É claro que, se a coisa tivesse sido assim tão fácil, eu nem estaria escrevendo este post. Após a compra, a vendedora anotou o IMEI do tablet e desapareceu por uns 10 mins no fundo da loja depois de nos informar que iria pegar "no sistema" o código de desbloqueio do aparelho. Ao retornar, ela reportou que não havia conseguido obter o código de desbloqueio do tablet, mas afirmou que poderíamos realizar este serviço sem custo adicional em uma assistência técnica autorizada da Samsung. Para tanto, ela gentilmente nos forneceu um formulário de pedido de desbloqueio que deveríamos entregar no estabelecimento de suporte técnico.
Descobri mais tarde que não é toda assistência técnica que lida com tablets e que nenhuma das citadas no site ficava próximo de minha residência. Resolvi então ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente Samsung (4004-0000, capitais e regiões metropolitanas, 0 800 124 421, nas demais cidades) para perguntar onde poderia levar o meu Galaxy Tab para desbloqueá-lo. Falei inicialmente com a linha de frente do suporte que rapidamente me encaminhou ao nível 2. Neste segundo nível, fui informado que o desbloqueio poderia ser feito por telefone mesmo, bastando para isso realizar um cadastro (dados de contato e IMEI do aparelho) e aguardar 5 dias úteis pelo contato de um técnico da Samsung. Fui contactado hoje pelo suporte em meu celular e me deram dois códigos de desbloqueio. As instruções foram:
- Desligue o aparelho.
- Insira o chip da outra operadora.
- Quando solicitado, inserir o código 1.
- Caso este código não funcione, insira o código 2.
O primeiro código não funcionou, mas o segundo deu certo e agora já estou operando o Galaxy Tab 10.1 com um chip Claro (sim, tenho ainda outro plano de dados pela Claro). Achei tão bom que o procedimento de desbloqueio foi assim fácil que resolvi compartilhar a minha experiência por aqui. Agora, que tudo teria sido bem mais fácil se a vendedora tivesse me instruído a entrar em contato com o SAC Samsung em primeiro lugar, ah isso seria...