O TLF foi criado em 2007 pela união da Open Source Development Labs (OSDL) e do Free Standards Group (FSG) e atua nas seguintes áreas:
- Proteção do Linux dando suporte financeiro aos principais desenvolvedores do sistema e também oferecendo suporte legal.
- Padronização do Linux e melhoria do sistema como plataforma de desenvolvimento.
- Oferecimento de um forum neutro para colaboração e promoção do Linux.
O que dá legitimidade para esta iniciativa é o número e a qualidade das corporações que colaboram com a iniciativa. Segue uma lista (incompleta) de membros:
- Membros Platina - HP, IBM, Intel e Oracle.
- Membros Ouro - AMD, Cisco, Motorola, Siemens e Sun.
- Membros Prata - Dell, Google, Nokia e Redhat.
Segundo John C. Dvorak, colunista da revista PC Magazine, a união em torno da padronização é um importante passo na direção de diminuir a confusão causada pelo grande número de distribuições do Linux, onde as principais se revezam na liderança das preferências dos usuários. Nas palavras do colunista:
"No final das contas, ninguém gosta da crescente mão pesada da Microsoft. Em um interminável chilique paranóico, a Microsoft faz seu sistema operacional 'ligar para casa' freq
[...] fabricantes com arquiteturas fechadas, onde as especificações são um segredo de indústria, a Linux Foundation estará criando uma infra-estrutura jurídica para que os desenvolvedores responsáveis pelo driver [...]
ReplyDelete