Wednesday, December 6, 2006

AVG vs. NSIS

Aqui na UNICAMP nós somos protegidos por uma versão corporativa do Antivírus AVG. Hoje, ao logar no sistema, fui surpreendido pela detecção de um cavalo de tróia no diretório de instalação do NSIS, um programa Open Source de geração de programas de instalação para aplicativos Windows.
Falso alerta AVG

Achei muito estranho que uma ferramenta de código fonte aberto viesse contaminado por vírus e imaginei que pudesse apenas ser um "falso positivo" por parte do AVG. Após uma breve pesquisa, encontrei algumas referências que confirmaram minhas suspeitas. Segue uma lista delas:

  • NSIS False Positives: página no wiki do aplicativo NSIS informando todos os aplicativos que erroneamente detectam vírus nos arquivos do programa.

  • Pamela for Skype Forum: entrada no fórum do programa "Pamela for Skype", um aplicativo que se destina a adicionar recursos ao famoso programa de VOIP, Skype.


Aparentemente o problema afeta não só o programa NSIS em si, mas também os instaladores gerados pelo NSIS. Outro fator complicador é que nem toda combinação de versões do NSIS e AVG geram o problema. Para resolver meu caso, eu fiz um upgrade do NSIS da versão 2.19 para a 2.22 e o problema desapareceu. Para quem ficou curioso, estou usando a versão 7.5 do AVG.

No comments:

Post a Comment