Tuesday, February 14, 2006

Virtua figura como Bad ISP no Azureus Wiki

Depois de muita celeuma e especulação, surge mais um indício que o Virtua está mesmo penalizando o tráfego da rede BitTorrent (BT). Este indício é a presença do provedor de banda larga na lista dos Bad ISPs (provedores ruins ou maus) do cliente BT Azureus. O motivo? Ele está com um sim na coluna "limits BitTorrent bandwidth" (limita a largura de banda do BitTorrent). Eu pude comprovar essa limitação pessoalmente desde que migrei em dezembro de 2005 para o novo serviço MegaFlash deste provedor.

A nova versão do Azureus (versão 2.4.0.0) traz entre as novidades a possibilidade de criptografar os pacotes da transmissão. Esta é um forma de confundir muitos dos controles normalmente aplicados para controlar a largura de banda do tráfego BT em particular e do P2P em geral. Infelizmente existem outras formas de identificar este tráfego além do cabeçalho. Testei hoje o recurso de criptografar pacotes na rede Virtua e este protocolo não conseguiu resultados melhores que os já obtidos com outros clientes como o BitComet e o ?Torrent, que deram suporte à criptografia antes de o Azureus fazê-lo. Segue um resumo da minha experiência com cabeçalhos criptografados (BitComet) e protocolos criptografados (?Torrent e Azureus):
  • A criptografia, qualquer que seja ela, tem o incoveniente de só funcionar se ambos os lados, ou melhor, o cliente BT de ambos os lados suportarem este recurso. Por enquanto poucos clientes suportam, e destes apenas 2 (?Torrent e Azureus) conversam entre si.
  • Enquanto uma padronização não existir, o benefício de escapar dos filtros é mascarado pela presença de poucas fontes com as quais uma conexão criptografada pode ser estabelecida.
  • Arquivos BT com um grande número de fontes (1000 ou mais) conseguem taxas de download em minha conexão de 2 Mbps (Virtua MegaFlash) de aproximadamente 100 kB/s (0.8 Mbps), isto com a criptografia ativada.
Por hora, se você usa BT, possui um serviço de banda larga e pretende migrar para o Virtua MegaFlash dado o preço desta nova conexão, não faça a transição. Fique com seu provedor atual até que a criptografia no BT amadureça ou que o Virtua faça o que é certo e remova as restrições. Tenho certeza que todos os atuais clientes contrataram a largura de banda sem saber que alguns serviços seriam seriamente comprometidos para evitar investimentos em infra-estrutura.

2 comments:

  1. Caro amigo
    Acabei de baixar a versao Vuze do Azureus.
    Pensei que poderia encontrar filmes raros na internet e baixá-los para o meu PC.
    Ou mesmo baixar filmes que estão em cartaz atualmente nos nossos cinemas.
    Porém, nada disso deu certo..
    Se uso a ferramenta search e peço qquer coisa conhecida ele diz que não há nada com esse nome disponível.
    Será que essa versão não permite o acesso a esses filmes? seria uma versão politicamente correta e comportada, ou eu ainda não saquei o que fazer.
    se ouder me ajudar, ficarei bem agardecido.
    Um abraço.
    Roberto Mazie

    ReplyDelete
  2. Caro Roberto,
    O bittorrent não possui ferramenta de busca integrada, você precisa sempre recorrer ao navegador e sites de indexação de torrents. Não recomendo que ninguém ignore os direitos autorais das produtoras de filmes, mas dizem as más línguas que os corsários da internet gostam de pegar torrents de filmes no site http://www.mininova.org e as legendas em sites como o http://opensubtitles.org.
    Se quiser entender mais sobre o funcionamento do bittorrent, você pode acessar o meu artigo sobre bittorrent. Ele está meio velhinho, com links quebrados, mas ajuda a entender como funciona a coisa toda.
    Saudações,
    Sergio Henrique

    ReplyDelete