Li hoje em uma matéria do site do jornal O Globo que o site do Ministério do Trabalho possui um comportamento no mínimo bizarro ao tentar confirmar que quem navega é de fato um ser humano e não um programa de computador.
é costume em sites que oferecem serviços gratuitos inserir formulários que exigem a digitação de um código alfanumérico que pode ser lido a partir de uma imagem cuja interpretação é dificultada para programas de computador. Essas imagens são conhecidas na Internet como "captcha". O do site é bem inovador, trata-se de um diagrama de palavras-cruzadas com palavras grifadas sendo que apenas uma delas representa uma palavra na língua portuguesa. O problema do sistema de captchas do site é que algumas das palavras não seriam adequadas para a maior parte dos sites na grande rede, mas no site do Ministério do Trabalho, elas são especialmente inapropriadas. Alguns exemplos citados na matéria são: vagabundo, potranca, frouxo e saliente.
Tenho certeza que algum programador da empresa terceirizada responsável deu umas boas risadas ao desenvolver a biblioteca de palavras a serem usadas no programa gerador de captchas. Minha impressão é que ele deve estar bastante preocupado com sua estabilidade no emprego após toda essa confusão...
Leia a íntegra da matéria do Globo clicando aqui.
No comments:
Post a Comment