Um dos maiores shoppings de Campinas/SP é o Shopping Parque Dom Pedro. Ontem à noite eu fui lá para jantar na praça de alimentação e aconteceu algo que é muito comum nos estabelecimentos deste shopping: a falta da emissão da nota fiscal.
A situação por lá é endêmica, cada vez mais as empresas estão sonegando imposto fornecendo recibos ou apenas senhas ao consumidor, enfim, um completo descaso com a economia popular, uma Zona Franca ilegal no estado de São Paulo. A bola da vez ontem foi uma das franquias da rede de fast food "Giraffas", onde nunca antes eu tive que solicitar a nota fiscal. Desta vez, ao fazê-lo, a caixa sacou um bloco de notas e escreveu a caneta o valor da compra com uma única entrada identificada como "Refeição".
Enquanto isso, nas marginais da Rodovia Dom Pedro I, que dão acesso ao shopping, os buracos na rua só fazem crescer virando verdadeiras armadilhas para os motoristas desavisados. Na minha análise, a sonegação generalizada de impostos gera um círculo vicioso de aumento de impostos para todos nós contribuintes, que não sonegamos impostos, para compensar as perdas devidas à sonegação (e à má aplicação do dinheiro público). Com o aumento dos impostos, mais pessoas tendem a omitir a nota fiscal contribuindo para agravar o problema. E o círculo está fechado.
No comments:
Post a Comment