Monday, October 3, 2005

O que containers e hortaliças têm em comum?

Você sabia que ao longo da rodovia interestadual 95, na região do porto de Newark, Nova Jersey nos EUA existem literalmente dezenas de milhares de containers de aço empilhados abandonados para apodrecer? Eles estão numa situação inusitada, são baratos demais para serem enviados de volta para a ??sia, mas é caro demais derretê-los. Se você for como eu, vê um grande problema ambiental nesta situação.

Onde uma pessoa comum enxerga um monte de lixo, Lior Hessel vê uma oportunidade de negócios. Ele é o CEO da empresa OrganiTech, uma empresa de Wilmington, Delaware, que produz fazendas automatizadas para hortaliças onde a luz é artificial, a forma de cultivo é hidroponia e todas, absolutamente todas as etapas de produção são robotizadas. Uma vantagem adicional do método de Hessel é que suas plantas de produção são mantidas a pressão positiva referente ao meio ambiente o que diminui consideravelmente a quantidade de insetos que consegue entrar no sistema.


Entre seus objetivos está a construção de fazendas verticais, e os referidos containers parecem ser bons blocos de construção neste sentido. Nos EUA, 85% dos alfaces produzidos vem da região da Califórnia. O custo estimado de transporte de uma cabeça de alface de 1 libra da costa oeste para a costa leste é de 50 centavos de dólar. O custo de produção de seu sistema automatizado é de cerca de 27 centavos/cabeça contra os 18 centavos/cabeça da produção tradicional. Levando em conta os custos de transporte, a criação de fazendas automatizadas próximas aos centros consumidores torna o preço final atraente.

Nas palavras de Hessel:

"A agricultura é uma indústria de muitos desperdícios atualmente. Pode ser que a única maneira de fazer uma agricultura verdadeiramente sustentável é parar de cultivar as plantas e passar a fabricá-las."


é algo a se pensar, não?

Para Saber Mais:
No Green Acres? Try Skyscrapers

No comments:

Post a Comment