No passado, sempre recomendei que meus clientes e amigos comprassem as versões "de caixinha" do sistema operacional Windows (hoje chamadas de Full Packaged Product ou FPP) pela flexibilidade na hora de trocar de máquina. Até a versão XP, quem comprava micros com o Windows pré-instalado - estou falando das versões OEM, não das versões piratas que muitas empresas vendem - tinha a licença do sistema atrelada ao gabinete do micro. Se a etiqueta da licença não estivesse colada no gabinete, ela era inválida. Já com a versão FPP, era possível transportar a licença do micro velho para o novo quantas vezes fosse necessário. O custo da versão FPP era pouco mais que o dobro da versão OEM, definitivamente um bom investimento pela flexibilidade adicional dada.
Agora, com o Windows Vista, a Microsoft mudou os termos da licença de uso do Windows. A versão OEM continua com a imobilidade de micros, mas a versão de caixa (não sei o nome que a licença terá quando chegar ao mercado) permitirá apenas uma troca de micro, ou seja, se o preço da versão de caixa for mais que o dobro da versão OEM, não vale a pena o investimento. Fiquei chateado com esta mudança, mas de forma alguma surpreso. é o tipo de atitude que eu esperaria da Microsoft. O resultado disso tudo é que não devo mudar do Windows XP tão cedo.
Com relação às versões piratas do sistema, está ficando cada vez mais incoveniente para o usuário comum ter uma, mas duvido que a Microsoft consiga fechar de vez esta porta, pois a criatividade dos hackers parece ser ilimitada. Vou ficar atento, mas acho que minha recomendação vai passar a ser comprar as versões OEM do Windows Vista a partir de quando elas forem lançadas...
Outra possibilidade que acabo de vislumbrar é adquirir um Apple, sim aquela criadora do Macintosh e do iPod, no futuro e usar minha licença atual do Windows XP para rodar programas que não tenham paralelo no mundo da maçã através do sistema Boot Camp de boot dual do MacOS X e do Windows nos novos micros da Apple que usam processador Intel.
Leia Mais:
Week in Review: Windows Vista Furor
Microsoft limits Vista Transfers
Find License Terms for Software Licensed from Microsoft
Existe uma novidade nesta notícia. Após muita repercursão na mídia e também nos Blogs sobre a mudança da licença, a Microsoft resolveu voltar atrás e fazer a versão FPP do Windows Vista ter essencialmente a mesma licença da versão FPP do XP.
ReplyDeleteLeia mais em:
Microsoft backtracks on Vista transfer limits
[...] é leitura obrigatória. No caso do meu cunhado, o micro dele é um notebook com Windows OEM (veja este post sobre uma explicação do termo OEM) que veio, não com uma mídia de instalação do Windows, mas [...]
ReplyDelete