Tuesday, March 14, 2006

Famigeradas Licenças de Uso

Por alguma razão meu navegador Firefox (FF) está meio instável hoje. Costumo abir diversas abas de navegação nele e de tempos em tempos o FF tem travado, consumindo quilos de memória (147MB da última vez em que olhei) e deixando o micro como um todo lento. Assim, resolvi abrir o Internet Explorer (IE) para ver se conseguia finalizar as coisas que estava fazendo nele. Pois bem, vi logo que a ausência de abas de navegação em muito me incomoda, mas também não estava pronto para migrar para a versão beta-testes do IE7, logo minha decisão foi instalar um plugin no IE que permitisse a navegação por abas. Acabei optando pelo Maxthon (ex MyIE2).

Acontece que, na hora de instalar este sujeito, me aparece uma janela com a opção de plugins para o software. Achei estranho quando uma delas possuía até uma licença de uso (EULA ou End User Licence Agreement). Tratava-se do plugin WeatherBug que prometia me indicar as condições atmosféricas atuais e futuras de minha localidade. Como havia baixado ainda nesta semana o software EULAlyzer, dedicado a encontrar cláusulas suspeitas em EULAs, e a tal licença era quilométrica, resolvi aproveitar a oportunidade e analisar a licença do WeatherBug com ele. Assim, copiei a licença para o EUALyzer e o programa me disse que encontrou um elevado índice para sua métrica de cláusulas suspeitas chamada Interest-ID.

O software calculou o Interest-ID do WeatherBug em 505-1B. De quebra ele me mostrou frases isoladas que gatilharam o elevado Interest-ID divididas em 4 categorias:
  • Advertising (propaganda)
  • Privacy (privacidade)
  • Third Party (terceiros)
  • Without Notice (sem aviso prévio)
Ao navegar entre as frases suspeitas descobri que o referido plugin é do tipo ad-ware, ou seja, é suportado por propagandas que são veiculadas ora na própria interface gráfica do plugin onde as previsões são apresentadas, ora em janelas separadas (popup). Somente a versão PLUS (paga) é livre de propagandas. é necessário fornecer o CEP para o programa funcionar, o que pode comprometer a privacidade. Sobre terceiros, o software mostrou trechos da licença onde poderiam existir terceiros agindo em lugar do Weather Bug que poderiam adicionar cláusulas próprias a esta licença. Finalmente, a licença diz que o fabricante pode fazer o upload de atualizações de segurança, de interface ou outras funcionalidades (não especificadas, ou seja, qualquer coisa) sem aviso prévio algum!

Não é preciso dizer que este plugin ficaria de fora da instalação do Maxthon. Aliás, por ter viabilizado a instalação de tal plugin, tive dúvidas se sequer instalaria o Maxthon em meu micro. Assim, fui no site do Maxthon e encontrei a sua licença de uso. Ao colá-la no EULAlyzer, o Interest-ID foi calculado em apenas 76-1B. Nos detalhes da análise dizia que o Interest-ID era baixo e o tamanho da licença era relativamente pequeno. O único trecho suspeito estava na categoria "Website Address", mas o texto informava que doações ao programa poderiam ser feitos no site da empresa. Após estas duas análises, resolvi instalar o Maxthon e não instalar o Weather Bug.

O resumo da ópera é que o EULAlyzer mostrou ser uma ferramenta útil na análise de licenças de uso, que o Maxthon parece ser um bom programa mas ganha diversos pontos negativos por permitir a instalação de um software potencialmente danoso ao sistema como o Weather Bug.

No comments:

Post a Comment