Virtua neste momento. As razões podem ser diversas, mas o que acho que esteja acontecendo é que alguma máquina dentro da rede Virtua está sendo usada, com a ciência ou não do proprietário, para atacar esses servidores do Google. A resposta esperada por parte do Google não poderia ser outra que não restringir o acesso a este grupo de máquinas. Vamos ver quanto tempo dura o bloqueio.