Essencialmente a solução passa pelos seguintes passos:
- Fazer o donwload do conjunto de arquivos de atualização e a ferramenta de comunicação com o celular, Odin.
- Colocar o SGS em modo de download.
- Usar o Odin para atualizar o firmware do celular.
As duas maiores dificuldades que tive para fazer tudo funcionar foram que meu SGS Vivo não possui uma combinação de teclas que o coloque em modo de recuperação ou de download e que este telefone exige um conjunto gigantesco de drivers USB para serem instalados e nada vai funcionar como deveria se todos eles não estiverem bem instalados.
Para quem está com dificuldades de fazer com que o Odin reconheça o celular, recomendo ligar a depuração USB (Menu, Configurações, Desenvolvimento, Depuração de USB) e, somente então, conectar o SGS via USB no micro.
Quanto ao problema de colocar o SGS em modo de download para que o Odin, além de detectar o aparelho, consiga fazer o flash do firmware, instale o Android SDK a partir do site Android para desenvolvedores (o Java Development Kit é um pré-requisito), abra a aplicação Android SDK e instale o componente Android Platform Tools. Este procedimento irá instalar a ferramenta ADB (Android Debug Bridge) que funciona a partir de console (CMD no windows, ou um terminal para sistemas baseados em Unix). A ferramenta adb está dentro do diretório de instalação do Android SDK sob o diretório platform-tools. Os comandos de interesse são:
- adb reboot download
- Reboota o SGS colocando-o em modo de download, pronto para fazer o flash do firmware.
- adb reboot recovery
- Reboota o SGS colocando-o em modo de restauração onde arquivos update.zip localizados na raiz da memória interna podem ser instalados.
Bom, acredito que com estas dicas e o excelente conjunto de instruções do blog Apopovici, curiosos como eu possam fazer a atualização de seus celulares para o Gingerbread.
Saudações Andróides,
Sergio Sousa
Com o Gingerbread o GPS ficou 100%? Sabe se a Samsung se pronunciou sobre o bug do GPS no Galaxy S?
ReplyDeleteO GPS do SGS me parece uma causa perdida. A melhor resolução que consigo nele é de cerca de 50 metros. Realmente um dos piores aspectos do Galaxy S.
ReplyDeleteOii Sergio
ReplyDeleteTrabalho numa empresa de TELECOM, e não estava sabendo desse problema em relação ao GPS do Galaxy. Foi muito legal saber essa informação e tambem adorei seu blog.Parabens.
Bjs
Olá Maria,
ReplyDeleteAcho que não pesquisei o suficiente antes de comprar o Galaxy S. O test drive na loja foi muito bom, mas não testei o GPS por não estar ao ar livre... No final do mês estarei nos EUA e devo trazer um Nexus S para mim. Vou passar o SGS com Gingerbread adiante para quem não pretende usá-lo como navegador.
Saudações,
Sergio Henrique
olá Sérgio Henrique tenho um notícia boa O navegador N-Driver funciona perfeito com menos de 2 metros de erro a nunca cai conexão tenho fryo 2.2 no Galaxy s i9000b e com mais tempo enviarei o o link com o crack 100% funcionando atée
ReplyDeleteAmauri,
ReplyDeleteObrigado pela informação. Só peço que você não poste aqui informações sobre cracks. Acho que devemos incentivar os desenvolvedores de aplicativos de qualidade pagando por eles e por isso não permito este tipo de informação no blog, OK?
Saudações,
Sergio Henrique
Desculpa ok ,só queria ajudar ...estou com um galaxy s 9000b de um cliente meu e deu brick funciona o Downloading más não reconhece Odin lembrando que tenho os drivers INSTALADO tem alguma ideia?
ReplyDeleteResolvido!!! galaxy s brasileiro só reconhece Odin 3=1.30 forte abraço !
ReplyDeleteSenhores,
ReplyDeleteEste tutorial leva a crer que estamos falando do celular Galaxy S, mas os print-screen mostram o Odin trabalhando com o Galaxy Tab.
Alguém aí tem o Gingerbread funcionando no celular Galaxy S ?
Uma boa iniciativa, mas essa dúvida me impede de seguir em frente e deixar o Odin gravar no meu cel.
Abraço,
Ok,
ReplyDeleteCriei coragem e instalei, funcionou.
A versão que diz ser Gingerbread, tem cara de gingerbread, mas no "About" do telefone diz que é froyo.
Olá Tiao,
ReplyDeleteComo me parece claro, eu mesmo fiz a instalação e postei as instruções que segui para chegar lá.
Saudações,
Sergio Henrique
Tiao,
ReplyDeleteVocê tem razão, o sistema informa que o build é o Froyo (Android 2.2). Duas coisas podem estar acontecendo: ou o build é baseado mesmo no Froyo e teve partes do Gingerbread incorporadas, ou o release foi baseado no Gingerbread e o registro foi manipulado para Froyo para que, quando a atualização Gingerbread sair para o Galaxy S, para que ela possa ser instalada via Samsung Kies.
Saudações,
Sergio Henrique
Valeu Sérgio,
ReplyDeleteObrigado pelo post, meu SGS é outro, mudar de 2.1 para 2.2 faz uma diferença incrível, principalmente com esse build personalizado com cara de Gingerbread.
Valeu mesmo, recomendo a todos.
Abraço,
achei que o telefone ficou mais lento..o touchscreen parece pior...
ReplyDeletevou testar por mais alguns dias, se continuar assim vou voltar pro froyo...
alguem achou isso tb?
Caros, como o gingerbread ainda não tem versão brasileira oficial, esta atualização faz com que o SGS perca a função de TV digital ?
ReplyDeleteA TV digital ainda funciona, mas o aplicativo Layar não está neste release...
ReplyDeleteSergio
ReplyDeleteAinda estou com a versao 2.1 e quero atualiza-la. Quando entro no kies, ele me informa que ja existem as outras. Se tento atualizar, aparece a mensagem que deverei fazer duas atualizacoes seguidas, de eclair para froyo, e froyo pra gingerbread. O problema eh que apos eu dar ok, ha uma transf. de dados rapida e depois a barra de atualizacao nunca sai do lugar. O galaxy s fica com aquela tela com o robo com uma pa, dizendo que esta atualizando, mas horas e horas e nada.
Meu galaxy s eu comprei nos eua, desbloqueado. Eh o I9000TUBJG7, kernel 2.6.29, compilacao ECLAIR.UBJG5, versao de firmware 2.1-update1.
Vc teria alguma dica para me ajudar... grato.
Comprei o Galaxy S e baixei o Kies no site da Samsung.
ReplyDeleteAcabei de atualizar e ficou perfeito=2.3.3.
Fácil e rápido.
Beleza Marcus, levou só 6 meses para a Samsung disponibilizar o Gingerbread no Kies. Se você reparar bem, este post foi escrito em fevereiro. Obrigado pela informação.
ReplyDelete