Devo estender a vida útil do Palm como organizador pessoal adquirindo um Treo 650, cujo preço está baixando dramaticamente com o lançamento de novos modelos, mas não sei por quanto tempo irei persistir "no lado Palm da Força". Arrodeios à parte, minha última invenção na direção de manter a organização via Palm, mas não depender exclusivamente dele foi a inserção dos compromissos de minha agenda no utilitário web Google Calendar. Após a decisão, é lógico que houve problemas. Segue um roteiro dos passos que fiz para resolver a questão.
- O Google Calendar só importa compromissos nos formatos CSV (valores separados por vírgula, arquivo texto comum) e iCal (formato de calendário do utilitário iCal da Apple, só roda em MacOSX). Ou seja, eu precisava converter meus dados Palm para um destes formatos.
- Consultando o fórum de ajuda do Google Calendar, descobri um utilitário chamado Palm2iPod. Este programa é na realidade um plugin para a versão Windows do Palm Desktop, a versão Desktop do software Palm OS. Este programa é para os dispositivos Palm o que o iTunes é para o iPod, ou seja, a base de dados principal.
- Baixei a versão internacional do Palm2iPod e instalei no meu micro.
- Ao abrir o Palm Desktop, dois novos ícones apareceram na barra de ferramentas, uma permitindo a configuração do drive no qual o meu iPod está e outra gatilhando a exportação dos dados. Embora eu tenha um iPod, não queria envolvê-lo no processo pro isso criei as pastas Calendars e Contacts no meu drive K: (sim, tenho uma partição K: no sistema) e depois configurei a letra de drive do meu iPod para K: no Palm Desktop.
- Depois de configurar o Palm2iPod, acionei o botão de exportação e foram criados os arquivos K:\Calendars\fromPalm.vcs e K:\Contacts\fromPalm.vcs.
- Em seguida abri o Google Calendar, cliquei na opção de menu Definições, selecionei a opção Importar agenda. Na janela que abriu, selecionei como fonte o arquivo K:\Calendars\fromPalm.vcs e mandei bala na importação.
Powered by ScribeFire.
Olá Sergio!
ReplyDeleteBom, o Ed Cooligan, CEO da Palm fez um keynote esses dias e mostrou seu comprometimento novamente com a plataforma PalmOS. Tanto que anunciou que realmente está desenvolvendo uma versão Linux compatível com o Garnet e antecessores. Não usuará o ALP e sim Garnet + PalmOSLinux próprios.
Outro fato é a Dell ter abandonado de vez os PDAs e, portanto, o Windows Mobile. Isso dá mais força para a Palm que tem estratégia múltipla com PalmOS e WM.
Abraços!
Olá Alexandre,
ReplyDeleteA sopa de letrinhas que se tornou a plataforma Palm certamente já causou grandes estragos na base de usuários e causou um mal estar para quem persistiu, como eu.
Fico contente em saber que a opção Palm tem algum comprometimento declarado pelo CEO Ed Cooligan, mas isto não me deixa mais tranq
O que será que eu fiz de errado? Exportei o Calendar do Palm e ele gerou um arquivo fromPalm.vcs. Na hora de importar no Google Agenda, deu pau. "Falha ao importar eventos: Não foi possível processar o arquivo iCal/CSV. A formatação do arquivo não está correta".
ReplyDeleteOlá Winny,
ReplyDeleteDe uns tempos para cá, nem eu estou mais conseguindo fazer com que o Google Calendar aceite importar o arquivo iCal/CSV com sucesso. Eu acho que o Google Calendar "melhorou" sua importação e quebrou a compatibilidade com o Palm2iPod. :-(
Se tiver tempo, vou tentar encontrar um "workaround" para o problema. Talvez uma nova versão do Palm2iPod?
Saudações,
Sergio Henrique
Aguardo ansiosamente!!
ReplyDelete;-)
Obrigada!!!
Sergio Henrique,
ReplyDeleteTal como você sou fã do Palm. Este problema de sincronismo que você reporta no seu blog, eu tb sofri. Meu problema era diferente pq eu queria compartilhar minha agenda do palm com outras pessoas. O caminho que encontrei naquela oportunidade me parece mais simples. Eu passei a usar o Airset (www.airset.com). Coloquei alí minha agenda e ele possui soluções nativas de sincronismo com algumas plataformas através de um pgm de sincronismo que roda no windows. Desta forma, de forma automática ele consegue sincronizar o Palm Desktop com o Airset de forma simples. Se você não conhece, vale a pena dar uma olhada.
Atualmente voltei a estaca zero, pq passei para o Palm Centro, que exige o Palm Desktop 6.n. Aí complicou. O formato da base de dados mudou e o Airset Sync não suporta ainda. Se este não for o seu caso, é uma ótima solução.
Abraços,
Ubaldo Pompeu
Olá Ubaldo,
ReplyDeleteObrigado pela dica. Para sua informação, eu agora estou trabalhando para uma empresa que adota Microsoft de cabo a rabo, incluindo Microsoft Exchange, de forma que tive que me converter para o "lado negro da força" e deixei de usar o Palm Desktop por completo. Agora faço tudo via Microsoft Outlook e mantenho sincronizado com meu Treo 680, meu iPod Touch e Google Calendar. Odeio admitir, mas a vida ficou mais fácil depois que migrei para o Outlook, mesmo que a migração tenha sido contra minha vontade.
Abração,
Sergio Henrique
Eu comprei uma Palm Centro e liguei na Palm perguntando como eu sincronizava com o Google Calendar, e a resposta foi "não sei responder". Atendimento lastimável da Palm, fui atrás e descobri este programinha. Não é gratuito, mas parece que facilita bastante e é baratinho: http://www.goosync.com/Features.aspx . Como sou totalmente desligada com tecnologias, estou decepcionada com a Palm, pois em vez de facilitar minha agenda profissional, me trouxe um probelma!
ReplyDeleteOlá Caru,
ReplyDeleteObrigado pela contribuição. Hoje me desfiz do Palm e sou o proprietário de um BlackBerry Bold. Tem várias coisas interessantes nele, mas a qualidade da sincronização não é uma delas. Acho que meu próximo smartphone será um iPhone ou algum baseado no Google Android.
Até,
Sergio Henrique