Para fazer a correção, é necessário que o destinatário da mensagem baixe um arquivo a partir de um link presente no corpo do e-mail. Não é preciso dizer que este link não aponta para lugar algum dentro do site do Orkut, mas para mais um site gratuito no domínio AOL. Aliás, o AOL é o provedor predileto dos hackers tupiniquins segundo minhas estatísticas. Nunca acesso site algum destes domínios pois nunca vi algo que prestasse neles. Perdoem-me os usuários legítmos do sistema!
Por motivo de completude da notícia, segue o texto integral da mensagem para servir de aviso aos navegantes. O link para o cavalo de tróia foi propositalmente excluído do texto:
*** Início do texto fraudulento ***
Aviso Importante
O está disponibilizando um upgrade para usuários do Sistema Operacional Windows (todas as versões), visando o fim das telas de Bad Server, e outros erros. O patch corrige os cookies de sessão, fazendo com que estes não expirem, ou seja: será estabelecida uma conexão permanente com o servidor, deixando de lado o timeout que causa as telas de Bad Server. Para instalar clique no link ao lado.
Iniciar o download do patch de atualização (link removido por questões de segurança)
escolha "abrir" arquivo
*** Fim do texto fraudulento ***
Ficam as seguintes recomendações aos internautas desavisados:
- A grande maioria dos sites e serviços Web não enviam mensagens aos seus usuários.
- Aqueles poucos que enviam, trazem sempre links para o site da empresa. Pare o mouse sobre o link e observe para onde ele aponta antes de clicar. O endereço real costuma aparecer na barra de status do seu navegador ou programa de e-mail.
- Nunca baixe arquivo algum de domínios hometown.aol, estes domínios são os preferidos dos hackers brasileiros.
- Diferente da vida real, na internet, todos os e-mails são culpados (falsos) até que se prove o contrário.
No comments:
Post a Comment