Tuesday, March 21, 2006

Assaltaram a Gramática

Recebi hoje o encaminhamento de um e-mail muito curioso onde um suposto professor de uma conhecida universidade federal brasileira enviava a um colega dentista um documento  colado no corpo da mensagem. Quando eu mando e-mails, procuro sempre colocar documentos e afins anexados à mensagem de forma que fique fácil para o destinatário salvá-los em disco. A única dúvida que tenho é na hora de me referir a eles no texto do e-mail.

Meu primeiro impulso é colocar "em anexo", mas logo me critico e resolvo excluir a conjunção "em" e concordar o adjetivo com o substantivo; e me resta algo como "conforme explicado no documento anexo". O que ficou curioso no e-mail que me foi enviado é que o referido professor não tinha incluído anexo algum na mensagem, pois o documento figurava no próprio e-mail. Não podendo usar nem "em anexo" ou "anexo", só lhe sobrou escrever "Segue em abaixo documento...". Ah, o que não fazemos com a gramática para parecermos um pouco mais profissionais? Acabamos cometendo as mais absurdas gafes gramaticais...

Agora, para aqueles que, como eu, ficam pensando se o certo é "em anexo" ou simplesmente "anexo", fiz uma mini busca no Google e estou convencido que ambas as formas estão corretas, sendo que a forma de locução adverbial "em anexo" é invariável enquanto que o adjetivo "anexo" deve sempre concordar com o substantivo a que ele se refere. Os links consultados seguem "em abaixo" para que você tire suas próprias conclusões...

Em princípio e a princípio - Em anexo
Não tropece na língua 149

No comments:

Post a Comment