Acontece que, na hora de instalar este sujeito, me aparece uma janela com a opção de plugins para o software. Achei estranho quando uma delas possuía até uma licença de uso (EULA ou End User Licence Agreement). Tratava-se do plugin WeatherBug que prometia me indicar as condições atmosféricas atuais e futuras de minha localidade. Como havia baixado ainda nesta semana o software EULAlyzer, dedicado a encontrar cláusulas suspeitas em EULAs, e a tal licença era quilométrica, resolvi aproveitar a oportunidade e analisar a licença do WeatherBug com ele. Assim, copiei a licença para o EUALyzer e o programa me disse que encontrou um elevado índice para sua métrica de cláusulas suspeitas chamada Interest-ID.
O software calculou o Interest-ID do WeatherBug em 505-1B. De quebra ele me mostrou frases isoladas que gatilharam o elevado Interest-ID divididas em 4 categorias:
- Advertising (propaganda)
- Privacy (privacidade)
- Third Party (terceiros)
- Without Notice (sem aviso prévio)
Não é preciso dizer que este plugin ficaria de fora da instalação do Maxthon. Aliás, por ter viabilizado a instalação de tal plugin, tive dúvidas se sequer instalaria o Maxthon em meu micro. Assim, fui no site do Maxthon e encontrei a sua licença de uso. Ao colá-la no EULAlyzer, o Interest-ID foi calculado em apenas 76-1B. Nos detalhes da análise dizia que o Interest-ID era baixo e o tamanho da licença era relativamente pequeno. O único trecho suspeito estava na categoria "Website Address", mas o texto informava que doações ao programa poderiam ser feitos no site da empresa. Após estas duas análises, resolvi instalar o Maxthon e não instalar o Weather Bug.
O resumo da ópera é que o EULAlyzer mostrou ser uma ferramenta útil na análise de licenças de uso, que o Maxthon parece ser um bom programa mas ganha diversos pontos negativos por permitir a instalação de um software potencialmente danoso ao sistema como o Weather Bug.
No comments:
Post a Comment