Sunday, July 19, 2009

Acelerando a Ferramenta de Limpeza de Disco

[caption id="attachment_245" align="alignnone" width="240" caption="Foto por cozmicberliner@flickr"]Foto por cozmicberliner@flickr[/caption]

Uma ferramenta bastante útil, que a maioria dos usuários Windows não usa, ou sequer sabe que existe, é a ferramenta de limpeza de disco. Ao usar o computador por algum tempo, uma série de arquivos temporários vão se acumulando em diversos diretórios espalhados pelo disco. Incluem-se aí os arquivos jogados na lixeira do sistema, as cópias locais dos sites visitados (também chamado de cache do navegador), resquícios de instalações de programas, arquivos temporários do Microsoft Office, e a lista segue numerosa...

O fato é que o sistema operacional Windows é um ser que não gosta de lugares apertados. Na medida que os espaços livres do HD vão minguando, os arquivos novos começam a se espalhar pelo sistema forçando a cabeça do disco ficar se movendo de uma região a outra do disco efetivamente freando a capacidade do sistema obter altas taxas de transferência de leitura ou escrita. Este fenômeno, conhecido como fragmentação de disco, é um velho conhecido dos veteranos da informática e o Windows fornece duas ferramentas de sistema para lidar com este problema. Já mencionei uma delas que é a ferramenta de limpeza de disco, tópico deste post, a outra é a ferramenta de desfragmentação, que não descreverei hoje, mas, possivelmente, em outra ocasião.

A ferramenta de limpeza de disco tem acionamento automático pelo Windows XP sempre que o espaço livre na partição contendo o Windows cai para abaixo de 200MB, mas recomendo fortemente não deixar a situação chegar neste extremo antes de endereçar o problema. De fato, recomendo deixar no mínimo 20% do disco do sistema, geralmente a unidade C:, livre para não prejudicar o desempenho do Windows. A ferramenta de desfragmentação avisa que a operação pode levar um tempo muito acima do normal se o espaço livre for menor que 15% do disco.

Agora que concordamos que ter mais espaço livre na partição de sistema do Windows é uma boa ideia, e que a ferramenta de limpeza de disco é um dos caminhos na direção de liberar espaço "desperdiçado", preciso dizer que tenho uma imensa bronca de um recurso da ferramenta de limpeza de disco que é a possibilidade de comprimir arquivos pouco usados no disco.

A compressão de arquivos pouco usados significa compactar estes arquivos em disco de forma transparente para o usuário, ou seja, os arquivos compactados não aparentam estar compactados na listagem do Windows Explorer (exceto pela fonte de cor azul ao invés da preta), mas sempre que são utilizados, o Windows descomprime o arquivo para uma região temporária a cada leitura e comprime de volta para a localização original a cada salvamento. Tudo isso consumindo espaço em disco e processamento de CPU durante o processo. Isto sem mencionar que, em caso de falha do HD, a restauração dos dados fica bem mais difícil. Para resumir, simplesmente não gosto da ideia de compactação transparente de arquivos.

Acontece que a busca de arquivos pouco utilizados e a estimativa de espaço em disco economizado com a compactação destes arquivos é a primeira atividade da ferramenta de limpeza de disco. Diferentemente das outras atividades que tipicamente levam menos que um minuto para rodar, a busca de arquivos pouco utilizados leva diversos minutos para rodar e não existe uma forma fácil de desabilitá-la. Desabilitar a compactação de arquivos pouco utilizados pode ser a diferença entre gastar cinco ou quinze minutos sempre que queremos liberar espaço em partições Windows, portanto recomendo fortemente desabilitar este recurso.

Existem diversos sites que dão instruções de como fazê-lo, e foi consultando estas fontes que aprendi a fazê-lo, mas resolvi montar o meu próprio tutorial na esperança que ele ajude usuários menos técnicos que eu a enfrentar a tarefa de editar o registro do Windows para este fim. Segue no final deste post um link para download do tutorial. Se estas instruções funcionarem para você, peço que deixe uma mensagem contando sua experiência ao final deste post.

Link para o tutorial: Ferramenta-de-Limpeza-de-Disco.pdf

2 comments:

  1. Sergio,
    Apaguei os valores das chaves que faziam o Windows tentar compactar meus arquivos pouco utilizados antes de usar a Limpeza do Disco. Funcionou perfeitamente e diminuiu CONSIDERAVELMENTE o tempo de análise do disco. Agradeço a dica. No entanto, para mim, que sempre estou de olho nos "resíduos tóxicos" que o Windows deixa pelo HD, essa ferramente de Limpeza não adianta muito (no meu caso, liberaria apenas 64 MB - e eram, exatamente, meus dados do off-line da navegação na internet; que utilizo muito).
    Um abraço
    Flavio Aranha

    ReplyDelete
  2. Olá Flavio,

    Legal que você conseguiu implementar as instruções. Sobre a quantidade de bytes liberados com a busca, me parece que você já não tinha muita gordura para cortar mesmo... :-)

    Existem programas interessantes para descobrir onde está todo aquele espaço em disco, destes recomendo dois: windirstat e jdiskreport. Uma breve busca no Google deve mapear os links.

    Saudações,
    Sergio Sousa

    ReplyDelete