Onde uma pessoa comum enxerga um monte de lixo, Lior Hessel vê uma oportunidade de negócios. Ele é o CEO da empresa OrganiTech, uma empresa de Wilmington, Delaware, que produz fazendas automatizadas para hortaliças onde a luz é artificial, a forma de cultivo é hidroponia e todas, absolutamente todas as etapas de produção são robotizadas. Uma vantagem adicional do método de Hessel é que suas plantas de produção são mantidas a pressão positiva referente ao meio ambiente o que diminui consideravelmente a quantidade de insetos que consegue entrar no sistema.
Entre seus objetivos está a construção de fazendas verticais, e os referidos containers parecem ser bons blocos de construção neste sentido. Nos EUA, 85% dos alfaces produzidos vem da região da Califórnia. O custo estimado de transporte de uma cabeça de alface de 1 libra da costa oeste para a costa leste é de 50 centavos de dólar. O custo de produção de seu sistema automatizado é de cerca de 27 centavos/cabeça contra os 18 centavos/cabeça da produção tradicional. Levando em conta os custos de transporte, a criação de fazendas automatizadas próximas aos centros consumidores torna o preço final atraente.
Nas palavras de Hessel:
"A agricultura é uma indústria de muitos desperdícios atualmente. Pode ser que a única maneira de fazer uma agricultura verdadeiramente sustentável é parar de cultivar as plantas e passar a fabricá-las."
é algo a se pensar, não?
Para Saber Mais:
No Green Acres? Try Skyscrapers
No comments:
Post a Comment