Monday, April 9, 2007

Origem Inorgânica do Petróleo?

No mundo do petróleo, existe um consenso de que o "ouro negro" é formado por uma combinação de matéria orgânica, pressão e calor, num processo de cozimento que leva milhões de anos para ocorrer, ou seja, trata-se de um combustível fóssil. Com esta visão, pode-se inferir que o estoque mundial de óleo é finito, pois o óleo que estamos consumindo hoje foi formado há milhões de anos e não podemos esperar outros milhões de anos para a geração de mais acumulações.

Acontece que, em 2005, dois pesquisadores, Jerome R. Corsi e Craig R. Smith, afirmam na obra "Black Gold Stranglehold: The Myth of Scarcity and The Politics of Oil" que o óleo é na verdade um produto inorgânico subproduto de reações químico-físicas da própria terra e que está sendo gerado continuamente pelo nosso planeta. A teoria em si não é nova, ela foi defendida anteriormente pelo cientista russo Prof. Nikolai Kudryavtsev na década de 50, que obviamente não teve sucesso em suas colocações.

O tópico é tão controverso que assume feições semelhantes às acaloradas discussões sobre o tema do aquecimento global, com defensores ferrenhos em ambas as frentes. Os autores do livro afirmam que se alguém mostrar que a ciência deles é falha, eles irão se silenciar, mas por enquanto isto não ocorreu e a polêmica permanece. Aos não iniciados no assunto, há um bom consenso que o petróleo é de fato um combustível fóssil e, portanto, finito. Já imaginou se em algumas décadas mais estudos mostrarem que estamos todos errados? Precisaríamos reescrever todos os nossos livros científicos!

Leia mais:
Forget everything you think you know about oil
'Black Gold' strikes Big Oil 'nerve'

Powered by ScribeFire.

2 comments:

  1. Caro Sergio,

    é obvio que o petroleo é de origem inorganica. O paradoxo que acontece é devido a presença de restos de bacterias que se alimentam de hidrocarbonetos, daí a confusão atual. O petróleo pode ser formado no interior da terra, a centenas de quilometros de profundidade, mas nunca a partir de detritos organicos animais ou vegetais. O petroleo contem metais como o niquel e vanadio e tambem associa helio e por vezes mercurio. Qualquer atividade biologica é incompativel com isso. Gostei de seu artigo no blog...ajudara a abrir um pouco mais as cabeças

    ReplyDelete
  2. Muito interessante seu texto. Ressalte-se que estamos no século XXI e infelizmente ainda persistem muitos paradigmas ou dogmas, como a exemplo de que o petróleo e gás natural fossem oriundos de detritos biológicos. De acordo com leis naturais como a 2a. Lei da Termodinâmica isso é impossível, portanto acreditar que existam "combustíveis fósseis" é algo de absurdo tal como os que postulam a escassez dos mesmos através do "peak oil". Isso tudo nada mais são do que mitos; não são problemas...são impossibilidades. O famigerado "aquecimento global" também se trata de outro mito.
    Sir Fred Hoyle assim como Thomas Gold foram eminentes astrofísicos, astrônomos e cosmologistas. Defenderam a origem primordial dos hidrocarbonetos naturais (petróleo, gás natural).
    "The suggestion that petroleum might have arisen from some transformation of squashed fish or biological detritus is surely the silliest notion to have been entertained by substantial numbers of persons over an extended period of time." Fred Hoyle 1982.
    ou seja:
    "A sugestão de que o petróleo poderia ter surgido de alguma transformação de peixes esmagados ou detritos biológicos é certamente a mais tola noção que tem influenciado um substancial número de pessoas durante um largo período de tempo"

    ReplyDelete