Tuesday, January 23, 2007

Linux Contra Ataca

Após o lançamento do Windows Vista pela Microsoft, que inseriu no núcleo do novo sistema operacional uma série de restrições de flexibilidade de uso ao trabalhar com conteúdo protegido por direitos autorais, observa-se uma reação importante por parte da comunidade dos desenvolvedores do Linux com a criação do The Linux Foundation (TLF). Esta fundação tem por objetivo promover o crescimento deste sistema operacional.

O TLF foi criado em 2007 pela união da Open Source Development Labs (OSDL) e do Free Standards Group (FSG) e atua nas seguintes áreas:

  • Proteção do Linux dando suporte financeiro aos principais desenvolvedores do sistema e também oferecendo suporte legal.

  • Padronização do Linux e melhoria do sistema como plataforma de desenvolvimento.

  • Oferecimento de um forum neutro para colaboração e promoção do Linux.


O que dá legitimidade para esta iniciativa é o número e a qualidade das corporações que colaboram com a iniciativa. Segue uma lista (incompleta) de membros:

  • Membros Platina - HP, IBM, Intel e Oracle.

  • Membros Ouro - AMD, Cisco, Motorola, Siemens e Sun.

  • Membros Prata - Dell, Google, Nokia e Redhat.


Segundo John C. Dvorak, colunista da revista PC Magazine, a união em torno da padronização é um importante passo na direção de diminuir a confusão causada pelo grande número de distribuições do Linux, onde as principais se revezam na liderança das preferências dos usuários. Nas palavras do colunista:
"No final das contas, ninguém gosta da crescente mão pesada da Microsoft. Em um interminável chilique paranóico, a Microsoft faz seu sistema operacional 'ligar para casa' freq

1 comment:

  1. [...] fabricantes com arquiteturas fechadas, onde as especificações são um segredo de indústria, a Linux Foundation estará criando uma infra-estrutura jurídica para que os desenvolvedores responsáveis pelo driver [...]

    ReplyDelete