- Balbúcios Inúteis (Pointless Babble): 40.5%
- Conversações (Conversational): 37.5%
- Informações com algum valor (Pass Along Value): 8.7%
- Promoção pessoal (self-promotion): 5.85%
- Spam: 3.75%
Para um serviço criado em torno da pergunta "O que você está fazendo?" (What are you doing?), muito me admira que a primeira categoria não dominasse ainda mais o placar.
Para mim, parece que a Pear Analytics está mais interessada em auto-promoção do que conhecer as tendências do Twitter, haja vista o nome escolhido para a categoria mais comum: Pointless Babble.
Isto sem mencionar que o balbúcio inútil para o pesquisador pode ser bem importante para mim. Por exemplo, se um amigo de longa data diz que chegou ao Rio de Janeiro, esta informação é extremamente útil pois posso tentar agendar um almoço ou jantar com o colega... Outro exemplo, se eu digito algo como #forasarney no meu Twitter, não é esta mensagem individual que tem valor, mas quantos por aí estão abraçando a mesma causa, não é mesmo? Enfim, mais uma pesquisa que não traz informação útil. Acho que vou classificar como balbúcio inútil... :-)
Muito bom Sergio!
ReplyDeleteé interessante que esse tipo de pesquisa não tem a preocupação de analisar os resultados e objetivos para o qual a ferramenta foi desenvolvida; é a crítica pelo simples "prazer" de criticar.
Ignorância (aqui no bom sentido da palavra) é problemático para grupos que estudam tendências na Internet. Antes que um grupo ou empresa se enverede nesse tipo de pesquisa deve-se perguntar se os objetivos para o qual uma solução foi criada estão sendo atendidos, e o que mais os usuários estão conseguindo fazer com ela estendendo seu conceito.
Parabéns pelo post!