Sunday, March 19, 2006

Windows Defender

Após ter lançado o Microsoft Antispyware Beta há um tempo atrás, a Microsoft atualiza a ferramenta e a rebatiza como Windows Defender. A descrição do software segundo a Microsoft é:

Windows Defender (Beta 2) é um programa gratuito que ajuda a proteger seu computador contra janelas pop-up, baixa performance e ameaças à segurança causadas por programas spyware e outros softwares indesejados. Ele inclui o recurso Real-Time Protection (Proteção em Tempo Real), um sistema de monitoramento que recomenda ações contra spywares no momento de sua detecção, e uma nova interface sequencial que minimiza interrupções e o ajuda a permanecer produtivo.


Assim como seu sucessor, o Windows Defender só pode ser baixado por usuários que passarem no teste do Windows Genuine Advantage (WGA). Isto quer dizer que usuários de versões, digamos, extra-oficiais não vão conseguir baixar e instalar o programa, ou pelo menos não farão isso de forma fácil. Por aqui, tive que instalar um plugin WGA para o meu navegador Firefox antes de conseguir baixar o programa.

Nos meus testes, ele roda bem mais rápido que o equivalente freeware Spybot e parece ter a mesma abrangência em termos de detecção de potenciais ameaças. Alguns falsos positivos foram detectados como a minha ferramenta de administração remota Ultr@VNC, mas foi só mudar a ação a ser tomada para "always allow" (permitir sempre) que o problema foi resolvido. Não vi muitas diferenças em relação ao seu sucessor, Microsoft Antispyware Beta, mas a mudança deve ter tido alguma razão. Meu palpite é que o escopo de atuação do programa saiu de detectar apenas spywares para abranger o conjunto maior dos malwares. Recomendo o download para quem usa a internet com freq

No comments:

Post a Comment