Monday, March 6, 2006

Como Preservar as Baterias do Seu Notebook

Na edição de fevereiro de 2006, a revista PC Magazine Brasil publicou uma interessante matéria sobre como preservar a longevidade de diversos tipos de bateria, desde pilhas recarregáveis a baterias de notebook. Foi depois de ler este artigo que percebi que estava usando incorretamente a bateria de lítio do meu notebook HP Compaq nx7010. Cada vez que eu ligava o notebook eu deixava ele na bateria até o sistema operacional pedir a ligação do micro na corrente alternada. Daí em diante eu continuava usando o computador na tomada até a bateria carregar novamente e então o processo se reiniciava. Se as minhas baterias fossem de Níquel-Cádmio (NiCd), este seria o procedimento correto, mas para as baterias de lítio, este é a pior forma possível de usá-las. Segue um resumo do que achei interessante no artigo:

  • Efeito memória: Apenas as baterias de NiCd apresentam este efeito. As novas baterias (lítio e NiMH) podem ser recarregadas a qualquer momento.
  • Deixar as baterias no carregador o tempo todo podem efetivamente diminuir a vida útil delas. Faça uma carga completa e depois remova-as do carregador.
  • Baterias de NiMH (Hidreto de Níquel-Metal) devem ser carregadas com carregadores inteligentes que medem a tensão da bateria e detectam quando a carga está completa. Carregadores rápidos indicam carga completa com cerca de 80% de carga.
  • Nas baterias de Lítio ou NiMH, o recurso não renovável é o número total de ciclos de carga e descarga. Por este motivo, use, sempre que possível, seu notebook ligado à tomada para economizar ciclos. Recarregar a bateria com meia carga conta como meio ciclo.
  • Baterias de Lítio e NiMH tendem a ter uma vida útil de cerca de 500 ciclos de carga e descarga completos.
  • é esperado que baterias bem cuidadas durem cerca de 5 anos, com o pico de funcionamento ocorrendo nos primeiros 3 anos.

Leia mais:
Tirando o máximo das baterias - Por Bill Howard - Publicado na edição de fevereiro de 2006.
Nickel metal hydride battery - Artigo do Wikipedia sobre as baterias NiMH.
Lithium ion batery - Artigo do Wikipedia sobre as baterias Li-Ion.
Nickel-admium battery - Artigo do Wikipedia sobre as baterias de NiCd.

5 comments:

  1. geralmente, quando estou utilizando o notebook na tomada, retiro a bateria, e só a coloco quando vou usá-la. Isso é realmente necessário, ou posso deixar ela conectada no note mesmo usando na tomada? Isso interfere na vida útil?

    ReplyDelete
  2. Ton, há alguma controvérsia sobre o que fazer com as baterias se estamos sempre plugados na tomada. Consultei algumas fontes e minha conclusão é que você pode sim deixá-lo plugado o tempo todo na tomada desde que faça um ciclo completo de carga e descarga pelo menos uma vez ao mês, por exemplo, deixando o notebook desplugado no início da manhã até que ele peça para ser conectado na força. Agora se, por alguma razão, você precisar guardar a bateria por muito tempo. A recomendação parece ser deixá-la esvaziar até 40% da carga cheia e guardá-la neste estado. Leia detalhes nas melhores fontes que achei:

    http://www.ehow.com/how_4736581_preserve-notebook-battery-life.html
    http://www.apple.com/batteries/notebooks.html

    ReplyDelete
  3. Oi,
    Eu sempre deixei descarregar completamente meu notebook antes de conectar o carregador, e em menos de 1 ano ela viciou completamente. Tenho uma amiga que quando ela utiliza o notebook dela, ela deixa ele conectado direto a tomada... E não vicia.
    Qual realmente é o certo?

    ReplyDelete
  4. Iasmin, há diversos tipos de bateria, e diversas qualidades também. Se você usou a bateria como informou e ela não durou um ano, isso me diz que ela não era de qualidade para começar. Uma comparação justa seria se você e sua amiga tivessem computadores semelhantes o que não parece ser o caso, certo? Consulte no site do fabricante a documentação do seu computador e veja se há uma seção sobre como aumentar a durabilidade da bateria.

    ReplyDelete