Tuesday, March 21, 2006

Mais uma fraude usa o nome do Orkut

Hoje o filtro antispam do meu Gmail pegou mais um daqueles falsos e-mails que prometem correções e/ou melhorias no sistema do Orkut. Desta vez o embuste alegava poder corrigir os erros de timeout do servidor Orkut que levam às conhecidas e odiadas telas "Bad Server" que os usuários do sistema estão acostumados a ver.

Para fazer a correção, é necessário que o destinatário da mensagem baixe um arquivo a partir de um link presente no corpo do e-mail. Não é preciso dizer que este link não aponta para lugar algum dentro do site do Orkut, mas para mais um site gratuito no domínio AOL. Aliás, o AOL é o provedor predileto dos hackers tupiniquins segundo minhas estatísticas. Nunca acesso site algum destes domínios pois nunca vi algo que prestasse neles. Perdoem-me os usuários legítmos do sistema!

Por motivo de completude da notícia, segue o texto integral da mensagem para servir de aviso aos navegantes. O link para o cavalo de tróia foi propositalmente excluído do texto:

*** Início do texto fraudulento ***

Aviso Importante
O está disponibilizando um upgrade para usuários do Sistema Operacional Windows (todas as versões), visando o fim das telas de Bad Server, e outros erros. O patch corrige os cookies de sessão, fazendo com que estes não expirem, ou seja: será estabelecida uma conexão permanente com o servidor, deixando de lado o timeout que causa as telas de Bad Server. Para instalar clique no link ao lado.
  Iniciar o download do patch de atualização (link removido por questões de segurança)
escolha "abrir" arquivo

*** Fim do texto fraudulento ***

Ficam as seguintes recomendações aos internautas desavisados:
  • A grande maioria dos sites e serviços Web não enviam mensagens aos seus usuários.
  • Aqueles poucos que enviam, trazem sempre links para o site da empresa. Pare o mouse sobre o link e observe para onde ele aponta antes de clicar. O endereço real costuma aparecer na barra de status do seu navegador ou programa de e-mail.
  • Nunca baixe arquivo algum de domínios hometown.aol, estes domínios são os preferidos dos hackers brasileiros.
  • Diferente da vida real, na internet, todos os e-mails são culpados (falsos) até que se prove o contrário.
Saúde!

No comments:

Post a Comment